Menu Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Especialização Online/Live 12ª Edição
close

Docentes dos Seminários

BAPTISTA DA COSTA, PROF.
Doutor em Gestão de Empresas (summa cum laude) pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004 e do Programa Polis com intervenções urbanísticas e ambientais.
Foi administrador dos Transportes Urbanos de Braga, a primeira cidade portuguesa a fazer a opção pelo BRT e autocarros elétricos.
É membro do Comité Estratégico da Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco e Professor Universitário.

João Mortágua

JOÃO MORTÁGUA, ENG.
Bacharelato em Eng. Informática. Larga experiência em retalho, com mais de 20 anos de experiência acumulada em funções de retalho. De vendedor a gestor de categoria na Sonae MC, com experiência em lançamento de novas unidades de negócio (Centros de lavagem Auto na Sonae) e gestão de empresas. Experiencia em consultoria em apoio a internacionalização e em direcção comercial.
Experiência mais recente em planeamento e orquestração operacional dentro de e-commerce na Farfetch.

José Manuel Carvalho Vieira

JOSÉ MANUEL CARVALHO VIEIRA, ENG.
Mestre em Economia Europeia, PhD em Gestão de Marketing e Inovação), Pós-D. em Negócios e Economia na Univ. Pompeu Fabra, Barcelona. Executive Program “Driving Strategic Innovation” na IMD&M.I.T (Sloan Management School). José Manuel Carvalho Vieira possui experiência em projetos europeus como: PREMIO – Promotion of Entrepreneurship and Innovation Project (Scientific Contents Production); EMIC – European Marketing and Innovation Centers Coordinator e ainda no Ensino Superior como: (Bach; Master; MBA; PhD): Estudos Europeus, Marketing INternacional, Marketing Research, Marketing de Serviços, Gestão da INovação e EMpreendedorismo. Tendo desenvolvido carreira professional e consultadoria como: Pesquisa e Análise de Consumidores, Branding, Desenvolvimento de novos produtos e serviços, comércio internacional, Marketing Vinhos, Marketing Digital, Happy Cities & Place Making (Portugal; Augusto Mateus Ass.s & Sigma Group; CEGEA – UCP; Espaço Atlantico, SA; CTIMM - Wood Furniture Industry Tech). Dotado de outras skills tais como: Data Scientist, Marketing digital, Design Thinking, Epistemologia da Ciência

LUÍS PIMENTA, ENG.
Licenciatura em Eng. Mecânica (UC) e Pós graduação em Gestão Industrial (UP).
Auditor certificado ISO 9001; ISO 14001; OHSAS 18001.
Exerceu funções de Direção de Qualidade e Industrial.
Consultor, formador e auditor de acordo com vários referenciais normativos.

LURDES VIANA, DRA.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca

MARIA JOÃO MORTÁGUA, ENG.
Pós graduada em Gestão de Empresas pelo ISMAI, no CENERTEC em Gestão de Operações e Serviços Industriais e licenciada em Engenharia de Instrumentação e Metrologia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, com desenvolvimento de projeto na área de instrumentação (Controlo PID), na Gävle Univerty – Suécia.
Conta já com mais de 9 anos de experiência profissional na área, sendo que atualmente desempenha funções na Leica Portugal como Gestora da Qualidade de Industrial Business. Com experiência na indústria aeronáutica, como responsável pela qualidade do programa A320Neo, na Caetano Aeronautic – Grupo Salvador Caetano – também em Melhoria Contínua, Gestão de RMMs, Auditorias ISO e NADCAP, tendo criado e desenvolvido o laboratório de Metrologia e Qualidade.

NELSON SILVEIRA, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho, iniciou aí seu percurso profissional na área da Investigação de processos de fundição com recurso á prototipagem rápida. Passou da Investigação para a Indústria e rapidamente encontrou na metalúrgica e metalomecânica pesada um caminho de sucesso. Trabalhou em várias empresas do sector, onde desempenhou vários cargos, nomeadamente direção de produção, responsável de pós venda, supervisor de manutenção/reparação, design engineer e gestor de projetos. Paralelamente formador e consultor de várias organizações, como centros de formação e associações comerciais e industriais. Atualmente além da gestão de projetos e a gestão de produtos centra a sua colaboração na Indústria principalmente nos domínios do PLM (Product Lifecycle Management) e LPPD (Lean Product and Process Development).

PEDRO ROMPANTE, ENG.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros).
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros).
Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses).
Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial).
Formador certificado pelo IEFP.
Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos.
Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior
Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC.
Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC.
Consultor Independente de Manutenção.
Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais.
Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI.
Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão;
Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil.
Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial:
- Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril;
- Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada;
- Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção;
- Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção;
- Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção;
- Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência;
- Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção;
- Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment.
Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações:
- Seleção, formação e orientação de equipas de operadores;
- Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas;
- Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento;
- Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental;
- Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados;
- Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.

VICTOR SÁ CARNEIRO, ENG.
Engenheiro Electrotécnico. Curso Avançado em Gestão – CEDEP – INSEAD, Curso Avançado em Gestão – CIFAG, Mestre e Doutor em Gestão. Como Gestor Profissional tem uma experiência de 30 anos e mais de 10 anos como Consultor Internacional e Formador. Especialista em Assessoria, Gestão e Profissionalização de Empresas, Recuperação e Reestruturação de Empresas, Criação de Empresas e Revitalização de Empresas existentes, Marketing, Técnicas Vendas e de Negociação, Atendimento, Empreendedorismo e Inovação, Estratégias Empresariais e Internacionalização. Foi Director Comercial EFACEC - Maquinas Hidráulicas; Director Geral Rabor – Grupo EFACEC; Director Geral EFACEC – Motores Eléctricos; Director Geral Acta-Isolux (Ex. Banco Santander); Director Geral Oficina da Inovação – BIC Minho; Presidente da Associação BIC’s Portugueses; Vice Presidente dos BIC’s Europeus -EBN; Professor Ensino Superior (Gestão Empresas, Marketing, Empreendedorismo, Liderança e Inovação, Internacionalização, Recuperação e Revitalização de Empresas, Estratégias Empresariais); Presidente da PTBAN – Associação Business Angels Network Portugal.
Gerente Maxrentatur, Lda., Sócio Fundador – Vitália Saúde Consulting, Lda.

Deseja saber mais informação sobre esta Especialização?

Política de Privacidade