Menu Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Especialização Online/Live 12ª Edição
close

Docentes

CARLA NEIVA, ENG.
Licenciada em Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e MBA Executivo pela Porto Business School. Diversas formações em Logística, Lean Management na Universidade de Aveiro, Cenertec, Instituto de Empresa Business School em Madrid, Circle Business Consulting em Düsseldorf.
Desenvolveu as suas competências em operações, em empresas de referência no seu respetivo sector de atuação. Experiência em empresas nacionais e multinacionais, com sucesso comprovado na apresentação de soluções economicamente viáveis, aumentando a eficiência operacional, com foco na melhoria de processos, lean management, redução de custos e de melhoria do serviço ao cliente.
Com 20 anos de experiência profissional, desempenhou diversas funções na área de logística na empresa multinacional alemã Bosch Termo tecnologia em Aveiro. Foi responsável de Logística na Sunviauto, empresa do ramo automóvel em Gaia. Foi responsável pelo Departamento de Aprovisionamento na Grohe, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil, Atualmente, é responsável pelo departamento de Supply Chain da Aspöck, multinacional Austríaca especializada em produção e comercialização de faróis para o ramo automóvel.
Paralelamente, desenvolveu vários projetos na área do Supply Chain, visando a otimização e uniformização de processo, incluído a implementação do SAP, armazéns de outsourcing, modelo de planeamento, Kanban e VMI.

CARLA SILVA, ENG.
Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, é Consultora e formadora nas áreas de Ambiente, SST e Qualidade. Possui  20 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, produtos químicos, colas e revestimentos, alimentar, tratamentos de águas e águas residuais e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão de acordo com as normas de referência ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente) , ISO 45001 (SST) e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) - Cadeia da Responsabilidade; obtenção do Licenciamento Ambiental; realização de diagnósticos da conformidade legal (ambiental e SST) e elaboração de fichas de dados de segurança de acordo com as exigências do REACH e CLP. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros - Colégio de Ambiente.

EDUARDO MARTINS, ENG.
Director da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.
É docente no ISEP no mestrado em Engenharia Industrial.
É docente na pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG.
Consultor e Formador desde 1994, possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

HENRIQUE BARROS, ENG.
Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha) , CES em Gestão de Energia , Auditor Energético , Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA , Cinfu ,AEP,IDT . São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.

JOÃO LEIGO, DR.
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 - Environmental Management Systems; ISO 9001 - Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).

JORGE OLIVEIRA, ENG.
Consultor, Coach, Docente e Formador: para que as pessoas e as organizações sejam cada vez mais eficientes. Prática e estudo de gestão, desde 1979, em empresas industriais e de serviços. Exercício de funções de administração e de direcção. Elaboração de Planos de Negócio e apoio na criação de pequenas e médias empresas. Ensino e formação de gestão, desde 1995, em universidades, institutos e empresas: gestão global e gestão industrial; gestão de si e dos outros. Orientação de 144 projectos de fim de curso de engenharia e gestão industrial e de engenharia, realizados em empresas. Certified Professional Coach, desde 2010: business e team coaching. Licenciado em Engenharia Mecânica. Doutorando em Administração de Empresas. Formação complementar em alta direcção e direcção de empresas. Leitmotif: Resultados passados não garantem resultados futuros – A construção do sucesso recomeça todos os dias. - Gestor, Consultor, Coach, Docente, Formador e Mentor: para que as pessoas e as organizações sejam cada vez mais eficientes.
- Prática e estudo de gestão, desde 1979. Funções de administração e direcção em empresas industriais e de serviços.
- Docente e formador de gestão, desde 1995. Em universidades, institutos e empresas: gestão global; gestão industrial; gestão de projectos; gestão de si e dos outros.
- Certified Professional Coach, desde 2010. Business e team coaching; apoio a gestores em processos de reestruturação e melhoria.
- Licenciado em Engenharia Mecânica.
- Formação complementar em alta direcção e direcção de empresas.
Leitmotif: Resultados passados não garantem resultados futuros: A construção do sucesso recomeça todos os dias.

LUCINDA SANTOS, DRA.
Formadora, consultora, técnica oficial de contas e revisora oficial de contas. Possui experiência como formadora desde 2001 em áreas como contabilidade e fiscalidade, sistema de custeio, controlo de gestão, gestão financeira, balanced score card , plano de negócios e empreendedorismo. Consultora desde 2004 em empresas de diversos setores (industria têxtil e vestuário, industria metalomecânica, industria de madeiras, industria de panificação, hotelaria e restauração, comércio, gestão de resíduos, serviços de transitários, tecnologias e sistemas de informação, entre outros). Coordenadora, consultora e formadora em programas de formação PME desde 2002. Consultora Nacional de Benchmarking desde 2009. Técnica Oficial de Contas desde 1998 e Revisora Oficial de Contas desde 2014.
Possui Curso Técnico de Gestão Industrial Nível III (1995), Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto (1998) e pós-graduada em Finanças Empresariais pela Faculdade de Economia do Porto (2000). No âmbito da profissionalização para Revisora Oficial de Contas realizou o curso integral de preparação para o acesso à profissão na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Luis Braga

LUIS BRAGA, ENG.
Mestre em Engenharia Mecânica (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Licenciado em Engenharia Química (ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto), Diretor de Energia, Projeto e Melhoria Contínua RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A., Gerente da empresa de Cogeração RAR-Cogeração, sendo responsável pela operação da central de cogeração e pela gestão energética da refinaria, desde o abastecimento, gestão de utilização e utilização final. Responsável pelas Auditorias Energéticas e Planos de Racionalização de Energia, assim como por novos investimentos de diversas especialidades. Reconhecido pela DGEG como auditor energético: Indústria SGCIE, Frotas, Instalações de Cogeração, CMVP – Certified Measurement and Verification Professional. Formador de dezenas de ações de formação no âmbito da utilização racional de energia e das centrais de cogeração e caldeiras em Portugal e no estrangeiro. Autor de vários artigos relacionados com energia. Foi Coordenador Técnico da Pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Ramo Indústria) no ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Norte), tendo a seu cargo vários módulos. Auditor energético independente com auditorias energéticas realizadas em vários setores de atividade industrial e dos transportes e da cogeração. Negociação de aquisição de energia elétrica e combustíveis. Projetista de diversas instalações industriais de processo e de utilidades, automatizações, instalações de handling e embalagem de produto acabado, e sistemas de gestão de energia.

Luis Conde Santos

LUIS CONDE SANTOS, ENG.
Fundador e Diretor Técnico da empresa dBwave.i – Acoustic Engineering, SA, empresa do grupo ISQ especializada em engenharia de acústica e vibrações, com atuação internacional e experiência nos mais variados setores, com destaque para os da Indústria, Energia, Transportes e Infraestruturas, Aeronáutica e Aeroespacial e Administração Pública.
Licenciado em Engenharia Electrotécnica (IST,1985), Mestrado (MSc.) em Sound and Vibration Studies (ISVR – Univ. Southampton, 1989), Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Industrial (ISCTE), Master em Comércio Internacional e Marketing (Eudem), International Executive Mini-MBA (Eudem).
Membro Especialista em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros, formador certificado, membro das Sociedades Portuguesa e Brasileira de Acústica e de outras organizações nacionais e internacionais nos domínios da Acústica e do Ambiente.
Experiência profissional de 30 anos em engenharia acústica e controlo de ruído, abrangendo áreas que vão da acústica de salas ao controlo de ruído industrial, dos ensaios laboratoriais à modelação e mapas de ruído, do desenvolvimento de produtos à realização de obras de insonorização industrial, tendo fundado e dirigido diversas empresas ligadas a esta área em Portugal (Absorsor, dBLab) e no estrangeiro (dBLab España, Q3A-Brasil, entre outras).
Foi docente de Acústica no IST, na Univ. Católica Portuguesa e em cursos de pós-graduação de gestão ambiental e SHST no Instituto de Ciências da Saúde Egas Moniz, continuando ligado à área da formação através de cursos ministrados pelas mais diversas organizações.

LURDES VIANA, DRA.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca

MICHEL DOMINGUES, ENG.
Michel Domingues é Diretor Geral da fábrica da Renault Cacia, dedicada à produção de caixas de velocidades e componentes mecânicos. É diplomado em gestão, Pós Graduado em Gestão industrial no Institut Superieur de Logistique Industrielle (ISLI - Kedge School) em Bordéus, obteve um Executive MBA da EGP/PBS do Porto e é formador em Lean Management.
Trabalhou como consultor na Europa na Gopal International, principalmente no ramo automóvel, e acabou por criar e liderar a empresa em Portugal, onde implementou em várias fábricas as metodologias Lean. Após desenhar toda a Supply Chain da nova fábrica de soldadura de estruturas metálicas na Sunviauto, tornou-se Diretor de Operações da fábrica de montagem de assentos. Escolhido para liderar uma nova UAP (Unidade Autónoma de Produção) na Faurecia, após 5 anos, foi nomeado FES Senior Specialist para implementar as metodologias de melhoria da organização nas fábricas da Divisão Acessórios de Europa do Sul. Em Vila Real, na Kathrein Automotive Portugal, multinacional líder mundial da produção de antenas, foi Diretor Geral de uma equipa multidisciplinar com cerca de 250 colaboradores e introduziu duas novas linhas de SMD, inserção de componentes eletrónicos, para gerir toda a cadeia da produção de antenas, desde os fornecedores dos componentes à entrega das antenas para o cliente final. Foi ainda Diretor da fábrica portuguesa do grupo Grandvision, multinacional dedicada à produção de óculos. Esteve a liderar o arranque das novas instalações em Portugal na implementação de um processo inovador do corte das lentes à entrega do óculo acabado no cliente final, em cerca de 1800 lojas em Portugal, Espanha, França, Italia, Suécia e Dinamarca.
Com uma carreira de cerca de 22 anos partilhada entre a consultoria e funções de liderança empresarial, possui vasta experiência no ramo automóvel, na gestão de equipas, na organização industrial e na implementação das metodologias de Lean Management nos serviços e na Indústria.

Mónica Quinta

MÓNICA QUINTA, ENG.
Licenciada em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pósgraduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica Portuguesa, com curso avançado em Gestão de Empresas Familiares pela Porto Business School e em La Nueva Agenda para Lideres Empresariales pelo ie - instituto empresa, em Madrid. Possui um MBA Executivo pela Porto Business School.
Tem mais de 26 anos de experiência profissional: 15 anos na indústria transformadora e no retalho, em funções de gestão da produção e gestão de pessoas; tem dedicado os últimos 11 anos a trabalhos especializados de consultoria, formação e gestão de projetos nas áreas do desenvolvimento de pessoas (a sua paixão!), gestão, organização e processos.
É co-autora de publicações sobre o tema da Sucessão Empresarial em Portugal, nomeadamente em PME de base familiar.
Desde 2015 é Business Partner da B.PLY e desde 2018 colabora com o INEGI como consultora sénior em projetos relacionados com estudos organizacionais na área das Pessoas.

NUNO FRANÇA, ENG.
Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos, e focus na melhoria de processos e nível de serviço. EMBA pela PBS (2009). Diretor de logística da Revigrés (2007- atualidade). Diretor de Logística e responsável pelo arranque do negócio Logística em Portugal da empresa Willi Betz (2003-2007). Responsável de logística e serviço ao cliente na Bosch Termotecnologia (2000-2003). Responsável de logística na Vista Alegre (1998-2000). Formador de vários módulos de logística e supply chain, participação na atualização e adaptação dos manuais de apoio na APLOG.

PEDRO ROMPANTE, ENG.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros).
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros).
Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses).
Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial).
Formador certificado pelo IEFP.
Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos.
Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior
Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC.
Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC.
Consultor Independente de Manutenção.
Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais.
Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI.
Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão;
Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil.
Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial:
- Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril;
- Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada;
- Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção;
- Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção;
- Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção;
- Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência;
- Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção;
- Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment.
Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações:
- Seleção, formação e orientação de equipas de operadores;
- Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas;
- Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento;
- Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental;
- Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados;
- Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.

PEDRO SOUSA, ENG.
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial (pré-Bolonha). Ampla experiência em melhoria contínua, angariada desde o início da carreira na indústria de componentes para automóveis. Six Sigma Black Belt, pela Six Sigma Academy; liderou vários projetos de implementação da metodologia na Lear Corporation, com um volume de poupanças superior a € 300.000. Desde 2010, é líder de melhoria contínua na fábrica BoF da IKEA Industry em Paços de Ferreira. Em 2015, a fábrica BoF, através de avaliação realizada pela casa-mãe (Lean Assessment), posicionou-se no 1º lugar na implementação de práticas Lean no Grupo IKEA Industry, para um total de 44 fábricas. Em 2017, a fábrica BoF volta a ver reconhecido o seu trabalho na criação de cultura Lean, posicionando-se novamente no 1º lugar no Grupo IKEA Industry, para um total de 41 fábricas. É conduzido por uma paixão pela melhoria contínua e por compartilhar o conhecimento e a experiência angariados ao longo do seu percurso profissional. Palestrante em eventos subordinados às temáticas da melhoria contínua. Formador certificado pelo IEFP.

Deseja saber mais informação sobre esta Especialização?

Política de Privacidade