Conformidade Legal e Normativa em Equipamentos e Sistemas Industriais Programas Avançado Online/Live - 1ª Edição

Docentes Saber Mais

Docente Angelina Teixeira, Dra

Angelina Teixeira, Dra


  Formadora em Direito acreditada pelo IEFP, desde 2010. Exerce advocacia desde 2014, é sócia-administradora da Angelina Teixeira e Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL. Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD). Mestre em Direito Administrativo, pós-graduada e detentora de diversos Cursos de Especialização, sendo igualmente investigadora.  

Docente Bernardino Gomes, Eng.

Bernardino Gomes, Eng.


É licenciado em Engª Mecânica, com vasta experiência no licenciamento de equipamentos sob pressão e cisternas para o transporte de matérias perigosas. Membro das comissões técnicas de equipamentos sob pressão, garrafas e de cisternas, e Vice-Presidente da comissão nacional para o transporte de matérias perigosas. Integrou vários grupos de trabalho responsáveis pela criação e alteração da atual regulamentação aplicável aos ESP e cisternas. Foi auditor técnico do IPQ e IPAC na área de recipientes sob pressão e cisternas, e é formador (com CAP) nessas áreas. Foi durante vários anos, representante Português na reunião comum RID-ADR-ADN das Nações Unidas. Foi coordenador do licenciamento de ESP a nível nacional, e o acompanhamento de diversas diretivas europeias tais como PED, SPVD, EPI, aparelhos a gás e baixa tensão.

Docente Carla Silva, Eng.

Carla Silva, Eng.


Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, é Consultora e formadora nas áreas de Ambiente, SST e Qualidade. Possui  20 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, produtos químicos, colas e revestimentos, alimentar, tratamentos de águas e águas residuais e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão de acordo com as normas de referência ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente) , ISO 45001 (SST) e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) – Cadeia da Responsabilidade; obtenção do Licenciamento Ambiental; realização de diagnósticos da conformidade legal (ambiental e SST) e elaboração de fichas de dados de segurança de acordo com as exigências do REACH e CLP. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Ambiente.

Docente Filipe Covas, Eng.

Filipe Covas, Eng.


Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de computadores, ramo de energia com especialização em instalações elétricas pela FEUP Responsável Técnico da empresa Nortaluga pertencente ao Grupo Pinto & Cruz, desde 2017 Responsável pelo Alvará da empresa Nortaluga Projetista de instalações elétricas do tipo A e B Projetista ITED (Instalações de Telecomunicações em Edifícios) Técnico Responsável no ensaio e caracterização de grupos geradores como: – Grupos Geradores Auxiliares Barragem Hidroelétrica de Castelo de Bode – Navios Patrulha – Marinha – Navios Mystic Cruises – Geração Térmica Móvel EDP – IKEA Técnico Responsável na produção de grandes eventos a nível nacional como: – NOS Primavera Sound – Vodafone Paredes de Coura – MEO Sudoeste – Super Bock Super Rock – Red Bull Air Race – NeoPop

Docente Margarida Valente, Dra.

Margarida Valente, Dra.


Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella,  bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.

Docente Paulo Monteiro, Eng.

Paulo Monteiro, Eng.


Desenvolve a sua atividade profissional como Consultor e Formador nas Áreas de Engenharia Eletrotécnica e formação/ensino profissional, possuindo uma vasta experiência formativa em diversos domínios do conhecimento, destacando-se na área de Eletricidade / Energia e para isso conta com mais de 23 anos de formação profissional. Desenvolve a sua atividade profissional de Consultor e Formador, reconhecido pela DGEG desde 1994 e pela ANACOM na área das Telecomunicações desde o ano de 2002. O seu profissionalismo na vertente na área da energia é reconhecido pelas inúmeras ações de formação bem como formador / validador em centros qualifica nas saídas profissionais de eletricidade e energia e técnicos de eletrotecnia. Na área de telecomunicações, ITED/ITUR é reconhecido por um número variado de Entidades e Técnicos na área. Desde 2003, ministra ações de formação de caráter técnico na vertente ITED habilitante com a entrada em vigor do Decreto-Lei 123/2009. As atualizações ITED/ITUR ocuparam grande parte das suas formações, tendo preparado para o mercado de trabalho só nos anos 2010 e 2011 cerca de 900 formandos não licenciados e mais de 200 licenciados. Este percurso formativo de atualização e habilitante mantém-se até ao momento, sempre com o mesmo empenho e motivação em esclarecer todos os técnicos e profissionais de acordo com os manuais técnicos e enquadramento legal em vigor, a par duma preocupação constante em apresentar soluções imediatas e disponíveis para os casos práticos. Artigos técnicos sobre ITED e ITUR na revista técnica “o eletricista” (edição publindústria), da qual é membro do conselho editorial. Membro das comissões técnicas Anacom CTE 209 e 215. Consultor desde julho 2013, até dezembro 2019 no departamento de manutenção do Casino Povoa. De 2015 até à data desempenha as funções de consultor e apoio ao desenvolvimento de produtos na área das telecomunicações na marca TEV.

Docente Pedro Rompante, Eng.

Pedro Rompante, Eng.


Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros). Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros). Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses). Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial). Formador certificado pelo IEFP. Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos. Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC. Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC. Consultor Independente de Manutenção. Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais. Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI. Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão; Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil. Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial: – Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril; – Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada; – Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção; – Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção; – Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção; – Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência; – Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção; – Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment. Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações: – Seleção, formação e orientação de equipas de operadores; – Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas; – Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento; – Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental; – Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados; – Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.

Docente Rui Ribeiro, Eng.

Rui Ribeiro, Eng.


Licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Politécnico do Porto; Pós-Graduado em Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) pelo Politécnico do Porto;Projetista de 2ª, 3ª e 4ª categoria de risco de incêndio acreditado pelo Autoridade Nacional de Proteção Civil; Membro efetivo da Ordem do Engenheiros Técnicos; Desempenhou funções como patrono de estágios para a OET; Desempenha funções como Responsável de um Gabinete de Engenharia na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios: – Projetista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios; – Responsável pela elaboração de Medidas de Autoproteção; – Formador na área de Segurança Contra Incêndios em Edifícios em diversas entidades; – Responsável pelo planeamento, execução e avaliação de exercícios de simulacro; – Consultor na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

Deseja saber mais informação sobre este Programa Avançado?

    Política de Privacidade