Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Edifícios e Unidades Industriais Especialização Online/Live - 3ª Edição

Apresentação Saber Mais

docentedocente

Especialização em Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Edifícios e Unidades Industriais destina-se aos profissionais que exerçam funções na área da Gestão,  Segurança e Saúde Laboral, Manutenção, Gestão Técnica de Edificios e todos os que tenham responsabilidade nas instalações e equipamentos com algum risco biológico. Também se destina aos Profissionais que procurem qualificação adicional para competências que já possuam nesta área.

O coronavírus é apenas um dos muitos perigos globais que ameaçam os seres humanos. O risco biológico encontra-se atualmente em grande transformação, e deparamo-nos com um aumento da frequência e da gravidade dos surtos. Mudanças no modo como vivemos aumentaram o risco de ocorrência natural de um surto devastador, enquanto as tecnologias emergentes tornam cada vez mais fácil o surgimento de novas ameaças por agentes biológicos.

A atual pandemia mostra-nos que devemos identificar e reduzir os nossos pontos cegos relativamente ao risco biológico e preparar as instituições para reagir aos riscos à medida que estes vão surgindo.

Devemos reconhecer que a natureza do risco na nossa sociedade mudou dramaticamente, o risco tornou-se sistémico, a atividade humana tornou-se a influência dominante no meio ambiente e no clima. Soluções de redução de risco são necessárias em setores como a água, o saneamento e higiene, a educação, a saúde e nutrição, os meios de subsistência, a proteção infantil e social, o abrigo e habitação, os espaços públicos, entre outros.

O risco biológico no trabalho requer uma abordagem complexa em relação à avaliação e gestão do risco, dificultada pela grande variedade de agentes biológicos, ambientes de trabalho e técnicas de trabalho que podem determinar a exposição.

Dada a dimensão deste desafio, ao lançar a Especialização em Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Edifícios e Unidades Industriais, pretende-se abordar de uma forma incisiva a questão da prevenção e do controlo face ao risco biológico existente e fornecer aos formandos um conjunto de conhecimentos que lhes permita identificar o que as entidades devem fazer para estarem preparadas para responder em situações relacionadas com a presença de agentes biológicos nocivos, incluindo o novo coronavírus.

Adicionalmente, tem como objetivo promover o networking ativo entre formandos e formadores.

Com Coordenação Pedagógica da Raquel Reis, Doutora, e com Coordenação Técnica da Margarida Valente, Dra., esta Especialização desenvolve-se em Módulos formativos de curta duração, destinados a dar aos Formandos uma visão de conjunto de cada tema mas, ao mesmo tempo, fornecer bases sólidas para a tomada de decisão informada e facilitar o diálogo com os Especialistas de cada área específica.

Os conteúdos programáticos foram elaborados com base em orientações com evidência científica de suporte à implementação de programas de prevenção e controlo de infeção, incluindo todas as normas e orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Imagem de Capa da Especialização