Disciplinas Saber Mais
Gestão Técnica de Edifícios e a sua Influência no Risco Biológico
Diniz Gonçalves, Eng. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
No contexto Nacional actual, gerir e poupar são “palavras de ordem”. Nos dias que correm, não chega ser um bom técnico. Garantir o cumprimento legislativo, a eficiência da Gestão da Manutenção e perceber onde actuar nos sistemas dos edifícios e equipamentos, são “ferramentas” fundamentais para o sucesso empresarial.
OBJETIVOS
Com o presente módulo, os Formandos serão capazes de identificar claramente em que patamar da gestão se encontra a Organização onde estão inseridos.
No final da formação, os formandos serão capazes de:
Promover estratégias de curto e médio prazo para melhorar a gestão da manutenção, a eficiência e promover a poupança financeira e energética. Ficarão também aptos a identificar os equipamentos e sistemas sensíveis em termos de contaminação microbiológica no ar e água. Serão atualizados quanto às obrigatoriedades legais da atividade onde se encontram inseridos.
INTERESSA A
Elementos das equipas de “facility management” e todos os profissionais que exerçam funções na área da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho.
PROGRAMA
- O potencial energético nas instalações
- O enquadramento Legislativo
- As necessidades técnicas e de segurança das equipas de operação e manutenção
- Identificação de grandes consumidores e equipamentos sensíveis. Descrição detalhada dos sub-sistemas técnicos que compõem um edifício (chillers, caldeiras, UTA’s, VRF, multi-split’s, torres arrefecimento).
- Identificação das grandes áreas de despesa nos processos. Auditorias financeiras, energéticas e técnicas de controlo da manutenção.
- Técnicas para organização do edifício/instalação em termos energéticos e de qualidade do ar/água.
- Identificação dos potenciais de poupança e otimização energética e financeira.
- Adaptação de instalações para riscos de Bio-terrorismo e contaminação biológica
- Plano de ação individual
MÉTODOS DE ENSINO
- Expositivo e interactivo. Exemplos e casos práticos.