Docentes Saber Mais
André Sá, Eng.
Licenciado (pré-Bolonha) e Mestre (pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de sistemas de energia, pela FEUP. Pós-graduado em gestão de energia – eficiência energética, pelo ISQ. Título de Especialista em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro. Título de especialista em Energia pela Ordem dos Engenheiros (membro sénior do colégio de Engenharia Eletrotécnica, fazendo parte da equipa de coordenação da região norte). Técnico reconhecido SGCIE. Docente da ESTGA – Universidade de Aveiro nos cursos de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, CET em Instalações Elétricas e Automação Industrial, CET em Energias Renováveis e CTeSP em Instalações Elétricas e Automação. Exerceu cargo de Diretor de curso do CET de Energias Renováveis. Docente da Universidade Lusófona do Porto na área de Instalações Elétricas e perito EQAVET. Formador do CICCOPN na área das instalações elétricas. Formador do CINCORK na área de circuitos eletromecânicos. Técnico responsável de várias instalações elétricas de serviço particular em alta, média e baixa tensão. Projetista, auditor e perito de instalações elétricas. Autor de vários artigos em diversas revistas na vertente energia e eletricidade, autor do livro “Guia de aplicações de gestão de energia e eficiência energética” (3.ª edição) e coautor do livro “Máquinas elétricas e alguns engenhos” (2ª edição) e do livro “Instalações Elétricas de Baixa Tensão – aparelhagem de proteção, comando e seccionamento”. Tem realizado várias formações de carácter industrial: atuadores elétricos, cogeração, eficiência energética, máquinas elétricas, projeto, execução, exploração e manutenção de instalações elétricas, entre outras. Tem colaborado ou já colaborou, entre outros, com o Grupo Têxtil Riopele, INESC Porto, Edifícios Saudáveis Consultores, Schneider Electric Portugal, DAPE, GPS, Smartwatt, Pavicentro, Lidergraf, J.O. Agrícola, Valérius e Aquatlantis.
António Sanfins, Eng.
Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Faculdade. Pós Graduado em Gestão de Energia e Eficiência Energética pelo ISQ é Técnico Certificado pela ADENE no âmbito do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e Auditor Interno certificado pela CERTIF no âmbito da Norma ISO50001. Consultor para ás áreas da energia, ambiente e sustentabilidade, foi técnico superior do IDITE-Minho, onde desempenhou funções de chefe de projectos do Centro de Tecnologias Limpas e do Ambiente,coordenador da área de energia e eficiência energética e, por último, de Coordenador Geral tendo, também, sido o responsável pela Spin-off do Instituto SmartProcess – Soluções de Energia e Ambiente, Lda.. Responsável por diversos trabalhos na área da energia, designadamente auditorias, planos de racionalização, projectos de recuperação de energia e análise de projectos. No domínio da investigação nos últimos anos tem realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de algoritmos para sistemas de suporte à tomada de decisão em sistemas de gestão de energia multi-variáveis. Foi também Professor convidado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) leccionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharia do Ambiente e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda.
Bruno Carvalho, Eng.
Licenciatura em Engenharia Automação e Controlo – Universidade Moderna Porto Desde 2005 na área eletrotécnica, em 2018 assumiu o cargo de Diretor Técnico / Comercial da empresa “Bifase, Lda.” e mantém gestor de produto nas áreas, automação, compensação da reativa e carregadores de VE´s. Formador profissional em diversas entidades, projetista de sistemas solares térmicos. Especialista nas áreas de compensação de energia reativa, corte e proteção, quadros elétricos e variação de velocidade.
Fernando Pita, Eng.
Formado pelo ISEP em Engenharia Electrotécnica 8 anos na Engenharia de Manutenção da Industria Electrónica – Texas Instruments 18 anos na Supervisão de Serviços Técnicos de Manutenção Supervisor de assistência técnica da M. Simões Jr Supervisor de assistência técnica da Superex – Maquinas e Sistemas, Lda. Diretor Técnico da MCI – Maquinas de Costura Industriais S.A. 31 anos na Formação, desenvolvendo, coordenando e apoiando tecnicamente diversos projetos de formação, em Centros de Formação e Empresas de Formação Profissional. Em 2003-2011 Consultor e colaborador no domínio da Engenharia Eletrotécnica, na Empresa Bifase Material Elétrico e Eletrónico Lda. 2008-2010 Responsável pelo Alvará e Departamento de Energias Renováveis da empresa Circuitos de Inovação, Lda. 2013- 2014 Perito de Riscos Elétricos e Sistemas Solares colaborando com a empresa de peritagens Peritel – Peritagens Técnicas, Lda. Autor da publicação: RISCOS ELECTRICOS da editora Verlag Dashofer Autor da publicação: TRABALHOS EM TENSÃO EM INSTALAÇÕES ELETRICAS da editora Publindustria Edições Técnicas. IDT em hardware para testes psicotécnicos em parceria com a empresa de psicologia Edípico desde 2013. Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção de Instalações Elétricas – Cenertec Profissional liberal, consultor de várias empresas no âmbito da Engenharia Eletrotécnica e Técnico Responsável. Responsável pelo Alvará da empresa Hidma – Hidráulica e Automação SA
Filipe Covas, Eng.
Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de computadores, ramo de energia com especialização em instalações elétricas pela FEUP Responsável Técnico da empresa Nortaluga pertencente ao Grupo Pinto & Cruz, desde 2017 Responsável pelo Alvará da empresa Nortaluga Projetista de instalações elétricas do tipo A e B Projetista ITED (Instalações de Telecomunicações em Edifícios) Técnico Responsável no ensaio e caracterização de grupos geradores como: – Grupos Geradores Auxiliares Barragem Hidroelétrica de Castelo de Bode – Navios Patrulha – Marinha – Navios Mystic Cruises – Geração Térmica Móvel EDP – IKEA Técnico Responsável na produção de grandes eventos a nível nacional como: – NOS Primavera Sound – Vodafone Paredes de Coura – MEO Sudoeste – Super Bock Super Rock – Red Bull Air Race – NeoPop
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
Nelson Mendonça, Eng.
Delegado Comercial da Empresa de Exportação/Importação BASKEXPORT – ENGENHARIA (1981-82); Inspector de Equipamento Estático e Dinâmico da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Métodos de Manutenção Preventiva da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Laboratório de Ensaios não Destrutivos PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Inspecções Periódicas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Supervisão de Empreitadas de Manutenção PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Responsável por Planeamento de Paragens Programadas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90); Colaboração nas Empresas Policlima e Francisco Mourão em Projectos e instalação de ar condicionado, aquecimento e ventilação (1990-91); Chefe de Serviços de Aprovisionamentos e Planeamento da Divisão de Máquinas Eléctricas da Empresa SEPSA (1990-93); Responsável pelo Departamento de Planeamento Central, Aprovisionamentos / Subcontratos / Armazéns e Responsável pelo Projecto “Supply Management” na Asea Brown Boveri, S.A. (1993-2000); Site Manager Contrato Outsourcing de Manutenção na Portucel – Centro Fabril de Cacia (2000-2001); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na Petrogal – Refinaria do Porto (2001-2002); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na DanCake– Povoa de S. Iria (2006-2007); Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção de Motores na Continental Mabor, Lousado (2010-2016); Responsável pelo Departamento de Alternadores e Motores da ABB (Asea Brown Boveri), S.A. – Unidade Central de Manutenção ( desde 2002 a 2016 ); Responsável pelo Departamento de Engenharia “Full Service Back Office” e “Field Service” e “ Auditorias e Consultoria de Manutenção ( projectos elaborados em Clientes de Portugal, Espanha, Polónia , Estónia, França, Finlândia (desde Jan. 2004). Especialista em Auditorias e Contratos de Manutenção e director de serviços de Contratos de Manutenção e Máquinas Rotativas da Empresa ABB (Asea Brown Boveri, S.A.) 2010 – 2016. Grupo 4 Eng. SACAZ , 2017/8, como responsável de Direcção de Operações de Serviços e Contratos de Manutenção. Actualmente – Grupo MAINTPHI, como responsável da Direcção de Vendas, Consultoria e Contratos de Manutenção. Membro da Comissão Técnica da A.P.M.I.- Participante da elaboração de Normas Europeias de Manutenção. Participante no Congresso Anual de Manutenção da A.P.M.I. Colaborador de CENERTEC ( 2009, 2011, 2012, 2016, 2017, 2018 )
Paulo Costa, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e posteriormente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Desde Maio de 2019, abraçou um novo projecto ligado ao sector industrial e de energia, na empresa Tecnitema, como responsável pelo desenvolvimento de novos mercados. Ao longo destes 26 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intraempresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido ( e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa “aproveite o dia!”.
Paulo Monteiro, Eng.
Desenvolve a sua atividade profissional como Consultor e Formador nas Áreas de Engenharia Eletrotécnica e formação/ensino profissional, possuindo uma vasta experiência formativa em diversos domínios do conhecimento, destacando-se na área de Eletricidade / Energia e para isso conta com mais de 23 anos de formação profissional. Desenvolve a sua atividade profissional de Consultor e Formador, reconhecido pela DGEG desde 1994 e pela ANACOM na área das Telecomunicações desde o ano de 2002. O seu profissionalismo na vertente na área da energia é reconhecido pelas inúmeras ações de formação bem como formador / validador em centros qualifica nas saídas profissionais de eletricidade e energia e técnicos de eletrotecnia. Na área de telecomunicações, ITED/ITUR é reconhecido por um número variado de Entidades e Técnicos na área. Desde 2003, ministra ações de formação de caráter técnico na vertente ITED habilitante com a entrada em vigor do Decreto-Lei 123/2009. As atualizações ITED/ITUR ocuparam grande parte das suas formações, tendo preparado para o mercado de trabalho só nos anos 2010 e 2011 cerca de 900 formandos não licenciados e mais de 200 licenciados. Este percurso formativo de atualização e habilitante mantém-se até ao momento, sempre com o mesmo empenho e motivação em esclarecer todos os técnicos e profissionais de acordo com os manuais técnicos e enquadramento legal em vigor, a par duma preocupação constante em apresentar soluções imediatas e disponíveis para os casos práticos. Artigos técnicos sobre ITED e ITUR na revista técnica “o eletricista” (edição publindústria), da qual é membro do conselho editorial. Membro das comissões técnicas Anacom CTE 209 e 215. Consultor desde julho 2013, até dezembro 2019 no departamento de manutenção do Casino Povoa. De 2015 até à data desempenha as funções de consultor e apoio ao desenvolvimento de produtos na área das telecomunicações na marca TEV.
Pedro Rompante, Eng.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros). Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros). Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses). Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial). Formador certificado pelo IEFP. Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos. Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC. Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC. Consultor Independente de Manutenção. Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais. Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI. Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão; Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil. Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial: – Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril; – Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada; – Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção; – Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção; – Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção; – Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência; – Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção; – Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment. Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações: – Seleção, formação e orientação de equipas de operadores; – Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas; – Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento; – Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental; – Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados; – Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.
Tiago Oliveira, Eng.
Licenciatura em Engenharia Mecânica – Ramo Energia pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO Participou em Empresas no âmbito de projetos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, energia solar térmica e certificação energética. Em atividade liberal fez vários levantamentos, monitorização e estudo das soluções AVAC, Iluminação e Potência instaladas nos edifícios para certificação energética. Consultoria, Assistência Técnica e Formação em Engenharia Mecânica, focada nas áreas de fluidos e calor, refrigeração, energia térmica e aquecimento, ventilação e ar condicionado e auditorias energéticas. Coordenou equipas de manutenção, assistência técnica no terreno, realizando propostas de manutenção e assistência técnica e conceção de soluções de energia na indústria, edifícios de serviços e habitação. Formador do curso Projeto e Instalações AVAC, Manuseamento de Gases Fluorados e Termografia No ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, como professor externo lecionou: Unidades curriculares: IAVAC – Instalações de AVAC, ICR – Instalações de Climatização e Refrigeração e IF – Instalações Frigoríficas. Examinador para Técnicos de Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito Estufa e Consultoria. AIPOR, Porto Sócio-Gerente da INFINIPLUS, Paredes, empresa que se dedica a Manutenção e Instalação AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Projeto AVAC (REVIT MEP). Conceção e Implementação de sistemas GTC (Gestão Técnica Centralizada). Consultoria, certificação e auditoria energética principalmente na indústria e edifícios de serviços, assim como a respetiva implementação e instalação das soluções de melhoria e redução do consumo de energia.