Disciplinas Saber Mais

Assertividade e Gestão do Stress na Manutenção

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)

Introdução:

Quando bem gerido o stress ajuda o individuo a analisar de modo mais prudente o que o inquieta, identificando alternativas e procurando soluções mais adequadas à satisfação das suas necessidades. A reformulação de problemas é uma atitude que visa a recuperação do equilíbrio. Saber gerir o stress é uma mais-valia no desenvolvimento de competências e e a boa comunicação entre pares aumenta a eficiência e da eficácia no dia-a-dia profissional e pessoal do técnico de manutenção de instalações elétricas.

 

Objetivos gerais:

No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:

  • Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
  • Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
  • Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes

 

No fim do módulo, os formandos serão capazes de:

  • Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permitam ao participante ser eficaz e eficiente na sua comunicação em situações potencialmente stressantes.
    • Tipos de assertividade e técnicas construtivas de diálogo.
    • Saber dizer “não” de forma construtiva.

 

  • Aferir a importância da análise das prioridades
    • O que é prioritário, urgente e importante
    • Urgência e emergência.
    • Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de

instalações elétricas.

  • Identificar os desperdiçadores de tempo
  • Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
  • Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
    • Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
    • Estratégias para lidar e/ou evitar o stress

 

Programa

  1. Comunicação positiva: tipos de assertividade e técnicas construtivas de diálogo.

o              Saber dizer “não” de forma construtiva.

  1. Princípios da organização do trabalho
  • Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes,

tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.

  • Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar

 

  1. Gestão do stress
  • Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
  • Eustress e distress
  • Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
  • Plano de ação para evitar o stress

 

  1. Boas práticas e melhoria continua

 

Métodos pedagógicos

Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.

 

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade