Disciplinas Saber Mais
Assertividade e Gestão do Stress na Manutenção
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)Introdução:
Quando bem gerido o stress ajuda o individuo a analisar de modo mais prudente o que o inquieta, identificando alternativas e procurando soluções mais adequadas à satisfação das suas necessidades. A reformulação de problemas é uma atitude que visa a recuperação do equilíbrio. Saber gerir o stress é uma mais-valia no desenvolvimento de competências e e a boa comunicação entre pares aumenta a eficiência e da eficácia no dia-a-dia profissional e pessoal do técnico de manutenção de instalações elétricas.
Objetivos gerais:
No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
- Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
- Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes
No fim do módulo, os formandos serão capazes de:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permitam ao participante ser eficaz e eficiente na sua comunicação em situações potencialmente stressantes.
- Tipos de assertividade e técnicas construtivas de diálogo.
- Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Aferir a importância da análise das prioridades
- O que é prioritário, urgente e importante
- Urgência e emergência.
- Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de
instalações elétricas.
- Identificar os desperdiçadores de tempo
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
- Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
- Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
- Estratégias para lidar e/ou evitar o stress
Programa
- Comunicação positiva: tipos de assertividade e técnicas construtivas de diálogo.
o Saber dizer “não” de forma construtiva.
- Princípios da organização do trabalho
- Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes,
tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Gestão do stress
- Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
- Eustress e distress
- Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
- Plano de ação para evitar o stress
- Boas práticas e melhoria continua
Métodos pedagógicos
Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.