Docentes Saber Mais

Docente António Pedro França, Eng.

António Pedro França, Eng.


Com uma sólida experiência em Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Negócios, o percurso profissional do Eng. António Pedro França abrange uma ampla gama de experiências, que incluem tanto ambientes Industriais desafiadores quanto o setor de Serviços dinâmico. Ao longo dos anos, desenvolveu sólidas competências de Liderança, especialmente na Coordenação de Equipas Internacionais. Essa experiência revelou a importância da Diversidade e da Colaboração num mundo Globalizado. A formação de base em Engenharia e Gestão proporcionou alicerces sólidos o que confere uma vantagem na análise de dados e na tomada de decisões fundamentadas. A participação ativa em Decisões Estratégicas de Avaliação e Aquisições na Europa enriqueceu significativamente o conhecimento do mercado de bens de consumo alimentar como elementos facilitadores do acompanhamento das tendências em constante mudança e a compreensão dos comportamentos dos consumidores, com recurso à otimização de processos, melhoria de eficiências, impulsionando o sucesso das empresas através da Inovação com Novos Produtos e Serviços. Em síntese, o gosto pela Gestão, Visão Estratégica, Liderança e conhecimento do Mercado de Bens de Consumo Alimentar convergem para uma abordagem Holística e Informada na busca da Evolução das Pessoas e Empresas. Conta ainda com experiência comprovada em: – Supply Chain – Bens de Consumo Alimentar – Desenvolvimento de Negócio – Comunicação e Gestão Equipas – Mercados Internacionais – Sourcing, Procurement e Negociação

Docente Carla Neiva, Eng.

Carla Neiva, Eng.


Licenciada em Engenharia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e MBA Executivo pela Porto Business School. Diversas formações em Logística, Lean Management na Universidade de Aveiro, Cenertec, Instituto de Empresa Business School em Madrid, Circle Business Consulting em Düsseldorf. Desenvolveu as suas competências em operações, em empresas de referência no seu respetivo sector de atuação. Experiência em empresas nacionais e multinacionais, com sucesso comprovado na apresentação de soluções economicamente viáveis, aumentando a eficiência operacional, com foco na melhoria de processos, lean management, redução de custos e de melhoria do serviço ao cliente. Com 20 anos de experiência profissional, desempenhou diversas funções na área de logística na empresa multinacional alemã Bosch Termo tecnologia em Aveiro. Foi responsável de Logística na Sunviauto, empresa do ramo automóvel em Gaia. Foi responsável pelo Departamento de Aprovisionamento na Grohe, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil, Foi também responsável pelo departamento de Supply Chain da Aspöck, multinacional Austríaca especializada em produção e comercialização de faróis para o ramo automóvel. Atualmente, é responsável pelo departamento de Logistics & Supply Chain da Atepeli – Ateliers de Portugal, empresa integrada num dos maiores grupos multinacionais de produção de produtos de luxo. Paralelamente, desenvolveu vários projetos na área do Supply Chain, visando a otimização e uniformização de processo, incluído a implementação do SAP, armazéns de outsourcing, modelo de planeamento, Kanban e VMI.

Docente Francisco Santos da Cunha, Eng.

Francisco Santos da Cunha, Eng.


Consultor Lean há 10 anos, lidera equipas industriais em projetos de melhoria de processos. É Mestre em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro, tendo-se especializado e desenvolvido sempre a sua atividade em Produção, Logística e Supply Chain. Desempenhou funções de Engenheiro de Logística na Bosch Security Systems (indústria eletrónica) e de Supervisor de equipa na Parfois (retalho de moda), até que entra na consultoria em Lean Manufacturing pelo Actio Consulting Group. Durante esse período, desenvolveu e liderou projetos em empresas de setores como o automóvel, plásticos, eletrónica, alimentar, metalomecânica, têxtil, vidro, entre outros, obtendo resultados na transformação ou otimização do desempenho organizacional. O portefólio de ferramentas em que tem experiência é de cariz diverso, sendo as principais: Value Stream Mapping, Fluxo peça-a-peça, Sistema Puxado, Abastecimento normalizado, 5S, SMED, Resolução Estruturada de Problemas, A3, Gemba Kanri, Swim Lane e TPM. Há 6 anos decide abrir atividade própria, mantendo a implementação das ferramentas referidas, mas focando também a sua intervenção na implementação de soluções Lean com recurso a tecnologias da Indústria 4.0.

Docente Henrique Barros, Eng.

Henrique Barros, Eng.


Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha) , CES em Gestão de Energia , Auditor Energético , Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA , Cinfu ,AEP,IDT . São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.

Docente Jorge Soares Pinto, Eng.

Jorge Soares Pinto, Eng.


É Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Especialização em Sistemas Digitais e Computadores. Tem um MBA em Gestão de Empresas e Marketing pela Open Univ. (UK). Trabalhou na IBM como director técnico, director marketing e director comercial. Foi director do escritório do Porto da Compaq. Foi director de Sistemas de Informação de Gestão do Grupo Amorim, onde liderou projectos à escala nacional e internacional de Sistemas de Informação, Telecomunicações, coordenação comercial e de logística integrada. Foi Manager na Deloitte & Touche, a maior empresa de consultoria de gestão de empresas à escala mundial. É consultor independente de Gestão de empresas, Organização e Sistemas de Informação de Gestão junto de PMEs desde 2002. Foi membro de vários Conselhos de Administração de empresas. É docente universitário desde 1991, leccionando Sistemas de Informação de Gestão, Estratégia, Marketing Internacional e Logística Integrada. Leccionou na Universidade Portucalense, EGP (Escola de Gestão do Porto), IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing), ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e Universidade de Aveiro. É formador em áreas como Gestão de Projectos, Estratégia, Marketing, Coordenação e Gestão Comercial, Benchmarking, Balanced Scorecard, Logística e Gestão de Stock. 30 anos de experiência profissional.

Docente Nuno França, Eng.

Nuno França, Eng.


Desenvolveu a sua carreira em operações, nomeadamente em logística e cadeia de abastecimento, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais e com presença global. Licenciado em Engª Mecânica pela FEUP (1997). Com provas dadas em soluções de redução de custos, performance em ambientes exigentes e competitivos, e focus na melhoria de processos e nível de serviço. EMBA pela PBS (2009). Diretor de logística da Revigrés (2007- atualidade). Diretor de Logística e responsável pelo arranque do negócio Logística em Portugal da empresa Willi Betz (2003-2007). Responsável de logística e serviço ao cliente na Bosch Termotecnologia (2000-2003). Responsável de logística na Vista Alegre (1998- 2000). Formador de vários módulos de logística e supply chain, participação na atualização e adaptação dos manuais de apoio na APLOG.

Docente Orquídea Ferreira, Eng.

Orquídea Ferreira, Eng.


Carreira desenvolvida na área do supply chain, com ampla experiência na gestão de compras, de stocks e da cadeia de abastecimento em geral. Análise e implementação de melhorias. A frequentar o Doutoramento na Universidade do Minho, cuja tese visa a Indústria 4.0 aplicada na gestão da cadeia de abastecimento. A frequentar um curso de Coaching, para obtenção do certificado internacional de coach.

Docente Pedro Rompante, Eng.

Pedro Rompante, Eng.


Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros). Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros). Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses). Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial). Formador certificado pelo IEFP. Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos. Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC. Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC. Consultor Independente de Manutenção. Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais. Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI. Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão; Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil. Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial: – Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril; – Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada; – Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção; – Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção; – Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção; – Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência; – Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção; – Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment. Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações: – Seleção, formação e orientação de equipas de operadores; – Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas; – Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento; – Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental; – Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados; – Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.

Docente Rui Ribeiro, Eng.

Rui Ribeiro, Eng.


Licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Politécnico do Porto; Pós-Graduado em Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) pelo Politécnico do Porto;Projetista de 2ª, 3ª e 4ª categoria de risco de incêndio acreditado pelo Autoridade Nacional de Proteção Civil; Membro efetivo da Ordem do Engenheiros Técnicos; Desempenhou funções como patrono de estágios para a OET; Desempenha funções como Responsável de um Gabinete de Engenharia na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios: – Projetista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios; – Responsável pela elaboração de Medidas de Autoproteção; – Formador na área de Segurança Contra Incêndios em Edifícios em diversas entidades; – Responsável pelo planeamento, execução e avaliação de exercícios de simulacro; – Consultor na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade