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Excelência Operacional na Cadeia de Abastecimento
Francisco Santos da Cunha, Eng. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
Não são as empresas que competem, são as Cadeias de Abastecimento. A velocidade das mudanças e a imprevisibilidade atuais são dificuldades com que os gestores se deparam, independemente do nível a que atuam. Estas devem, contudo, ser reconhecidas também como oportunidades. As cadeias não têm que ser perfeitas, têm “apenas” que ser melhores do que as outras. O campo é cada vez mais igual para todas, daí que as que sobrevivem e crescem são as mais eficazes e eficientes. É à luz desta realidade que surge a melhoria dos processos globais como fator diferenciador.
Mais frequentemente do que se pensa, as limitações internas não advêm de dentro de portas, mas dos fornecedores (ou dos clientes…). A Excelência Operacional na Cadeia de Abastecimento procura criar processos transversais com o mínimo de problemas e desperdícios operacionais. Esta filosofia é a melhor forma que se conhece de melhorar, recorrendo a ferramentas experimentadas e com resultados comprovados e que se mantêm no tempo. Ao se almejar a perfeição, garante-se que o esforço de melhoria nunca acaba, uma vez que nunca se consegue lá chegar.
Nesta formação são abordados os princípios da Excelência Operacional focados na Logística, e são explicados os conceitos intrínsecos à gestão de fluxos e como estes se analisam e trabalham. De modo a facilmente se visualizarem os pontos débeis e as oportunidades de melhoria, são apresentadas formas de mapear a cadeia de abastecimento. Entrando na fase de ações efetivas, são trabalhadas as ferramentas de melhoria de fluxos com melhores resultados, sempre com foco nas boas práticas e capacitando os participantes para a sua aplicação num contexto real.
Conhecer em detalhe os princípios de base da melhoria da Cadeia de Abastecimento rumo à Excelência Operacional, bem como os mecanismos de implementação das ferramentas mais eficazes.
OBJETIVOS
No final da formação, os participantes serão capazes de:
- Entender o impacto do contexto atual nas Cadeias de Abastecimento.
- Reconhecer a melhoria da Cadeia de Abastecimento como um fator de alavancagem competitiva.
- Limpar, calcular e analisar dados e fenómenos logísticos (procura, tempo de escoamento vs. tempo de resposta, variação, etc.).
- Efetuar um diagnóstico da cadeia como um todo, reconhecer os pontos de fragilidade e criar um plano estratégico de melhoria.
- Aplicar ferramentas de melhoria operacional, como a Normalização de procedimentos e de comunicação, Melhoria de Fluxos, Nivelamento da Procura e da Produção, entre outros.
- Implementar um Sistema Puxado de fluxos, definindo a estratégia para cada produto e calculando os stocks necessários em cada ponto da cadeia.
- Criar e utilizar indicadores de desempenho para a Cadeia de Abastecimento, focando na forma como a performance do resto da cadeia afeta os resultados internos.
- Realizar análises de custos e de esforço/benefício de investimentos em melhoria.
O foco desta formação é a capacitação dos participantes na liderança, dinamização ou participação ativa na implementação dos conceitos e ferramentas abordados no seu contexto de trabalho.
PROGRAMA
- O impacto do contexto atual na gestão de fluxos
- Os desafios do mundo atual na gestão
- Características e funcionamento das Cadeias de Abastecimento atuais
- Casos reais de problemas e dificuldades
- Competitividade nas Cadeias de Abastecimento
- Oportunidades e respostas a estes desafios
- Mudanças de paradigma na gestão
- A melhoria da cadeia como alavanca competitiva
- Gestão dos riscos na Cadeia de Abastecimento
- A Excelência Operacional na gestão de fluxos
- Princípios de melhoria aplicados à Logística
- Desperdícios nos fluxos
- O Just-In-Time no Lean Manufacturing
- Análise da Procura
- Conceitos Estatísticos – A Curva Normal e Variação
- Análise ABC-XYZ
- Análise de Sazonalidade
- Gestão de Tempos na Logística
- Os Tempos na Cadeia de Abastecimento
- Cartografia de rede
- Os impactos das várias configurações de rede possíveis
- Matriz de resposta da Cadeia de Abastecimento
- Amplificação da variação da Procura
- O que é e como se gera o “Efeito de Chicote”
- Os seus impactos na Cadeia de Abastecimento
- Simulação prática de uma cadeia com este efeito
- Soluções conhecidas para a sua redução
- Mapeamento da Cadeia de Abastecimento
- Mapa da Cadeia de Valor estendida
- Análise e deteção de oportunidades de melhoria
- Idealização do Estado Futuro da cadeia
- Melhoria da Cadeia de Abastecimento
- Eliminação de desperdício
- Adaptação da Cadeia de Abastecimento aos requisitos do Cliente
- Normalização de procedimentos entre os intervenientes
- Melhoria de fluxos
- Milk Run Externo
- Nivelamento da Procura e das Operações
- Visibilidade aos diversos elementos da cadeia
- Construção do Plano Estratégico de Melhoria
- Fluxo Puxado com os Fornecedores
- Programação em Fluxo Empurrado (MRP) e os seus limites
- Esquema de funcionamento do Sistema Puxado
- Cálculo de stocks
- Sequência de implementação e boas práticas
- Apresentação de casos reais (Resultados e Fluxo Digital)
- Indicadores – O impacto dos outros intervenientes no meu negócio
- Os indicadores de desempenho relevantes para a Empresa
- Nível de Serviço, Produtividade e Stock
- Custos com Urgências
- Avaliação de Fornecimentos e do Transporte
- Análise e cálculo de Custos
- Incorporação de restrições ao desenho de melhorias
- O Custo Total
- Cálculo de Custos
- Análise de Esforço/Benefício
- Análise ao investimento em melhoria
Cada um destes conceitos e ferramentas é ilustrado na prática através de exemplos reais e de exercícios práticos.
MÉTODOS DE ENSINO
- Expositivo; Ativo; Interrogativo; Interativo, com recurso a Multimédia.
- Análise de casos.
- Partilha de experiências.