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Excelência Operacional na Cadeia de Abastecimento

Francisco Santos da Cunha, Eng. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

Não são as empresas que competem, são as Cadeias de Abastecimento. A velocidade das mudanças e a imprevisibilidade atuais são dificuldades com que os gestores se deparam, independemente do nível a que atuam. Estas devem, contudo, ser reconhecidas também como oportunidades. As cadeias não têm que ser perfeitas, têm “apenas” que ser melhores do que as outras. O campo é cada vez mais igual para todas, daí que as que sobrevivem e crescem são as mais eficazes e eficientes. É à luz desta realidade que surge a melhoria dos processos globais como fator diferenciador.

Mais frequentemente do que se pensa, as limitações internas não advêm de dentro de portas, mas dos fornecedores (ou dos clientes…). A Excelência Operacional na Cadeia de Abastecimento procura criar processos transversais com o mínimo de problemas e desperdícios operacionais. Esta filosofia é a melhor forma que se conhece de melhorar, recorrendo a ferramentas experimentadas e com resultados comprovados e que se mantêm no tempo. Ao se almejar a perfeição, garante-se que o esforço de melhoria nunca acaba, uma vez que nunca se consegue lá chegar.

Nesta formação são abordados os princípios da Excelência Operacional focados na Logística, e são explicados os conceitos intrínsecos à gestão de fluxos e como estes se analisam e trabalham. De modo a facilmente se visualizarem os pontos débeis e as oportunidades de melhoria, são apresentadas formas de mapear a cadeia de abastecimento. Entrando na fase de ações efetivas, são trabalhadas as ferramentas de melhoria de fluxos com melhores resultados, sempre com foco nas boas práticas e capacitando os participantes para a sua aplicação num contexto real.

Conhecer em detalhe os princípios de base da melhoria da Cadeia de Abastecimento rumo à Excelência Operacional, bem como os mecanismos de implementação das ferramentas mais eficazes.

OBJETIVOS

No final da formação, os participantes serão capazes de:

  • Entender o impacto do contexto atual nas Cadeias de Abastecimento.
  • Reconhecer a melhoria da Cadeia de Abastecimento como um fator de alavancagem competitiva.
  • Limpar, calcular e analisar dados e fenómenos logísticos (procura, tempo de escoamento vs. tempo de resposta, variação, etc.).
  • Efetuar um diagnóstico da cadeia como um todo, reconhecer os pontos de fragilidade e criar um plano estratégico de melhoria.
  • Aplicar ferramentas de melhoria operacional, como a Normalização de procedimentos e de comunicação, Melhoria de Fluxos, Nivelamento da Procura e da Produção, entre outros.
  • Implementar um Sistema Puxado de fluxos, definindo a estratégia para cada produto e calculando os stocks necessários em cada ponto da cadeia.
  • Criar e utilizar indicadores de desempenho para a Cadeia de Abastecimento, focando na forma como a performance do resto da cadeia afeta os resultados internos.
  • Realizar análises de custos e de esforço/benefício de investimentos em melhoria.

O foco desta formação é a capacitação dos participantes na liderança, dinamização ou participação ativa na implementação dos conceitos e ferramentas abordados no seu contexto de trabalho.

PROGRAMA

  1. O impacto do contexto atual na gestão de fluxos
    • Os desafios do mundo atual na gestão
    • Características e funcionamento das Cadeias de Abastecimento atuais
    • Casos reais de problemas e dificuldades
  2. Competitividade nas Cadeias de Abastecimento
    • Oportunidades e respostas a estes desafios
    • Mudanças de paradigma na gestão
    • A melhoria da cadeia como alavanca competitiva
    • Gestão dos riscos na Cadeia de Abastecimento
  3. A Excelência Operacional na gestão de fluxos
    • Princípios de melhoria aplicados à Logística
    • Desperdícios nos fluxos
    • O Just-In-Time no Lean Manufacturing
  4. Análise da Procura
    • Conceitos Estatísticos – A Curva Normal e Variação
    • Análise ABC-XYZ
    • Análise de Sazonalidade
  5. Gestão de Tempos na Logística
    • Os Tempos na Cadeia de Abastecimento
    • Cartografia de rede
    • Os impactos das várias configurações de rede possíveis
    • Matriz de resposta da Cadeia de Abastecimento
  6. Amplificação da variação da Procura
    • O que é e como se gera o “Efeito de Chicote”
    • Os seus impactos na Cadeia de Abastecimento
    • Simulação prática de uma cadeia com este efeito
    • Soluções conhecidas para a sua redução
  7. Mapeamento da Cadeia de Abastecimento
    • Mapa da Cadeia de Valor estendida
    • Análise e deteção de oportunidades de melhoria
    • Idealização do Estado Futuro da cadeia
  8. Melhoria da Cadeia de Abastecimento
    • Eliminação de desperdício
    • Adaptação da Cadeia de Abastecimento aos requisitos do Cliente
    • Normalização de procedimentos entre os intervenientes
    • Melhoria de fluxos
    • Milk Run Externo
    • Nivelamento da Procura e das Operações
    • Visibilidade aos diversos elementos da cadeia
    • Construção do Plano Estratégico de Melhoria
  9. Fluxo Puxado com os Fornecedores
    • Programação em Fluxo Empurrado (MRP) e os seus limites
    • Esquema de funcionamento do Sistema Puxado
    • Cálculo de stocks
    • Sequência de implementação e boas práticas
    • Apresentação de casos reais (Resultados e Fluxo Digital)
  10. Indicadores – O impacto dos outros intervenientes no meu negócio
    • Os indicadores de desempenho relevantes para a Empresa
    • Nível de Serviço, Produtividade e Stock
    • Custos com Urgências
    • Avaliação de Fornecimentos e do Transporte
  11. Análise e cálculo de Custos
    • Incorporação de restrições ao desenho de melhorias
    • O Custo Total
    • Cálculo de Custos
    • Análise de Esforço/Benefício
    • Análise ao investimento em melhoria

Cada um destes conceitos e ferramentas é ilustrado na prática através de exemplos reais e de exercícios práticos.

MÉTODOS DE ENSINO

  • Expositivo; Ativo; Interrogativo; Interativo, com recurso a Multimédia.
  • Análise de casos.
  • Partilha de experiências.

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