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Gestão de Operações nos Serviços

Nuno França, Eng. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

Vamos dedicar toda atenção às atividades que produzem um serviço, e de interação com o cliente. Identificar essas atividades e perceber de que forma se está a agregar valor para o cliente. Definir a função de gestor de operações nos serviços, a sua importância e qual o foco para atingir os objetivos do seu negócio. Aprender com as empresas com serviços de excelência, e colocar em prática as ferramentas mais adequadas.

OBJETIVOS

No fim do Módulo, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa
  • Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa
  • Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações
  • Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
  • Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
  • Avaliar as atividades que não acrescentam valor, e criar uma cultura de diminuição e eliminação das mesmas

PROGRAMA

  1. Gestão de operações (Introdução e conceitos)
    • O que é a gestão de operações?
    • Componentes da Gestão de operações
    • Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
    • Exemplos de sistemas de operações
    • Objetivos da gestão de operações
  2. Estratégia das Operações
    • Fatores de competitividade
    • Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
    • Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática, etc.
    • Fases da estratégia de operações
    • Medição da Performance
  3. As ferramentas da qualidade aplicada ao desempenho
    • Conceitos
    • A importância de medir para gerir
    • Identificação de problemas
    • As ferramentas de qualidade
    • Metodologias de medição e acompanhamento das ações
  4. Lean Office
    • Desperdício
    • Ferramentas Lean nos serviços
    • Acrescentar valor aos clientes
    • KPI´S
    • Cultura de melhoria
  5. Excelência nos serviços
    • Fatores chave para a satisfação do cliente
    • Perceber a experiência do cliente
    • Melhoria contínua nas pessoas e nos processos
    • Cultura de serviço

MÉTODOS DE ENSINO

Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador.

Discussão de temas e execução de exercícios pertinentes para os temas em discussão.

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