Disciplinas Saber Mais
Gestão de Operações nos Serviços
Nuno França, Eng. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
Vamos dedicar toda atenção às atividades que produzem um serviço, e de interação com o cliente. Identificar essas atividades e perceber de que forma se está a agregar valor para o cliente. Definir a função de gestor de operações nos serviços, a sua importância e qual o foco para atingir os objetivos do seu negócio. Aprender com as empresas com serviços de excelência, e colocar em prática as ferramentas mais adequadas.
OBJETIVOS
No fim do Módulo, os Participantes serão capazes de:
- Compreender o papel da “moderna” Gestão de Operações numa empresa
- Formular uma estratégia de operações de acordo com a orientação da empresa
- Estar familiarizado com os conceitos da “moderna” Gestão de operações
- Selecionar e implementar indicadores de performance (KPI) de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
- Compreender e implementar o pensamento “lean” de acordo com a especificidade da atividade/operação/empresa
- Avaliar as atividades que não acrescentam valor, e criar uma cultura de diminuição e eliminação das mesmas
PROGRAMA
- Gestão de operações (Introdução e conceitos)
- O que é a gestão de operações?
- Componentes da Gestão de operações
- Enquadramento da função “Gestor de operações” numa organização.
- Exemplos de sistemas de operações
- Objetivos da gestão de operações
- Estratégia das Operações
- Fatores de competitividade
- Perspetivas na formulação da Estratégia de operações
- Conceitos: Visão estratégica, missão, estratégia, tática, etc.
- Fases da estratégia de operações
- Medição da Performance
- As ferramentas da qualidade aplicada ao desempenho
- Conceitos
- A importância de medir para gerir
- Identificação de problemas
- As ferramentas de qualidade
- Metodologias de medição e acompanhamento das ações
- Lean Office
- Desperdício
- Ferramentas Lean nos serviços
- Acrescentar valor aos clientes
- KPI´S
- Cultura de melhoria
- Excelência nos serviços
- Fatores chave para a satisfação do cliente
- Perceber a experiência do cliente
- Melhoria contínua nas pessoas e nos processos
- Cultura de serviço
MÉTODOS DE ENSINO
Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador.
Discussão de temas e execução de exercícios pertinentes para os temas em discussão.