Disciplinas Saber Mais

A Gestão de Compras e a Cadeia de Abastecimento

Henrique Barros, Eng. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

A função compras é de primordial importância para a atividade das Empresas, que dependem, hoje mais do que nunca, das competências existentes nesta frente para a gestão eficaz e comprometida com capacidade de antecipar tendências e assegurar competitividade económica.

O Domínio do processo de Compras, o suporte de informação em apoio à decisão (o sistema trabalha para nós), a estratégia na gestão de fornecedores, a negociação, as competências de Procurement, a medida dos desempenhos dos fornecedores, são alguns dos vetores mais relevantes para dotar esta função de verdadeira capacidade de conhecer para decidir bem. E decidir bem é, neste caso, comprar bem, ou seja, no tempo certo, a preço competitivo e assegurando a melhor qualidade possível.

OBJETIVOS

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos e competências relacionadas com o processo de compras enquanto suporte à cadeia de abastecimento, nomeadamente nas práticas que asseguram melhor controlo de fatores de decisão na compra e na definição de parâmetros que auxiliam na redução de riscos nas condições voláteis que atualmente vivemos.

Dominar fatores internos e saber interpretar sinais externos serão pistas de trabalho para este módulo.

PROGRAMA

  1. A importância estratégica da Função Compras no modelo de Gestão das Organizações
  2. Dossier de Compras e a sua Gestão
  3. Tecnologia e Modelo de informação para apoio à decisão
  4. Seleção e Gestão de Fornecedores
  5. Estratégia e metodologias de Procurement
  6. Evolução de Consumos e impacto na Gestão de compras e Stocks
  7. Negociação
  8. Indicadores de Gestão

MÉTODOS DE ENSINO:

  • Apresentação teórica dos temas com suporte digital
  • Análise de casos (se possível dos formandos)
  • Exercícios práticos dos conceitos apresentados

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade