Disciplinas Saber Mais

Logística e a Cadeia de Abastecimentos

Nuno França, Eng. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

A logística e a cadeia de abastecimento não são termos novos. No entanto só há pouco tempo é que as organizações reconheceram o impacto que a gestão logística e da cadeia de abastecimento podem ter na sua capacidade de obter vantagem competitiva, e proporcionar níveis de serviço adequados aos requisitos dos seus clientes.

OBJETIVOS

No fim da Formação, os Formandos serão capazes de:

  • Compreender o conceito da logística, as suas origens e a sua aplicação atual nos negócios.
  • Compreender a cadeia de valor e a importância da logística nas organizações.
  • Perceber a importância da integração da interface entre o marketing e a logística.
  • A importância do cliente, a sua retenção e o valor dessa parceria.
  • Perceber as diferenças e a aplicação de cadeias ágeis e lean.
  • A importância da redução do Lead time e a sua influência na gestão da cadeia de abastecimento.
  • Perceber as fragilidades da cadeia de abastecimento e criar planos de ação para mitigar esses riscos.

PROGRAMA

  1. O que é a logística
    • Definição
    • A gestão logística e a sua missão
    • Atividades logísticas
    • O impacto na logística da alteração do ambiente competitivo
  2. A cadeia de abastecimento
    • Definição
    • A cadeia de valor
    • A performance competitiva
    • O propósito da cadeia de abastecimento
    • O critério de valor
  3. A importância do cliente
    • A ligação com o marketing
    • A ligação do cliente à estratégia da cadeia de abastecimento
    • Objetivos do serviço ao cliente
    • Definição de standards de serviço
  4. A capacidade de resposta da cadeia de abastecimento
    • A diferença entre as cadeias ágeis e Lean
    • A importância dos pontos de stock e como esses pontos influenciam a estratégia
    • A diferença entre o stock puxado e empurrado
    • Redução da complexidade
  5. Gestão estratégica da cadeia de abastecimento
    • A importância do tempo
    • O ciclo de vida dos produtos
    • O lead time
    • Gestão do pipeline
    • Balanceamento entre procura e oferta
  6. Gestão de risco na cadeia de abastecimento
    • A fragilidade das cadeias de abastecimento
    • Identificar os riscos
    • Gerir os riscos da cadeia de abastecimento
    • Criação de uma cadeia resiliente

MÉTODOS DE ENSINO

  • Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador.
  • Discussão de temas e execução de exercícios pertinentes para os temas em discussão.

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade