Docentes Saber Mais
Ana Rita Tavares, Dra.
Licenciada em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica. Pós-graduada em Sistemas Integrados de Qualidade, Ambiente e Segurança pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e em Gestão de Pessoas pela Porto Business School (PBS), é também Técnica Superior de Segurança no Trabalho. ConsultorCom vasta experiência no setor de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, desempenha há mais de 18 anos funções no Grupo Águas de Portugal. Desde 2019, integra o Departamento de Sustentabilidade Empresarial da Águas do Douro e Paiva. Participante ativa em associações do setor, colabora com Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), como membro da Comissão Especializada da Qualidade da Água. Na sua experiência profissional inclui a implementação bem-sucedida de sistemas integrados de gestão nas mais variadas normas, bem como a elaboração de avaliações de risco e de Planos de Segurança da Água, contribuindo significativamente para a segurança e qualidade no setor.
António Sanfins, Eng.
Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e mestre em Engenharia do Ambiente pela mesma Faculdade. Pós Graduado em Gestão de Energia e Eficiência Energética pelo ISQ é Técnico Certificado pela ADENE no âmbito do Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e Auditor Interno certificado pela CERTIF no âmbito da Norma ISO50001. Consultor para ás áreas da energia, ambiente e sustentabilidade, foi técnico superior do IDITE-Minho, onde desempenhou funções de chefe de projectos do Centro de Tecnologias Limpas e do Ambiente,coordenador da área de energia e eficiência energética e, por último, de Coordenador Geral tendo, também, sido o responsável pela Spin-off do Instituto SmartProcess – Soluções de Energia e Ambiente, Lda.. Responsável por diversos trabalhos na área da energia, designadamente auditorias, planos de racionalização, projectos de recuperação de energia e análise de projectos. No domínio da investigação nos últimos anos tem realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de algoritmos para sistemas de suporte à tomada de decisão em sistemas de gestão de energia multi-variáveis. Foi também Professor convidado na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) leccionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharia do Ambiente e da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Águeda.
Carla Silva, Eng.
Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Segurança e Saúde no Trabalho. Atualmente, é Consultora e formadora nas áreas de Ambiente, SST e Qualidade. Possui 20 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira, produtos químicos, colas e revestimentos, alimentar, tratamentos de águas e águas residuais e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão de acordo com as normas de referência ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (ambiente) , ISO 45001 (SST) e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) – Cadeia da Responsabilidade; obtenção do Licenciamento Ambiental; realização de diagnósticos da conformidade legal (ambiental e SST) e elaboração de fichas de dados de segurança de acordo com as exigências do REACH e CLP. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros – Colégio de Ambiente.
Hugo Moreira, Eng.
Engenheiro Eletrotécnico – Automação e Sistemas, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, desde setembro 2003. Membro Efetivo da OE n.º 64930. Inscrito da Direção Geral de Energia e Geologia com o n.º 43226. Técnico reconhecido no âmbito do SCIE. Técnico Termografia – Cat. I pelo Infrared Training Center. Projetista de Redes de Gás. Operador Manutenção de 1996 a 2001. Assistência e montagem de instalações elétricas de baixa tensão, automatismos, grupos de bombagem para redes redes prediais de água e saneamento. Diretor Técnico, Gestor da Qualidade e Inspetor de ESP de GPL na Redispal até 2008, com as responsabilidades. Na supervisão sobre os Engenheiros Projetistas e Técnicos de Gás em todo os requisitos da Norma NP EN ISSO/IEC 17 020:2006. Desde 2008, Gestor de Projeto da Siemens, SA, no contrato de manutenção industrial na empresa Águas do Douro e Paiva, operando em instalações deexploração, tratamento, transporte e abastecimento de água. Com as principais responsabilidades e âmbitos de trabalho, na: Gestão e coordenação de projeto e trabalho de equipas de manutenção Preventiva, Corretiva e Preditiva. Projeção e preparação de materiais em obras novas, obras de melhoria e outras correções técnicas. Análise de falha e diagnóstico de equipamentos industriais. Eletricidade: Soft Starters, Variadores de Velocidade, Geradores, Iluminação, CCTV, Sistemas de Incêndio, Sistemas de Intrusão, Subestações, PT´s, Quadros BT/MT, Disjuntores de 60 kV, Motores de BT/MT, UPS´s, Rede de Comunicações, Termografia, Ensaio a Disjuntores e Relés, Centrifugas, Pontes Raspadoras, Ar Condicionado, Grupos Geradores, Ar Condicionado, etc. Instrumentação: Sistemas Pneumáticos, Clorómetros, Fluxómetros, Automação, Controlos de Pressão e Caudal, Transmissores e Sensores Níveis, Eletroválvulas, Válvulas Motorizadas, etc. Mecânica: Bombas Multicelulares, Bipartidas e outras, Eletrobombas Centrífugas e de Pistão, Desagregadores Centrífugos de sólidos, Eletroagitadores e Válvulas motorizadas, Variadores de Velocidade Mecânicos, Redutores e Sistemas de Transmissão. Motores Elétricos, Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos de acionamento de Válvulas, Comportas, Êmbolos, Pistões e outros sistemas mecânicos. Compressores Alternativos de Pistão e de Parafuso, Motores de Grupos Geradores, Motobombas e outros elétricos e a combustível. Análise avançada de diagnóstico de bombas, centrífugas, motores e outras máquinas.
Jorge Roxo, Eng.
Engenheiro Electromecânico, Pós-graduado em Gestão de Operações e Serviços Industrias, com 16 anos de experiência Industrial, em áreas como: Gestão da Manutenção, Gestão Fabril, Direcção Industrial, Gestão de Projetos e Gestão de Energia. Actualmente responsável pela área da manutenção industrial e de edificios, utilidades, projetos, SST & Ambiente e Logistica Interna, em Leça do Balio do GRUPO UNICER. Durante o período de quatro anos “Utilities Expert” do GRUPO CARLSBERG tendo realizados trabalhos como “Expert” na China, Suécia, Estónia, Indochina e Alemanha. Na Unicer, na área da eficiencia, desde 2009, responsável pelo projeto “Ensave” na área das Utilidades (eletricidade, energia térmica, ar comprimido, frio industrial, dioxido de carbono, água, etc) da área industrial e de edificios. A “caça” à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos “best-in-classe”. O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.
João Leigo, Dr.
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 – Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 – Environmental Management Systems; ISO 9001 – Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).
João Ramos, Eng.
Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) – opção de tecnologias de proteção ambiental. Pós-graduado em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) – ramo de tratamento de águas e águas residuais. É atualmente Coordenador de Exploração na empresa Simdouro, S.A., sendo responsável por um dos centros operacionais da empresa, com diversas infraestruturas de transporte e tratamento de águas residuais. Foi Coordenador de Operação na empresa Águas do Norte, S.A. Foi Responsável de Área na empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. Ao longo de mais de 20 anos de experiência neste setor obteve e aperfeiçoou competências em diversas áreas técnicas e de gestão de recursos na exploração de sistemas de abastecimento de água e de saneamento. Colabora regularmente com instituições de ensino superior na co-orientação de estágios e dissertações de mestrado relacionados com o tratamento de água e águas residuais.
João Vilaça, Dr.
Fez o MBA Executivo em Gestão de Empresas pela Porto Business School da Universidade do Porto e é licenciado em Microbiologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Diretor de Exploração da SIMDOURO, S.A. do Grupo Águas de Portugal, uma empresa de saneamento de águas residuais urbanas da região do Grande Porto, trabalhando na gestão das operações, dinamização de projetos de investimento, melhoria contínua de processos e coordenação de equipas multidisciplinares. Anteriormente desempenhou funções similares noutras empresas do Grupo Águas de Portugal dedicadas ao abastecimento de água e saneamento, tendo ainda exercido cargos técnicos em empresas privadas do setor da água e saneamento e em universidades. Ao longo dos 25 anos de experiência profissional nos sectores da água de abastecimento e de saneamento, dedicou-se em particular à melhoria da eficiência operacional, controlo e inovação dos processos de tratamento, eficiência energética, digestão anaeróbia, reutilização da água e mais recentemente aos gases com efeito de estufa. Neste período desenvolveu vários projetos de I&D, coorientou teses académicas e apresentou comunicações em congressos e seminários.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
Margarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella, bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
Nuno Pereira, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pela mesma Faculdade. Atualmente Diretor de Produção de Águas da empresa Águas e Resíduos da Madeira, com a responsabilidade da produção e transporte de água em alta em nove dos onze Concelhos da Região Autónoma da Madeira e tratamento das Águas Residuais em cinco Concelhos. Possui uma vasta experiência em gestão, manutenção e exploração de infraestruturas de transporte e tratamento de água, funções que desempenha há 27 anos. Possui uma vasta experiência na área da dessalinização da água do mar, desde a investigação iniciada com a tese de mestrado com o título de “Otimização da configuração de módulos enrolados em espiral em unidades de dessalinização de água do mar por Osmose Inversa” bem como no estudo de novas soluções implementadas ou em fase de implementação na Central Dessalinizadora do Porto Santo. Possuí experiência na área do projeto de unidades de dessalinização de água do mar por osmose Inversa, bem como de outros órgão de tratamento relacionados com esta tecnologia. Possuí ainda uma experiência acumulada de 24 anos como responsável técnico pela exploração, manutenção e projeto da central Dessalinizadora do Porto Santo.
Olinda Rocha, Dra.
Fundadora da “2action – Coaching e Consultoria Pessoal e Financeira”, especialista em alto desempenho pessoal e financeiro. Coach, formadora e consultora com sólida experiência em atividades da área financeira, fiscal, contabilística e pessoal, contribui através do desenvolvimento de competências para a excelência de empresas e pessoas. Adepta do conhecimento e da melhoria contínua, Licenciada em Gestão – Auditoria Financeira, Pós-graduada em Fiscalidade pelo ISAG, Pós-Graduada em Recursos Humanos pelo IESF, Membro da OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados, Licensed Practitioner de PNL pela Society of Neuro-linguistic Programming, Certificado por Richard Bandler, Certificação Internacional em Coaching pela Association for Coaching e Practitioner de CPS pelo IHTP, Certificação Internacional em Storytelling com James Mcsill. Sales Mastery – Alto Desempenho em Vendas e LEADER – Liderança e Motivação de Equipas pelo IHTP, Decifrar pessoas – Linguagem Corporal, Comunicação e Treino em Inteligência Emocional. Certificação em Happiness Manager pela H. Business School. Certificação em Leadership for Hapiness pela TEC Minho, U.Minho. Formadora Certificada pelo IEFP. Colaborou com a TVI, três anos, como Mental Coach na rúbrica “Mudança de Visual” do “Você na TV”. Voluntária na LACHG – Liga dos Amigos do Centro Hospitalar de Gaia.
Paulo Costa, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e posteriormente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Desde Maio de 2019, abraçou um novo projecto ligado ao sector industrial e de energia, na empresa Tecnitema, como responsável pelo desenvolvimento de novos mercados. Ao longo destes 26 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intraempresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido ( e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa “aproveite o dia!”.
Paulo Nico Casimiro, Eng.
Formação académica Mestrado em Engenharia dos Materiais, FCT/UNL Pós-graduação em Qualidade e Ambiente, ISLA Pós-graduação em Direito da Água, FD da Universidade de Lisboa Formação Avançada em Gestão Pública (FORGEP), INA Seminário de Alta Direção, INA Experiência profissional Diretor do Departamento de gestão de redes de Água, drenagem e logística dos SMAS de Almada Chefe da divisão de controlo da qualidade dos SMAS de Almada Coordenador da comissão especializada da qualidade da água (CEQA) da APDA Presidente da comissão sectorial da água (CS04) do IPQ Membro de: Comissão EU1 “águas de consumo” da EurEau Comissão técnica “esquema de certificação de materiais em contacto com água” da ERSAR Conselho Científico e do Conselho Consultivo da APDA Comissão Técnica de certificação de tubagens (CTC03) da CERTIF Conselho Consultivo do esquema de certificação de pessoas da Relacre Grupo de peritos nacionais de planos de segurança da água da ERSAR Conselho Editorial da revista online da APDA Coligação para o Crescimento Verde Grupo de trabalho da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca Fórum da Qualidade do IPQ Representante SMAS no Comité COST Action 637 (metais na água) da IWA
Pedro Rompante, Eng.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros). Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros). Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses). Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial). Formador certificado pelo IEFP. Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos. Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC. Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC. Consultor Independente de Manutenção. Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais. Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI. Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão; Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil. Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial: – Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril; – Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada; – Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção; – Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção; – Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção; – Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência; – Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção; – Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment. Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações: – Seleção, formação e orientação de equipas de operadores; – Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas; – Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento; – Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental; – Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados; – Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.
Vítor Pereira, Eng.
Licenciado em Engenharia Mecânica (pré-Bolonha), no Ramo Qualidade e Ambiente, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Qualificações e Formação adicional, entre outras: Gestão de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento (FUNDEC / IST), “Finanças para Não Financeiros” (Porto Business School) ou “Programa Avançado Energias Renováveis no Setor da Água” (Academia EPAL). Conta com mais de 20 anos de experiência profissional no setor do Ambiente, particularmente, na atividade de Abastecimento de Água em diferentes empresas e/ou unidades de negócio do Grupo Águas de Portugal. Ingressou em 1999 na Águas do Douro e Paiva, SA, onde desempenhou funções de gestão de exploração de Estações de Tratamento, gestão de Obras e Projetos, gestão de energia e exploração de Redes de adução e distribuição do Sistema Multimunicipal da Região do Porto (sistema “em alta”). Entre 2015 e 2021, assumiu a gestão das redes municipais de água e saneamento na Parceria da Região de Águas do Noroeste | Águas do Norte, SA.. Atualmente, é responsável pela gestão do sistema de abastecimento “em Alta” à Região do Vale do Sousa e participa enquanto Consultor em projetos da AdP Internacional, SA (Angola, Moçambique, Líbano e India).