Disciplinas Saber Mais
Gestão do Tempo e do Stress
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
Todos as pessoas têm capacidade de pouparem entre cinco a dez horas por semana. Para atingirem esta meta é necessário disciplina e comprometimento com os princípios básicos da boa gestão do tempo. É importante identificar a quantidade de tempo que está sob o seu controlo e concentrar-se nas atividades mais lucrativas. Identifique o seu ciclo de energia pessoal, estabeleça objectivos e planeie. Analise o modo como utiliza o tempo e determine os elementos chave do seu trabalho, isole e trate os desperdiçadores do tempo. Ao refletir sobre estas questões o seu stress diminui, e o seu dia a dia flui de forma mais eficaz e eficiente.
OBJETIVOS
- Compreender os desafios da gestão do tempo e do stress que regem o dia a dia das organizações.
- Identificar de que forma a melhoria da comunicação pode afetar a gestão do tempo e aumentar a sua produtividade.
- Compreender os erros cometidos na gestão do tempo
- Contemplar ações e técnicas de gestão do tempo
- Identificar fatores stressores e ações de gestão do stress
PROGRAMA
- Identificar processos de Comunicação positiva
- Como interagir assertivamente e de modo objetivo
- Princípios da escuta ativa e ser eficaz e eficiente na comunicação.
- Princípios da gestão do tempo
- Horário nobre
- Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
- Leis e princípios do tempo
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Princípios da delegação.
- Gestão do stress
- Tensão negativa, stress, burn out e workaholic – Quais as diferenças
- Eustress e distress
- Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
- Princípio dos 5’Ss
- Plano de ação para evitar o stress
MÉTODOS DE ENSINO:
Metodologia activa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.