Disciplinas Saber Mais

Gestão do Tempo e do Stress

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)

INTRODUÇÃO

Todos as pessoas têm capacidade de pouparem entre cinco a dez horas por semana. Para atingirem esta meta é necessário disciplina e comprometimento com os princípios básicos da boa gestão do tempo. É importante identificar a quantidade de tempo que está sob o seu controlo e concentrar-se nas atividades mais lucrativas. Identifique o seu ciclo de energia pessoal, estabeleça objectivos e planeie. Analise o modo como utiliza o tempo e determine os elementos chave do seu trabalho, isole e trate os desperdiçadores do tempo. Ao refletir sobre estas questões o seu stress diminui, e o seu dia a dia flui de forma mais eficaz e eficiente.

OBJETIVOS

  • Compreender os desafios da gestão do tempo e do stress que regem o dia a dia das organizações.
  • Identificar de que forma a melhoria da comunicação pode afetar a gestão do tempo e aumentar a sua produtividade.
  • Compreender os erros cometidos na gestão do tempo
  • Contemplar ações e técnicas de gestão do tempo
  • Identificar fatores stressores e ações de gestão do stress

PROGRAMA

  1. Identificar processos de Comunicação positiva
    • Como interagir assertivamente e de modo objetivo
    • Princípios da escuta ativa e ser eficaz e eficiente na comunicação.
  2. Princípios da gestão do tempo
    • Horário nobre
    • Método ABC e método UI, UNI, NUI e NUNI
    • Leis e princípios do tempo
    • Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
    • Princípios da delegação.
  3. Gestão do stress
    • Tensão negativa, stress, burn out e workaholic – Quais as diferenças
    • Eustress e distress
    • Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
    • Princípio dos 5’Ss
    • Plano de ação para evitar o stress

MÉTODOS DE ENSINO:

Metodologia activa, com recurso a brainstorming e exercícios práticos em grupo.

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