Técnicas de Assertividade
4ª Edição- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
Capacitar as pessoas participantes de técnicas de comunicação assertiva, com impacto nas suas relações laborais de em equipa.
Objetivos específicos:
- Identificar estratégias e técnicas de comunicação assertiva, que permita ao participante gerir - conversas difíceis;
- Identificar as características dos diferentes estilos comportamentais de comunicação interpessoal;
- Identificar técnicas de autocontrolo e a autorregulação das emoções para a influencia positiva;
- Identificar técnicas para lidar com os comportamentos negativos do outro.
- Comunicação interpessoal eficaz e eficiente (atenda ao cérebro reptiliano)
- Escuta ativa na comunicação
- Estilos comunicacionais
- A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Dimensões do comportamento assertivo
- Técnicas verbais: Disco riscado, edredão e DEEC,
- Saber dizer “não” de forma construtiva:
- Formular pedidos.
- Dar e receber feedback.
- Lidar com a crítica.
- Opiniões positivas: O feedback Sandwich. - Componente emocional da assertividade.
- Desenvolvimento da assertividade em cinco passos.
- Quadros Técnicos, Licenciados e Bacharéis, de qualquer ramo da Engenharia, que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções na área da Manutenção de Instalações Elétricas.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência