Preparar e Conduzir Reuniões
6ª Edição- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
No final deste seminário, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar a tipologia das reuniões;
- Planear uma reunião que evite desperdícios de tempo e traga mais resultados;
- Conhecer os diferentes estilos de condução de uma reunião;
- Reconhecer técnicas para animar e facilitar a participação.
1.1. Importância das reuniões na realidade organizacional
1.2. Tipologia e funções das reuniões – Os participantes
1.3. Qual a razão para reunir?
1.4. Comportamentos de liderança nas reuniões; Avalie a sua liderança de reuniões.
1.5. Principais tipos de reuniões de acordo com os objetivos
1.6 Quando realizar uma reunião.
1.7. Custos das reuniões.
2. As fases do planeamento das reuniões
2.1. Apresentação
2.2. Justificativa
2.3. Diálogo
2.4 Decisão
2.5 Linha de ação
3. Condução da reunião
3.1. A abertura da reunião
3.2. Os diferentes papéis e tipo de participantes.
3.3. Os ciclos de atenção e como geri-los
3.4. Cuidados a ter com a comunicação verbal e não verbal
3.5. Controlo da agenda
3.6. Pontos de síntese
3.7. O encerramento da reunião
4. Avaliação da reunião
4.1 20 pecados mortais das reuniões
4.2 Como implementar melhorias TOPO
- Engenheiros, diretores, chefes de equipa, RH e todos aqueles que tenham necessidade de convocar e gerir reuniões;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
- Acesso à plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência