Gestão da Manutenção sem Stress
3ª Edição- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado de Frequência
No final do Curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender os desafios da organização do trabalho e do stress que regem o dia a dia das organizações.
- Compreender os erros cometidos pela falta de planeamento
- Identificar fatores, ações e técnicas de gestão de situações potencialmente stressantes
Objetivos específicos:
- Aferir a importância da análise das prioridades
- O que é prioritário, urgente e importante
- Urgência e emergência.
- Como ganhar tempo com a matriz de Eisenhower no dia a dia de um técnico de manutenção de instalações elétricas.
- Identificar os fatores da delegação com responsabilidade
- Identificar os desperdiçadores de tempo
- Aferir a importância de controlar e/ou eliminar os desperdiçadores de tempo
- Definir stress: Tipos de stress – Eustress e distress
- Fatores indutores de stress e manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica.
- Vulnerabilidade ao stress
- Mecanismos de defesa contra o stress
- Manifestações de stress num técnico de manutenção elétrica
- Manifestações Psicológicas, comportamentais e fisiológicas
- Consequências do stress relacionado com o trabalho
- Consequências a nível individual e Organizacional
- Estratégias para lidar e/ou evitar o stress
- mecanismos de coping
- Método ABC e matriz de Eisenhower (tarefas Urgentes e importantes, tarefas Urgentes e Não Importantes, tarefas Não Urgentes e Importantes e tarefas Não Urgentes e Não Importantes) e método GTD.
- Desperdiçadores de tempo e plano de ação para ultrapassar
- Princípios da delegação.
2. Gestão do stress
- Tensão negativa e stress– Quais as diferenças?
- Eustress e distress
- Fatores stressantes, quantitativos e qualitativos do stress
- Plano de ação para evitar o stress
3. Boas práticas e melhoria continua TOPO
Esta Formação constitui uma Disciplina da 8ª edição da nossa Especialização em Manutenção de Instalações Elétricas. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
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