Disciplinas Saber Mais
Gestão do Trabalho e do Equilibrio Pessoal
Jorge Teixeira Pinto, Dr. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
A harmonização entre a vida profissional e vida pessoal é cada vez mais vista como condição favorável no alcance de níveis acrescidos de qualidade e produtividade no trabalho, através de maiores índices de satisfação e bem-estar. Segundo o workmonitor2023, um dos maiores estudos internacionais sobre tendências do mercado de trabalho, na resposta a “o que motiva o talento a nível mundial” o fator “worklife balance” ocupa o 2º lugar a nível global, logo após “salários e benefícios”.
A gestão de equipas a distância está a transformar-se na nova realidade, e esta situação necessita de uma atenção e de um cuidado constantes. Atualmente, as empresas devem ter presente a noção de que “digitalidade” e acompanhamento das pessoas e equipas a operar remotamente são duas faces da mesma moeda.
OBJETIVOS
Desenvolver conhecimentos, capacidades e atitudes no âmbito da gestão do trabalho e equilíbrio pessoal
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Reconhecer a importância da conciliação entre a vida pessoal e vida profissional
- Identificar boas práticas indutoras do bem-estar, promotoras de maiores níveis de qualidade e produtividade no trabalho
- Identificar e operar sobre as determinantes do trabalho a distância
PROGRAMA
- A gestão do trabalho e os desafios de uma equipa
- Suscetibilidade e níveis de stress
- Da tríade do tempo ao estabelecimento de roteiro para ação
- Equilíbrio entre a vida profissional e familiar (em vez de trabalho ou família)
- O que valorizam os trabalhadores vs. o que oferecem as empresas
- A conciliação família-trabalho nas empresas para além da parentalidade
- Organização das rotinas, isolamento e capacidade de foco em teletrabalho
- Paradoxo do teletrabalho – resultados de um estudo
- Desafios e boas práticas de conciliação
MÉTODOS DE ENSINO
Métodos predominantemente ativos, exercícios práticos e de aplicação com recurso ao trabalho individual e colaborativo.
Promoção da melhoria das competências de gestão do trabalho e equilíbrio pessoal através da partilha de boas práticas.