Disciplinas Saber Mais
Liderança Humanizada
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
A importância e a valorização das equipas onde se observa as necessidades de cada pessoa e se prioriza a comunicação empática são pergaminhos fundamentais para a prática da liderança humanizada.
Liderar tem o seu foco no atender às necessidades das pessoas e no cuidado com a qualidade de vida e o balanceamento entre a vida pessoal e profissional. Se queremos atrair, reter e manter talentos é importante que o líder reflita em otimizar recursos que humanizem o processo de trabalho e desenvolva um mind set direcionado para uma gestão mais colaborativa e confiável.
OBJETIVOS
Sensibilizar os participantes para o desenvolvimento das suas soft skills de liderança investindo em processos de gestão para atrair, reter e proporcionar à equipa conforto psicológico
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
Identificar competências de maior inovação na empresa, melhoria da cultura organizacional, maior impacto na tomada de decisão e na comunicação com os seus pares
PROGRAMA
- Características de uma liderança humanizada:
- No ambiente de trabalho
- Na interação entre pares
- Na estratégia global da organização
- Principais características de um líder humanizado:
- A importância da escuta ativa e da empatia
- Comunicação assertiva e positiva. A importância das emoções na comunicação
- Reconhecimento e comprometimento
- Liderar pelo exemplo:
- Os 4 pilares da liderança humanizada
- Técnicas para dinamizar a criatividade e a inovação
- A importância da liderança humanizada:
- Alinhar a gestão de competências com os resultados
- Dicas para a aplicar a liderança humanizada
- Processos de satisfação e motivação de pessoas
- Como criar uma cultura organizacional positiva:
- Os cinco desafios de uma equipa
- Processo de atração e retenção de talentos: Geração Y, Z e a entrevista sem CV:
- Os principais interesses destas gerações
MÉTODOS DE ENSINO
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas