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Boas Práticas de Comunicação e Feedback
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)INTRODUÇÃO
Ao praticar feedback eficaz a melhoria dos processos é imediata porque gera bons resultados quando escolhe o momento e cria um plano para um acompanhamento eficaz, eficiente e com efetividade. Prepare-se para lidar com situações difíceis e faça com o que melhor de si e dos outros venha á tona através da prática da assertividade e da comunicação positiva facilitadora. Estes são aspetos comportamentais a serem abordados neste Curso.
OBJETIVOS
Identificar técnicas de assertividade: Strokes, Sandwich, Disco riscado e Edredon
Utilizar a técnica DEEC da comunicação assertiva
Sensibilizar os participantes para a necessidade de acompanharem os assuntos com regularidade
Reconhecer um trabalho bem feito ou menos bem feito
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar formas de dar feedback quer o seu objetivo seja a resolução de problemas ou promover a mudança organizacional
PROGRAMA
Comunicação positiva e objetiva – A escolha das palavras
Estilos de comportamento – Qual o seu estilo?
Comportamento assertivo – A técnica DEEC da assertividade
Ouvir com empatia
Exprima a sua própria perspetiva assertivamente
A importância em dar feedback
Porque habitualmente as pessoas têm dificuldade em dar feedback?
Quais as situações em que o feedback é útil e quais as evitar?
Quais os comportamentos e características mais fáceis de influenciar?
Identificar a situações certas para dar feedback
Comparação entre feedback, acompanhamento e avaliação de desempenho
5 tipos para dar feedback construtivo negativo
Plano de ação e passos para resolver situações problemáticas
Lidar com pessoas pouco comunicativas e defensivas
Lidar com o chefe
Cultura do feedback
Alimente a cultura do feedback
Principais modelos de feedback
Qual a melhor forma de promover um bom feedback
Avalie se sabe dar e receber feedback
MÉTODOS DE ENSINO
- Metodologia de ensino expositiva, ativa e interativa