Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Pós-Graduação 9ª Edição
close

Alguns Testemunhos

8ª Edição



 

Cristovão Reis
Shipping & After Sales, Engineering Services
Efacec Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S.A.

Posso afirmar que a Pós-graduação em gestão de operações e serviços industriais do CENERTEC é uma formação de qualidade. Uma formação muito completa, dinâmica e interessante.Todos os formadores são profissionais experientes e muito dedicados em passar conhecimento de forme eficaz e cativante.
A partilha de experiências e conhecimentos entre os formandos é também digna de referencia. Apreendi tanto com os meus colegas como com os formadores.
Recomendo a todos, os que pretendam alargar e aprofundar conhecimentos na área industrial, esta formação.
Agradeço a todos os meus colegas, professores e equipa da Cenertec esta maravilhosa experiência.

 

David Oliveira
Eng. Mecânico
Quadrinova - Indústria de Produção Metálica

Foi um enorme prazer frequentar a pós-graduação de gestão de operações e serviços industriais. Ao longo de toda a formação fomos encontrando formadores com um grande conhecimento dos temas abordados. Tenho a certeza que o meu grau de conhecimento e desenvolvimento nestas matérias ficou bastante enriquecido.
É de salientar a diversidade de temas abordados que ajudam a ter uma visão global de todos os setores de uma empresa. Foi muito importante conhecer outras empresas e trazer de lá outras ideias e praticas. A rede de contatos estabelecida e a troca de experiências, entre formandos e formadores são uma grande mais valia.
Aconselho esta Pós-graduação dada a sua aplicabilidade no mundo empresarial.
Obrigado a toda a equipa do Cenertec, pela dedicação e entosiamo que nos receberam ao longo deste último ano.

 

Elisabete Nogueira
Diretora de Produção

Decidi fazer a pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais por sentir que, hoje é cada vez mais importante mantermo-nos atualizados.

A PG- GOSI do Cenertec é sem dúvida uma das formas de ampliar a visão de mercado e preparar a nossa capacidade de lidar com novas experiências e novos desafios. Foi muito proveitoso o fato de conviver com profissionais com os mesmos interesses e do mesmo campo de atuação, refiro-me não só aos excelentes formadores, como também aos digníssimos colegas, o que me possibilitou uma ampliação da minha rede de contatos.

Devo, ainda, referir que as visitas foram muito enriquecedoras.

 

Gil Ferreira Dias
Técnico Industrial
Corticeira Amorim

“Recomendo a Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais da Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia”
Quero iniciar o meu testemunho dando os parabéns a todos os colaboradores da Cenertec pelo excelente apoio, organização e dedicação demonstrada ao longo da Pós Graduação, edição 8.
Quando me inscrevi nesta PG os meus objectivos eram claros, aumentar o meu conhecimento na gestão industrial e abordar temas que estavam fora da minha área de formação (Gestão), procurava um conceito de formação diferente do “banco de escola” onde pudesse evoluir não só na parte teoria, mas adquirindo novos conceitos e exemplos práticos do cotidiano industrial.
Findos 9 meses, concluo que esta pós-graduação superou todas as minhas expectativas, a conjugação entre os módulos, seminários e visitas de estudo é muito bem conseguidas.
A componente pedagógica é bem dividida, aborda o essencial da parte teoria de cada um dos temas e conseguem fazer uma boa ligação com a parte prática, a dinâmica criada com os exercícios e exemplos torna a PG activa, se juntar ao programa a partilha de conhecimentos e experiencias de todos os formadores e formandos, faz com que a PG tenha sido uma experiência muito rica.
O conhecimento e os “bitaites” que cada um dos intervenientes foi dando ao longo das secções foi extremamente enriquecedor, permitiu desenvolver novos conceitos, aprender novas formas de trabalhar, perceber outras formas de reagir às adversidades.
Resta-me agradecer aos meus novos amigos (formandos e formadores) por esta magnífica temporada, à Cenertec desejo a continuidade e aposta na boa formação.

 

Gonçalo Monteiro
Corporate Logistics Manager
COFICAB Group

Perseguia esta pós-graduação desde há vários anos, acho que desde a 1ª edição.
Tinha prometido a mim mesmo fazê-la e por várias vezes adiei, maioritariamente devido à dificuldade em conjugar a minha vida profissional com os dias de estudo, porque em muitas das semanas tinha necessidade de me deslocar ao estrangeiro, por períodos longos, impossibilitando-me de participar em muitas das aulas e seminários, ou mesmo nas várias visitas a empresas, um dos meus objetivos para fazer benchmarking.
Felizmente em 2016 resolvi inscrever-me, delegando parte das minhas tarefas e deslocações aos elementos da minha equipa e em boa hora o fiz, pois todos saímos a ganhar.
O curso superou as minhas expetativas, aprendi muito nas aulas e seminários, com formadores de topo que dominam a matéria, exigentes e muito empenhados.
Quanto às visitas a empresas, para mim funcionaram como a cereja no topo do bolo, verdadeiramente imperdíveis, as quais aconselho vivamente!
Em cima de tudo isto, tive a felicidade de integrar e conviver com a “Magnífica Equipa”, da qual passei a sentir saudades, assim que as aulas terminaram J.
Por último, mas não menos importante, uma palavra sincera de agradecimento à organização e suporte da Cenertec, que foram excecionais nas várias fases da pós-graduação, sempre presentes quando necessário.

 

Nuno Santos
Responsável de Logística
Bernardo da Costa

Esta Pós-graduação foi excelente, muito bem organizado por parte da CENERTEC onde foram incansáveis no bem estar dos formandos, foi uma experiencia muito boa de onde tirei muitos conhecimento para melhorar o meu desempenho a nível profissional, conheci também pessoas muito boas e com experiencias diferentes de onde podemos também tirar algumas ideias e conhecimento, foi quase 1 ano, foi cansativo mas conheci uma nova e excelente família,
O meu obrigado a todos.

 

Tiago Ramos
Técnico de Planeamento de Produção
Prifer - Indústria de Moldes

No geral, avalio esta experiência como bastante positiva e enriquecedora. A PG-GOSI provou conter módulos e seminários multi-disciplinares de grande interesse, com formadores de qualidade, que me permitiu adquirir conhecimentos de outras realidades a nível industrial,assim como um conjunto de boas práticas em diversos domínios válidas não só em contexto profissional, como pessoal.
As visitas às empresas desempenham aqui um papel importante pois permitiu-nos ver “in loco” muitos dos conceitos discutidos durante os módulos.
Outro aspecto de valor a referir, é a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos entre formandos e formadores dentro e fora de aula, demonstrando-se assim um espaço aberto e não regido meramente pelos seus conteúdos programáticos.
Nesse sentido, felicito o corpo docente e a organização do Cenertec pelo trabalho desenvolvido.
Queria também felicitar e agradecer à “magnífica equipa” pela dinâmica, camaradagem e esforço destes últimos meses. Muito obrigado!

 

Vasco Coelho
Responsible of the Industrial Area
CIN Industrial Coatings, S.A.

Quando ponderei a realização de uma acção de formação que pudesse contribuir para o meu enriquecimento pessoal e profissional, procurava uma que fosse para além de “chavões ou títulos pomposos”. Uma análise aos conteúdos e organização da PG-GOSI da Cenertec indiciou-me que poderia aqui ter o que procurava.
Agora muito me apraz testemunhar que a decisão foi a acertada. A realização desta PG-GOSI mostrou-se um excelente meio de aprofundamento e consolidação de conceitos, numa organização muito envolvente, conseguida pelo empenho e comprometimento de toda a equipa Cenertec. Este ambiente permitiu que a experiência fosse ainda mais enriquecida pelo contacto e partilha com colegas das mais diversas e distintas áreas, e com formadores experientes e capazes.
Além de bem conseguida em termos de conteúdo programático, esta PG tem um excelente equilíbrio por conseguir complementar a vertente lectiva com um leque bem abrangente e interessante de visitas a unidades industriais de referência, sempre promovendo a abertura e partilha para crescimento mútuo.

7ª Edição



Carla Ramos
Supply Chain
Molaflex, Colchões, SA

A ingressão na pós-graduação em gestão de operações e serviços industriais, foi muito interessante, excedendo as minhas expectativas, , essencialmente pela vertente teórico-prática, que permitiu a interação com outras realidades empresariais, podendo desta forma, a troca de experiências e a obtenção de sinergias.
Também saliento a boa escolha modular e qualidade do corpo docente, assim como da organização do CENERTEC, em particular um agradecimento especial ao Professor Albino Reis, que foi o motor para a elevada motivação e entusiasmo de quem fez parte integrante desta formação.

Carlos Marques
Engenheiro Mecânico

Quero aproveitar esta mensagem para agradecer toda a atenção e carinho dispensados pelo CENERTEC, principalmente nas pessoas do Sr. Prof. e da Cláudia Salgado que corresponderam a todas as solicitações, dúvidas e dificuldades, com grande profissionalismo, entusiasmo e simpatia. E ainda, pegar numa ideia expressa de um amigo, para referir que fiz amigos. Muitos e bons. Para quem estarei sempre disponível.
A opção pela Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do CENERTEC saldou-se por um balanço muito positivo uma vez que os objectivos a que me propus foram atingidos satisfatoriamente.
A ideia centrava-se em actualizar e melhorar know-how técnico, abordar áreas distintas daquela em que desenvolvo actividade profissional e alargar network de contactos profissionais. Em todas estas vertentes reconheço uma mais-valia na frequência deste curso.
Em termos letivos penso que este se encontra bem construído, com um vasto leque de áreas leccionadas através de módulos e seminários. O conjunto de formadores está perfeitamente a altura do desafio.

Eduardo Flores
Chefe Produção
Roca SA

Não é fácil traduzir em poucas palavras a experiência de um ano lectivo no Cenertec, contudo deixo uma mensagem, que resume de uma forma simples a Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais:
Um curso completo. Bem estruturado. Com qualidade, conferida por um conjunto de docentes de excelência, com quem aprendi fazendo. Obtive e aprofundei um conjunto vasto de conhecimentos que me alargaram a visão e me conferem uma nova perspectiva de ver a minha vida pessoal e profissional. Fiz amigos. Saibam que estarei sempre ao vosso dispor.

Inês Neto
Operations Controller
Kosan Crisplant Portugal S.A.

Não podia deixar de dar o meu testemunho em relação à minha nova "família". Sou Licenciada em Contabilidade e Administração com mestrado em auditoria financeira , por aqui se pode concluir que poucos ou nenhuns conhecimentos tinha da realidade industrial.
Esta pós-graduação fez-me crescer como profissional na medida em que me sensibilizou que a gestão das operações é o coração financeiro e económico das organizações e que sem conhecermos os processos , as dificuldades , não conseguimos identificar , avaliar e resolver problemas. Fez-me crescer pessoalmente pelo convívio com uma equipa de formandos excecionais ao qual partilhamos experiências e soluções e um corpo docente de excelência.
Saliento o interesse dos conteúdos programáticos e diversidade de temas desta pós-graduação complementados com seminários e visitas a empresas de nome e exemplo no mercado. Por fim agradeço em especial ao Professor Doutor Albino Reis pelo o seu carisma e liderança , Dr.ª Raquel Reis e Claudia Salgado pela organização e prestigio do CENERTEC.

João Conceição
Encarregado de manutenção - Responsável pelo Polo de Manutenção do Polo do Lis
Águas do Douro Litoral - Grupo Águas de Portugal

Foi um enorme prazer fazer parte desta Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Achei que o curso de uma maneira geral foi bem estruturado e muito completo. Não posso deixar de dizer, que de todo o grupo eu era talvez o que menos conhecimentos tinha em todas as matérias, tentei com a ajuda de todos e os meus colegas dar o meu melhor. Devo realçar que encontrei no grupo pessoas com grande experiência profissional e que aprendi muito com todos eles, tenho a certeza que fiz amigos. Os docentes foram excelentes, aprendi muito com eles e incentivaram-me a colocar em pratica o que iam leccionando. Em alguns módulos foi difícil acompanhar mas compreendo que o tempo por vezes era escasso.
Como já referi anteriormente, aprendi muito e espero colocar em prática quer na minha vida pessoal quer na profissional.

Jorge Vieira
Diretor de Operações
ACCO Brands

Encontrei na Pós-graduação em gestão de operações e serviços industriais do CENERTEC uma formação de qualidade, abrangente e bem estruturada, com os modulos intercalados com os seminários e as visitas. A partilha de conhecimento e experências com os formadores e colegas foi muito positiva. Recomendo a todos aqueles que desejam tornar as suas organizações mais competitivas. Agradeço a toda a equipa do CENERTEC pelo profissionalismo e disponibilidade desmonstrada ao longo destes 10 meses. Um especial obrigado ao Prof. Albino Reis pelo entusiasmo e dedicação.

Manuel Barros
Gestor de Projeto
Probiomass - Biomassa Unipessoal

A pós CENERTEC GOSI aborda várias áreas do dia a dia de uma empresa, permitindo compreender o funcionamento global de uma empresa.
Este conhecimento aliado à partilha de conhecimentos e experiências dos participantes juntamente com as relações criadas são de uma mais valia inestimável.

Maria João Mortágua
Engenheira de Processo
Caetano Aeronautic

A pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais foi sem dúvida um grande input na minha carreira. Para além de todo o conhecimento técnico partilhado entre formadores e formandos, absorvi toda a experiência profissional que possuímos e que nos deu uma maior capacidade de resolução de problemas.
Quando frequentamos uma pós-graduação no CENERTEC temos acesso a toda uma capacidade de partilha que não temos em mais lado nenhum. Esta capacidade de juntar conhecimento e praticar um método de ensino flexível que permite uma aproximação entre todos priorizando assim dúvidas e problemas pessoais, permite concluir um ano de estudos com muito mais do que certificações, mas sim com um sentimento de realização pessoal e profissional.
Neste momento encontro-me a ingressar num projeto de Lean no qual sei que serei bem-sucedida porque ao longo da pós-graduação adquiri conhecimentos preciosos bem como contactos essenciais para um apoio que me seja necessário.
Termino esta formação com a certeza de que voltarei ao CENERTEC para futuras formações.

Nuno Carvalho
Dep. Compras e Subempreitadas
Construções Gabriel A. S. Couto S.A.

A minha inscrição na Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI), tinha como objetivo, a obtenção de conhecimentos na área da gestão e organização industrial, que a minha formação de base em engenharia civil não proporcionou. Pretendia uma formação de vertente operacional que me transmitisse conhecimentos e instrumentos para utilizar no dia a dia. Depois de terminada a formação posso confirmar que a PG-GOSI correspondeu às minhas expectativas.
Os temas abordados nos módulos abrangeram todas as áreas da indústria. Os formadores, com competência técnica e vasta experiência operacional, mostraram um conhecimento profundo dos problemas, partilharam soluções, boas práticas e ferramentas que me vão ser úteis para o meu futuro profissional. As visitas permitiram ver implementadas as boas práticas e foram um importante complemento da formação teórica.
A partilha de experiências com os colegas, provenientes de realidades e áreas diferentes, possibilitou abordar dentro de cada módulo, situações totalmente diferentes, o que valorizoua aprendizagem.
Por fim agradecer a toda a equipa da Cenertec, pela organização da Pós-Graduação e constante preocupação para que tudo corresse pelo melhor.

Ricardo Silva
Diretor Operações
MOLAFLEX, SA

Há um ano estava eu a fazer alguma pesquisa no ambito de formação profissional, procurando aprofundar os meus conhecimentos e conhecer novas realidades, e eis que surge por e-mail a Pós-Graduação em Gestão de Operaçoes e Serviços Industriais do Cenertec, acente numa base diferente, motivadora e eficaz.
Chamou-me desde logo á atenção pela forma como estava bem estruturada, com disciplinas que iam ao encontro do que procurava e algo inovador, que devo ser sincero, foi o que me despertou para avançar, as visitas a Empresas de renome para ver “in loco” a aplicação do que iriamos abordar nas várias disciplinas.
Ao longo da Pos-Graduação fui claramente surpeendido pela experiência e forma de transmitir os conhecimentos por parte dos Formadores, que com o “saber Fazer”, foram-me cativando e motivando para cada vez mais procurar o conhecimento.
O grupo dos “magníficos 21” foi ficando cada vez mais unido, o que permitiu também, que os finais de tarde de sexta feira e sabados de manhã fossem diferentes, sempre com uma boa oportunidade de contactos e de troca de conhecimento.
Obrigado ao Prof. Dr. Albibo Reis e a toda a equipa do Cenertec, que com o seu entusiasmo e dedicação conseguem passar aos formandos uma motivação extra, rumo ao conhecimento.

Rui Orfão
Responsável pela Delegação Leiria
SNC – Sistemas de Controlo Numérico, Lda.

O Cenertec está de parabéns pela forma como conseguiu juntar nesta pós-graduação uma equipa de formadores que nos faz respirar experiência, tal é a forma natural como nos transmitem conhecimentos e boas práticas.
Foi efetivamente um bom investimento na minha formação e sem duvida que melhorou a minha forma de ver a gestão e de a praticar no dia-a-dia.
A PG-GOSI possui um currículo muito alargado e completo lecionado de uma forma que privilegia a troca de experiências dos formandos, complementada de forma excecional pela quantidade e qualidade das visitas a empresas de referência.
Recomendo!!!

Rui Pereira
Biólogo, Co-fundador e responsável de produção
ALGAplus, Lda.

A minha frequência na 7ª edição da pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços industriais superou as minhas expetativas. Confesso que devido à minha formação académica na área da Ciências Naturais, e dados os conteúdos da pós-graduação, tinha algum receio de que a falta conhecimentos técnicos mais da área da engenharia tornassem o curso difícil de acompanhar e que acabasse por tirar pouco proveito do mesmo. Lembro-me mesmo que antes de oficializar a minha inscrição partilhei estas minhas dúvidas com o Prof. Albino Reis. Na verdade esses receios revelaram-se infundados, não por qualquer tipo de facilitismo ou superficialidade mas antes pela forma como todo o curso está estruturado e acima de tudo pelas capacidades pedagógicas do corpo de formadores. Destaco por isso alguns aspetos de entre vários que poderia referir: 1) a diversidade dos temas abordados ao longo do ano; 2) a boa organização de todo o curso; 3) a qualidade dos formadores (capazes de se adaptar tanto ao aluno já com conhecimentos técnicos avançados e apenas a fazer uma “revisão das matérias” como ao aluno à procura de obter as primeiras bases nestas áreas, não sendo eu o único caso); 4) as visitas de estudo, bem planeadas e diversificadas são sem dúvidas uma grande mais-valia desta pós-graduação (aliás, quer pela relevância das empresas a que tivemos acesso quer pela forma como fomos recebidos nas mesmas, estas visitas parecem-me também um sinal claro do prestígio deste curso, da Cenertec e dos seus responsáveis).
Por todas as razões apontadas a minha participação neste curso foi sem dúvida uma aposta ganha e não tenho dúvida que os conhecimentos aqui obtidos me serão muito úteis tanto no plano profissional como pessoal. Resumindo, e para os futuros candidatos: “Recomendo sem qualquer restrição”.

Sérgio Moreira
Métodos e Tempos

Inscrevi-me na Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais com o objectivo de aprofundar e actualizar os meus conhecimentos nesta área, e após este percurso formativo posso dizer que as minhas expectativas foram superadas.
Um curso bem estruturado, composto por módulos e seminários com conteúdo de qualidade e aplicabilidade no dia-a-dia da gestão das operações. A forte componente pratica deste curso é um factor diferenciador em relação a outras formações. É de salientar a equipa de formadores com larga experiência e conhecimento sobre os diversos temas abordados. As visitas de estudo a várias empresas permitiram o contacto com outras realidades e que são um exemplo de boas práticas nas áreas onde actuam.
Só me resta desejar sucesso à equipa Cenertec.

Vânia Leite
Gestão de Encomendas – Departamento de Vendas
Metalúrgica Metauto, Lda.

A minha opção pela pós-graduação em gestão de operações e serviços industriais revelou-se a melhor decisão numa altura em que redefini a minha carreira. Não tendo eu formação nem em engenharias nem em gestão, encontrei neste curso a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos sobre vários temas que têm aplicação no meu dia-a-dia na empresa. O curso é muito completo, objetivo e além dos professores serem todos muito bons comunicadores e nos ensinarem como transpor as boas práticas para a realidade de cada um, temos ainda a enorme oportunidade de beneficiar de uma partilha entre colegas de curso que nos dá espaço a reflexão sobre as nossas práticas em comparação com o que se pratica nas outras empresas. O balanço que faço no fim desta etapa é definitivamente muito positivo.

 

Anónimo (por razões pessoais)
Director Produção
Sector Metalúrgico

Os objectivos que havia estipulado para este curso foram cumpridos. O plano de estudos está em linha com a realidade e exigência com que as empresas se deparam actualmente ao nível da GOSI. Na generalidade, os formadores demonstraram ao longo das sessões experiência e conhecimento da realidade das organizações de hoje em dia, facilitando a aprendizagem e promovendo a partilha de experiências. Espero agora ter tempo e espaço para levar a cabo e implementar, na minha vida profissional, alguns destes ensinamentos, "atitude" e metodologias. Por fim referir que recomendaria esta pós-graduação em GOSI a todos os profissionais que pretendam melhorar a sua performance, aumentar o seu nível de conhecimentos e enriquecer a sua rede contactos e de partilha de experiência.

6ª Edição



Filipa Pereira
Responsável de Exploração e Monitorização
CITRUP, Lda.

Frequentar a pós-graduação em gestão de operações e serviços industriais possibilitou-me ter contacto com a realidade industrial, aprofundando conhecimentos complementados com as pertinentes visitas a vários tipos de empresas industriais. Possibilitou-me enriquecer e atualizar conhecimentos na área industrial.
Esta formação excedeu as minhas expectativas não só pela qualidade dos conteúdos e pertinência dos módulos que a compõem bem como pela qualidade dos formandos selecionados que a complementam através da troca de experiências. Saliento o profissionalismo do corpo docente, da organização do CENERTEC e em especial do Professor Albino Reis que com o seu contagiante entusiasmo e carisma marcam quem o conhece.

Hugo Gomes
Responsável da Manutenção
Moutinho & Moutinho, Lda.

Desde já quero dar os parabéns pelo rigor da organização e o conteúdo dos programas lecionados.
A Pós Graduação de Gestão de Operações e Serviços Industriais constitui uma excelente oportunidade a quem pretende atualizar conhecimentos e técnicas que, de facto, são essenciais para o desempenho profissional no domínio industrial.
Tive o privilégio de conhecer e conviver com colegas e docentes que transmitiram experiências e conhecimentos com interesse. As visitas de estudo realizadas ao longo do curso, foram muito enriquecedoras pois permitiram contactar com outras realidades e tirar exemplos de boas práticas.

Isabel Pinto
Auditora Financeira

O CENERTEC permitiu-me contactar com a realidade das operações e serviços industriais a um detalhe, que à partida, não estava à espera. Trabalhando em auditoria financeira, a frequência desta pós-graduação sensibilizou-me para os impactos económicos e financeiros que a gestão de operações poderá ter nas demostrações financeiras das empresas. O Professor Doutor Albino Reis criteriosamente reuniu um corpo de formadores excepcionais, que sabem fazer e sabem ensinar.
A organização modular dos diferentes temas intercalada com seminários e visitas de estudo a empresas nacionais e multinacionais de referência permitiu uma motivação muito forte do grupo. Encontrei nos meus colegas profissionais com funções relevantes nas empresas onde trabalham e cuja partilha de experiências seguramente perdurará.
Recomendo a frequência desta Pós-Gradução pelas possibilidades de aprendizagem, de enriquecimento pessoal e profissional.
Finalmente agradeço ao Professor Doutor Albino Reis pelo acompanhamento e partilha da sua vasta experiência, assim como à restante equipa do CENERTEC e à Cláudia pelo apoio sempre presente.

José Alves
Chefe de Serviço da Manutenção Geral
Yazaki Saltano de Ovar

Trabalho numa Empresa, do ramo Automóvel, onde as exigências são muitas. Daí, a procura constante, de aprendizagem de novas ferramentas de trabalho, para podermos ser mais competitivos.
Como responsável pela Manutenção Geral, também tenho necessidades de ser mais competitivo e a procura incessante de novas ferramentas, novas técnicas, novas experiencias. Um certo dia ao ler Emails, saltou-me à vista um em especial da CENERTEC. Li com muita atenção e quanto mais lia, mais entusiasmado ficava. Pensei; “É ISTO MESMO QUE EU PRECISO”.
Surgiram-me dois dilemas, um, era se eu o podia frequentar, visto não ter um curso Superior e o outro foi, o investimento monetário. Passado o primeiro teste, tinha de fazer um sacrifício para frequentar a Pós-graduação. Com o início do curso, comecei a aperceber-me, que tinha feito a escolha certa. A estruturação do curso, foi feita ao pormenor, a escolha dos temas, assim como, como a escolha dos formadores e mesmo as visitas de estudo. Quanto aos formadores, provaram ter vastos conhecimentos teóricos e práticos, fazendo-se acompanhar de temas interessantes e dando exemplos do grande conhecimento laboral (em cada área, que leccionaram) e sempre prontos a tirarem duvidas e a prestar esclarecimentos. Para além de sermos, uma turma, a troca de experiencias trocada, entre formador e formandos, foi deveras proveitosa, visto termos muitas pessoas convidadas (e de diversas áreas laborais), para os diversos temas apresentados.
Com os conhecimentos adquiridos, vejo certos problemas de outra maneira, parecem mais fáceis de resolver. Como achei uma experiencia muito gratificante, aconselho a quem tenha possibilidade de o, ou os poder frequentar, conforme a área de cada pessoa. Por fim quero agradecer a colaboração, que foi prestada, pela fabulosa equipa da CENERTEC, em especial, ao Sr. Professor Albino Reis e à sua assistente Srª. Dª. Cláudia Salgado.

José Alves
Diretor Industrial
Panrico, Produtos Alimentares, Lda.

Sou Licenciado em Engenharia Mecânica – ramo Gestão de Operações, com experiência na área alimentar, área química, manutenção industrial e gestão de operações e sempre procurei ao longo da minha carreira complementar e actualizar os conhecimentos adquiridos profissionalmente e de base académica com formações relevantes na minha área profissional. Pareceu-me imediatamente, após o convite o Professor Albino Reis, que a Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais seria uma destas formações que procurava. Não me enganei e na generalidade os módulos abordados corresponderam completamente á minha expectativa tendo em conta a carga horária atribuída a cada um deles e a experiência profissional dos formadores. Muitos dos formadores destacam-se claramente nas suas áreas de conhecimento e profissionais pelo que o sucesso dos seus módulos estava á partida garantido.
É claramente uma Pós-graduação que aconselho para quem queira, de uma forma prática e ajustada à disponibilidade horária, renovar conceitos, voltar a desafiar conhecimentos e preparar a realização de projectos profissionais que necessitem de fundamentos técnicos os quais ao longo da nossa vida profissional necessitam ser renovados.

Paulo Oliveira
Responsável Produção Porto
Manitowoc Crane Group Portugal

Foi com grande prazer e entusiasmo que frequentei a 6ª edição da vossa pós graduação de gestão de operações e serviços industriais. Ao longo de toda a formação fomos encontrando um leque de formadores muito creditados e com um grande conhecimento dos temas abordados, temas esses de grande interesse para a actividade que estou inserido. Após 10 meses, tenho a certeza que o meu grau de conhecimento e desenvolvimento nestas matérias ficou bastante enriquecido. Claro que tudo isto só foi possível porque o nível dos formadores era elevado, a instituição Cenertec esteve sempre connosco em todos os momentos prestando um apoio importantíssimo e sem esquecer o grupo de colegas que encontrei, simplesmente fantástico.
Um obrigado e um grande abraço a todos os que me acompanharam nesta 6ª PG-GOSI.

Rita Morgado Alves
Gestão de Produção
ADIRA Metal Forming Solutions

Sou formada em Eng. Mecânica e desde algum tempo que sou responsável pela produção. De modo a alargar os meus conhecimentos fui desafiada a frequentar a PG-GOSI, que desde logo não hesitei em aceitar.
O saldo é muito positivo, excedendo em tudo as minhas expectativas, desde os temas abordados, às visitas, aos seminários, abrangendo uma panóplia de temas que estão em linha com os planos de desenvolvimento das empresas actualmente. É de salientar a vasta experiência apresentada pelos formadores, enriquecendo assim a transmissão de conhecimentos. No grupo de trabalho (Colegas e Formadores) encontrei a amizade, camaradagem e espírito de entreajuda entre nós, revelado até ao último instante, foi excepcional.
Por último uma palavra de gratidão a toda a equipa do CENERTEC, em especial ao Prof. Doutor Albino Reis e Cláudia Salgado, foram incansáveis na preocupação demonstrada com o decorrer dos trabalhos durante a Pós-graduação e nas melhorias a implementar.
Felicidades à 7ª edição.

Sílvia Loureiro
Gestão de Operações
Tecniforma - Oficinas Gráficas, SA

A minha entrada no mundo industrial foi um pouco repentina e sem preparação prévia. Houve a necessidade de preencher uma vaga e eu, que desempenhava tarefas administrativas e de contabilidade, dei por mim no meio de máquinas e tarefas industriais que desconhecia. O conhecimento que fui adquirindo era empírico e tinha como base o conhecimento dos colaboradores que, embora de extrema importância, é parco em estratégia e processos de gestão. Decidi fazer uma licenciatura em gestão de empresas, convencida que era o que precisava para melhorar o meu desempenho e alargar os meus conhecimentos. Esta licenciatura serviu, sem dúvida, para alargar conhecimentos de gestão, mas não para melhorar o meu desempenho dado que são conhecimentos muito abrangentes e com pouca aplicação ao que realmente interessa, tornar as empresas eficazes e, acima de tudo, eficientes. Percebi que tinha de fazer algo mais. Pesquisei, durante algum tempo, formações na área da gestão de operações, mas todas induziam para conteúdos livrescos e demasiado académicos.
Quando surgiu, na lista de emails por ler, o email do Cenertec sobre a 6ª edição da PG-GOSI, soube que tinha encontrado “a luz ao fundo do túnel”. Nesse dia, cheguei a casa e fui analisar todo o programa, as disciplinas, os formadores, os conteúdos e fiquei entusiasmada, percebi que tinha encontrado o que precisava.
Volvidos os 10 meses de formação, o sentimento é de completa realização. Encontrei mais do que estava à espera. Encontrei um conhecimento alargado sobre a indústria, sobre os seus problemas e soluções; encontrei uma larga experiência, nos formadores, nos colegas e em todas as pessoas presentes nos diferentes módulos e seminários. O conhecimento e experiência dos formadores foram cruciais para uma correcta aprendizagem e é um factor diferenciador em relação a outras formações. As visitas de estudo complementam muito bem o conhecimento adquirido nos módulos e seminários. Poder ver, em loco, como se organizam e gerem grandes empresas do nosso país, foi fundamental para perceber que é possível, num país conotado pela pouca produtividade e falta de visão dos gestores, existirem empresas produtivas, com boas condições de trabalho e lucrativas.
Na minha opinião, esta pós-graduação é um sucesso. Um sucesso que é garantido pelos conteúdos estruturados e bem pensados e pelo desempenho excelente de toda a equipa do Cenertec. O meu muito obrigado ao Professor Albino Reis pelo excelente trabalho como mentor deste projecto vencedor e pelo acompanhamento constante e preocupado que nos fez ao longo destes 10 meses. Obrigada à Professora Raquel Reis pela simpatia e apoio que sempre disponibilizou e, por fim, um SUPER AGRADECIMENTO à Cláudia que, com a sua competência, organização e inexcedível simpatia, me ajudou a ultrapassar as dificuldades e a superar o cansaço.
Bem-haja a todos!

Valdemar Oliveira
Engenheiro do Ambiente

Gostaria de agradecer a oportunidade de ter frequentado a 6.ª Edição da Pós-Graduação de Gestão de Operações, do CENERTEC. Tomei conhecimento por um acaso, e acompanhei o lançamento do programa e dos conteúdos desta edição. Muita expectativa para perceber o que seriam os novos conteúdos e quais as mais-valias para a minha formação pessoal e a sua aplicação na vida profissional. Posso confirmar que desde a primeira sessão, as matérias foram transmitidas por formadores com muita experiência e conhecimento da realidade das organizações, com provas dadas na aplicação dos procedimentos e metodologias. A impressionante aplicabilidade do pensamento e do conteúdo transmitido ao dia-a-dia de muitas organizações, demostra que vale a pena pagar quando se aprende, e, quando o pensamento evolui sobre muitas matérias não abordadas, anteriormente, ou desconhecidas para a minha área de formação base.
Julgo que para explicar esta abordagem, nada melhor que confirmar a aplicação de pensamento profissional qualificado e os métodos mais actuais de gestão. As 12 visitas efectuadas a diversas empresas de referência nacional e internacional, mostram que estar na vanguarda do pensamento e dos melhores métodos pode trazer sucessos.
Neste percurso formativo ao longo de mais de 10 meses, não posso deixar de enaltecer a dedicação e empenho da direcção pedagógica, para além do conforto das salas de formação e todo o apoio logístico e administrativo do CENERTEC.
E como estamos rodeados de pessoas durante este tempo, para além da espectacular troca de opiniões e de experiências com os formandos residentes e não residentes (têm de fazer a PG para perceber) o melhor que fica é o convívio, e as relações de amizade que ficam nas memórias de cada um. Boa continuação em busca de mais sucessos!

5ª Edição



Daniel Reis
Diretor de Produção
Policrosis, Lda.

Sou formado em Eng. Mecânica e desde algum tempo atrás, fui aceitando desafios ao nível da gestão de produção cada vez maiores. Vi nesta pós graduação uma oportunidade de refrescar alguns conhecimentos e adquirir outros completamente novos na área de gestão da produção.
Devo salientar que o saldo é muito positivo, tendo-me deparado com um planos de estudos que está em linha com os planos de desenvolvimento das empresas actualmente. Um aspecto a ter em conta é a vasta experiencia apresentada pelos vários formadores, o que enriquece a transmissão de conhecimentos. Abordando temas inovadores que vão desde a melhoria contínua, como o Lean e o Kaizen, até outros mais de base com o licenciamento ambiental e a importância do ISO9001, conseguiu-se de uma forma bem sucedida, trabalhar todas as áreas com as quais um gestor de produção lida diariamente.
Por último uma palavra de gratidão à equipa do CENERTEC, especial mente ao Prof. Albino Reis, pela sua partilha de experiencia de vida e à Cláudia Salgado, pela organização tão bem conseguida e pela preocupação constante para que tudo corresse de acordo com o planeado. Votos de sucesso para a 6ª edição!

José Carlos Pires
Encarregado
Correia & Correia, Lda.

Gosto de desafios, e a frequência da Pos graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI), teve para mim total importância. A partilha de conhecimentos dos Formadores, associada à experiência dos formandos criou em mim uma visão diferente do conceito Gestão. A visita a empresas que aplicam algumas das ferramentas debatidas, permitem uma visão clara dos conceitos que aprendemos. Por todas as mais valias que trouxe comigo, agradeço à excelente organização do Cenertec.

Manuel Pedro Guimarães
Business Consultant
VP Consulting

"Um passo certo no caminho da excelência operacional."
A frase que escrevi acima sintetisa de forma eficaz a minha opinião sobre a 5ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais organizada pelo Cenertec. De facto é de excelência operacional que se fala em cada módulo leccionado, em cada palavra transmitida por cada formador, dentro da sua área de especialidade e em cada experiência partilhada entre colegas e entre colegas e formadores.
A abrangência da Pós-Graduação ofereceu aos participantes uma visão bastante completa das áreas e temas críticos no sector industrial dos dias de hoje possibilitando uma óptima compreensão do paradigma de agilidade, desempenho, informação e sustentabilidade que o caracterizam. No final, os participantes terminaram o curso com uma visão dos aspectos que caracterizam uma empresa industrial que pretenda crescer de forma sustentada e dar o seu contributo de forma continuada e eficaz para a cadeia de valor em que se insere. As sessões, seminários e visitas de estudo da pós-graduação foram muito além do convencional, pois foram eventos para a partilha e discussão de ideias e experiências, foram momentos de camaradagem e amizade, veículo para a criação de novas oportunidades e a porta para uma nova visão sobre o sector de actividade em que cada participante está inserido. Desejo o maior sucesso para as edições futuras e recomendo sem hesitar. Felicidades.

Rui Brandão
Responsável de Produção
Moldit, SA

Iniciando pelo fim, com os agradecimentos: à minha família, em especial à minha esposa pelo esforço que fez na gestão familiar permitindo a minha frequência da pós-graduação; ao Dr. Nuno Silva da Moldit pela oportunidade que me deu de frequentar esta formação; a todos os colegas do grupo pelo excelente espirito de amizade e cumplicidade desenvolvido ao longo destes 9 meses; a todos os alunos externos dos diferentes módulos pelo conhecimento trocado; ao Cenertec pela boa gestão e organização ao longo de todo este tempo.
Corria o início do ano 2013 quando a empresa me propôs frequentar uma formação de gestão e liderança, durante essa formação de 4 meses percebi que tinha algumas lacunas na área da gestão do chão de fábrica e até de empresa, talvez por sempre ter executado funções de caracter mais técnico. Rapidamente percebi que precisava de me aperfeiçoar nessa área, e encontrei esta pós-graduação que me chamou a atenção pela matriz de disciplinas e conteúdos de cada uma. Entretanto e já durante a frequência pesquisei por outras formações do mesmo tipo e não vi em nenhuma uma matriz de disciplinas tão diversificada e de caracter técnico e de gestão como esta. Agora chegado ao final olho para trás e vejo que aprendi muito, com os excelentes formadores com know how industrial, com os colegas e com todos os alunos externos que foram participando nos módulos. Além disto valorizo muito a rede de contactos que foi possível desenvolver entre todos os participantes e membros das empresas visitadas, também estas com uma componente de aprendizagem excelente. VALEU A PENA O ESFORÇO. Bem haja para a 6ª edição que se aproxima.

Rui Dias
Responsável Suporte Sistemas, Automatização Postos de Abastecimento
Petroassist

Em primeiro lugar quero salientar e dar os parabéns ao Cenertec, ao Prof. Albino Reis e a toda a organização de suporte do Cenertec, pela organização da Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais, a forma como decorreu, como foram organizados os módulos, seminários e visitas de estudo, as condições do local onde foi realizada a Pós Graduação e toda a logística associada.
Sendo que a minha formação base em Engenharia, Eletrónica e Computadores me trouxe um excelente conhecimento técnico, sentia que precisava de complementar essa formação de base, com as lacunas que lhe são reconhecidas, com uma componente de Gestão. Pelo que se tinha duvidas a quando da inscrição nesta pós- graduação cedo estas se dissiparam pois a troca de experiencias e vivencias associada é partilha de informação por parte do corpo de formadores tornou esta formação muito especial.
Mais do que especial, esta formação trouxe-me uma visão mais alargada e complementar daquilo que é uma organização nos dias de hoje e sobretudo as boas praticas na gestão de operações. Decorridos nove meses, posso afirmar que as minhas expectativas iniciais foram amplamente superadas. Os Docentes e os participantes partilharam experiências, multiplicando várias vezes o conhecimento prático disponível a cada dia que passávamos juntos (docentes e alunos), adquiri uma nova perspetiva que me permitiu melhorar a minha abordagem aos problemas diários com uma visão a longo prazo.
Adicionalmente esta formação trouxe-me uma nova atitude, despertar para a mudança...
O meu agradecimento a todos, organização, formadores, e colegas de formação.

4ª Edição



Carla Pereira
Gestão de Produção
Ceragni, Lda.

Tenho formação base em Química Industrial e sentia que me faltavam conhecimentos e ferramentas na área da Gestão Operacional. Decidi frequentar a Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI) e a partir daí percebi que a gestão de operações é muito mais do que a realidade que conhecia. Reuni muito conhecimento e informação que me fez enriquecer e crescer pessoal e profissionalmente. A visão que tenho para a Empresa onde dedico a minha vida não é mais a mesma… Foi muito importante conhecer o "terreno” de outras Empresas, a rede de contatos estabelecida e a troca de experiências entre formandos e formadores são uma grande mais valia da PG-GOSI. Ao chegar a esta fase final fica a "saudade” dos serões e manhãs de fim de semana passados com a "Extraordinária Equipa” e o desejo de que o CENERTEC continue a trabalhar com o sucesso e dedicação que conseguiu com esta edição, onde os problemas são sempre encarados como uma oportunidade de melhoria! Obrigado!

Cristóvão Gonçalves
Responsável Engenharia de Processos
SWEDWOOD Portugal – IKEA Industry

Não tendo formação académica e tendo sido convidado a assumir a função de Responsável de Processos da IKEA Industry no site de Paços de Ferreira, precisava de juntar à minha experiencia profissional de terreno, todas as regras e conceitos que os livros conferem. Foi isso que encontrei na Pós-Graduação de Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI), isto é, Formadores actualizados, sustentados com a experiencia de anos que me permitiram validar ou por vezes redireccionar o meu dia a dia. Durante todos os Módulos, a partilha de experiencias com os residentes( um grupo fantástico com carácter) e com a entrada pontual de novos Formandos enriqueceu ainda mais todos os temas. De enaltecer a dedicação e omnipresença da Cláudia, como também a liderança elegante do Prof. Doutor Albino Reis que inúmeras vezes nos presenteou com algumas lições de vida. Não tenho dúvidas que a 5ª edição será ainda mais rica.

Daniel Carvalho
Responsável do Planeamento
Amcor Flexibles Porto

Tomei conhecimento da Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais através de um ex-colega de trabalho. Quando analisei todo o programa, sendo eu ainda um jovem em início de carreira, fiquei bastante agradado com os temas, com as visitas, mas especialmente com a possível troca de experiências que poderia ter com profissionais de bastante experiência e conhecimento no mundo industrial. As minhas expectativas eram bastante elevadas! Contudo, foram completamente superadas, tanto ao nível da quantidade e qualidade da documentação fornecida, como ao nível das visitas realizadas, que vieram demonstrar de uma forma prática, grande parte dos nossos conhecimentos adquiridos nesta PG em diferentes áreas/ambientes industriais. Destaco também, que a partilha de conhecimentos e a camaradagem criada entre todos os colegas e os formadores, foi incrível. Deixo também uma palavra de apreço ao CENERTEC, pela fantástica organização e pela constante preocupação para que tudo corresse pelo melhor. Em suma penso que quem tiver a oportunidade de ter o privilégio de poder frequentar esta PG, não a deve desperdiçar. Um bem-haja ao CENERTEC.

Daniel Fonseca
Director Técnico - Divisão de Moldes
Yazaki Saltano de Ovar, P.E. Lda.

Desempenhando há vários anos funções técnicas, por vezes sentia falta da componente de Gestão para desempenhar algumas tarefas básicas do dia-a-dia profissional. Quando surgiu a hipótese de inscrição na Pós-graduação de "Gestão de Operações e Serviços Industriais”, tentei saber junto de colegas que já a tinham frequentado qual a opinião sobre o curso. Tendo recolhido opiniões unânimes e francamente positivas, fiz uma comparação com outras pós-graduações leccionadas por outras entidades e em nenhuma encontrei a componente prática que esta oferecia. O facto de ter como formadores pessoas da indústria e a complementaridade das visitas de estudo, permitiram uma abordagem prática bastante aprofundada dos conceitos teóricos que aprendemos durante as sessões de formação. Destaco como pontos fortes, além da componente prática, a actualidade dos conteúdos, o painel de formadores de topo, quadros de multinacionais de renome e a organização do Cenertec. Passei a encarar a gestão da minha equipa com outros olhos e começo a perceber com relativa facilidade como aumentar a sua produtividade. Obrigado ao Cenertec e a todos os colegas da Pós-graduação a fantástica experiência que me proporcionaram! Muito sucesso para a 5ª edição!

Diogo Cortez Alves
Engenheiro Mecânico
Auditor Energético

A minha inscrição na Pós-Graduação de Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI) surgiu da vontade de mudar de área de trabalho, nomeadamente para a área industrial. Apesar de a mudança se ter concretizado para uma área distinta, a PG-GOSI permitiu a aprendizagem de conceitos fundamentais da Gestão, nas suas diversas áreas relacionadas com a Indústria, e pequenas "divergências” das pós-graduações direccionadas para um tema, com módulos de conteúdo útil e com formadores interessantíssimos. Aconselho vivamente a quem estiver na área industrial, ou queira endereçar por esta, pois apesar do conteúdo programático, a interacção com os formandos e as visitas de estudos, tornam esta PG-GOSI num investimento, e com um apoio excepcional por parte do CENERTEC.

Filipe Rôla
Responsável Processo & Planeamento
Lusotufo Industrias Têxteis, SA

A Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI) permitiu-me complementar e atualizar a minha formação e visão estratégica das Operações. O conjunto de formadores com experiência "hands on” e visitas de estudo a empresas que adotaram e implementaram as melhores práticas constituem vantagens desta Pós-Graduação. Outro aspeto importante foi a partilha e troca de experiência entre colegas, o que tem permitido transpor e adaptar para a minha realidade soluções para vários problemas. As minhas expectativas foram atingidas e a aprendizagem obtida e contactos realizados serão úteis ao longo da minha vida profissional.

Filipe Silva
Gestão da Produção
RST – Construtora de Máquinas e Acessórios, SA

A formação contínua deve ser uma preocupação de todos. No entanto nem sempre é fácil encontrarmos aquela formação que vá de encontro às nossas necessidades ou que esta apareça num momento da nossa vida, pessoal e profissional, que estejamos decididos a frequenta-la. Sendo a minha área académica a Gestão Industrial, desde há algum tempo que sentia a necessidade de uma actualização de conceitos e conhecimentos, não querendo contudo nenhum retorno ao meio académico tradicional. Esta pós-gradação veio precisamente colmatar as necessidades sentidas e superar as expectativas iniciais. O facto de a maioria dos formandos e formadores serem profissionais da indústria no activo assim como as visitas de estudo efectuadas permitiram uma valiosa troca de experiências e conhecimentos muito para além do que "vem nos livros”. Ao reconhecer como a minha visão da gestão de operações mudou só posso confirmar a importância que esta pós-graduação teve na minha formação. Tudo isto só foi possível com a excelente organização do CENERTEC.

Gabriela Amaral
Engenharia e Gestão Industrial

É com enorme prazer que venho apresentar a minha satisfação em relação à Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI). Foi uma mais valia, para a minha vida profissional. Como recém-licenciada, senti uma necessidade de uma formação direccionada para a parte prática e real do dia-a-dia das empresas. E sem dúvida, que a pós-graduação preencheu essa minha necessidade. O conteúdo programático está estruturado de tal forma que abrange todas áreas essenciais e cruciais para uma gestão de qualidade das operações de uma empresa. Além dos formandos, que são profissionais muito competentes nas áreas que trabalham, as visitas de estudo e os seminários, são complementos imprescindíveis. A Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais é única e muito completa, razão pela qual felicito a CENERTEC. Posso dizer que é o Centro que mais tem em inovação, qualidade, e diferenciação, a nível de formação. Porém, tudo o que acima referi, é fruto de uma enorme dedicação e profissionalismo do Professor Doutor Albino Reis, da Cláudia Salgado e dos restantes membros que formam o grupo Cenertec. Parabéns Cenertec!

Nelson Silveira
Technical Manager
ARCEN Engenharia S.A

A decisão de me candidatar a frequência da Pós-graduação de Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI) deu-se quando a minha constante procura por informação de valor encontrou o que me pareceu ser uma formação com um modelo muito interessante e inovador. Onde os principais pontos de interesse eram a qualidade comprovada dos formadores, a combinação de módulos curriculares com seminários específicos e a formação em sala aliada a "vistas ao terreno”. Durante o percurso, foi constatando que a minha expectativa inicial foi sendo superada. Para isso, contribuiu a qualidade dos formadores que partilharam boas práticas e excelentes ferramentas, as visitas que proporcionaram visões mais amplas de diferentes sectores e comprovaram as teorias, á entrada de novos e motivados elementos quer nos módulos quer nos seminários, a dedicação e organização da Cláudia, ao rigor e cuidado do Professor Albino Reis e principalmente ao distinto grupo que permitiu uma constante e enriquecedora partilha experiencias. É com agrado e satisfação que recomendo esta excelente formação, quer para quem está a iniciar a sua atividade profissional, quer para quem, já com um percurso profissional, pretenda consolidar conhecimentos e melhorar aptidões.

Sérgio Machado
Responsável Departamento de Superfície
Grohe Portugal

Tendo assumido novas funções na empresa, aceitei este desafio de frequentar a 4ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI) tendo como objetivo principal adquirir novos conhecimentos e aprofundar outros na área das operações, que entendi como importantes para o meu desenvolvimento profissional, principalmente nas áreas de gestão. Já tinha conhecimento deste curso, uma vez que outros colegas já o haviam frequentado. Uma mais valia é sem dúvida alguma a qualidade do corpo docente e a forma como o curso está estruturado, abarcando uma larga e vasta área de disciplinas relacionadas com as operações industriais. A formação permitiu-me desenvolver competências relacionadas com a gestão, reforçou a ideia de que devemos ver as coisas de forma global e abrangente. O contacto com outras realidades e experiências vindas das visitas ou até mesmo por parte dos colegas de curso contribuíram muito nesse sentido. Balanço feito, posso dizer que foi uma aposta ganha e que superou em muito às expectativas que tinha no início. Refiro ainda excelente grupo pessoas que fizeram parte desta 4ª edição e agradecer a todos a partilha de conhecimentos e de experiências; muito do meu crescimento e enriquecimento profissional passa pelo contacto com estas pessoas com realidades distintas. Por último quero deixar uma palavra de apreço a toda a equipa do CENERTEC e desejar as maiores felicidades para a 5ª edição.

3ª Edição



João Fonte
Responsável Departamento de Superfície
Grohe Portugal

Já há algum tempo que tinha a intenção de fazer uma actualização na minha formação académica, mas fui adiando até ao dia que tomei a decisão. Uma semana antes do início da 3ª edição da Pós-Graduação em "Gestão de Operações e Serviços Industriais”, disse para mim mesmo: não vou adiar mais, é agora! Eu já conhecia o programa através de informações de um colega, e como elas preenchiam os meus requisitos, a decisão foi fácil. A Pós-Graduação em "Gestão de Operações e Serviços Industriais”, possibilitou-me ver as "coisas” de uma forma mais integrada. Isto é, sendo eu uma pessoa de Produção, e tendo em conta o conteúdo da PG, permitiu-me ter uma visão alargada e entendimento do conjunto de áreas que compõem as Operações. As minhas expectativas foram superadas, a camaradagem criada com os colegas foi fantástica, a organização CENERTEC foi excelente, e aproveito para desejar o maior sucesso para a 4ª edição. Agradeço a oportunidade de ter participado nesta 3ª edição da PG. O meu muito obrigado a todos.

Jorge Gomes
Responsável de Formação Técnica
Saint-Gobain Mondego

Ao chegar ao final da parte curricular da Pós-graduação em "Gestão de Operações e Serviços Industriais”, só tenho a agradecer o ter recebido um e-mail que a ele se referia. Não estava a pensar necessariamente fazer nenhuma PG mas quando observei os conteúdos programáticos, a organização do curso em módulos, seminários, o enfoque no "chão de fabrica”, o horário pós laboral e fim-de-semana, o corpo de Formadores competentes, com experiência (no mundo empresarial e académico) e com currículos de topo, o espaço escolhido para a sua realização, e a formação complementada com Visitas de Estudo que permitem o enfoque nas diferentes temáticas e em diferentes realidades industriais e empresariais; pensei "vou fazer!”. A constante partilha das experiências e conhecimentos dos colegas de turma provenientes de diferentes sectores de actividade, fica mais enriquecida com a participação de Formandos externos nos diferentes módulos e seminários, que valorizam ainda mais o curso com novas caras e com novas e diversificadas vivências. Meu agradecimento ao CENERTEC na pessoa do Prof. Doutor Albino Reis, pelo sonho que teve na concepção e na energia que dedica a esta PG numa busca contínua de oportunidades de melhoria, mas também a todos os Formadores pelo profissionalismo com que nos transmitiram os conhecimentos, e a todos os Formandos pela camaradagem e pelas experiências trocadas. Concluo, recomendando esta Pós-graduação em "Gestão de Operações e Serviços Industriais” a quem puder ter o privilégio de a frequentar e pretenda aumentar o seu know-how dada a sua aplicabilidade no mundo laboral (quer ao nível da Indústria, quer ao nível dos Serviços), na busca da Excelência Empresarial.

José Dias
Responsável Sector Reparações Internas PetroAssist
Engenharia Serviços, SA

Quase um ano passado após a minha inscrição na Pós-graduação de Gestão de Operações e Serviços Industriais do Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia , posso afirmar, sem qualquer dúvida, que foi uma decisão extremamente acertada. Na altura da escolha, atraiu-me o facto de todos os módulos serem ministrados por formadores com currículos invejáveis que chamam a atenção de qualquer um. O facto dos temas dos módulos serem bastante abrangentes, dando assim uma visão bastante ampla das organizações, associado a visitas de estudo a empresas de referência na indústria portuguesa e um horário em que se conseguia com relativa facilidade (no meu caso) conciliar o trabalho com a Pós-graduação foram fatores determinantes na decisão. Durante a PG, os temas abordados corresponderam completamente às expectativas e para isso muito contribuiu o facto de que tal como o CENERTEC anuncia, os seus formadores ensinam o que praticam e praticam o que ensinam. As visitas de estudo vieram confirmar que as melhores práticas ensinadas nas aulas existem realmente implementadas no terreno. Um outro aspeto importante foi a troca de experiencias entre os colegas. Provenientes de realidades e áreas completamente diferentes, isso permitiu uma troca de experiencias bastante enriquecedora pois podemos partilhar problemas comuns e formas de os resolver diferentes, o que contribuiu para o nosso enriquecimento pessoal e profissional. Finalmente, uma palavra à equipa CENERTEC, e especialmente ao Prof. Doutor. Albino Reis que foi incansável na preocupação demonstrada com o decorrer dos trabalhos durante a PG e nas melhorias a implementar.

Maria João Azevedo
Responsável de Produção
Pascoal & Filhos S.A., unidade Rio Tinto

A Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais no CENERTEC tem sido uma das experiências profissionais mais enriquecedoras da minha carreira, com a surpresa de me ter proporcionado também um enorme crescimento pessoal. Durante este ano, fui recompensada com formadores-professores excepcionais e inspiradores, visitas de estudo muito interessantes a empresas de topo e conhecimentos práticos que pude imediatamente aplicar no meu local de trabalho, tudo num ambiente familiar propício à troca de ideias entre colegas já com vários anos de experiência em áreas muito distintas. A dedicação e profissionalismo do Professor Albino Reis, da Cláudia e de toda a equipa do CENERTEC deixam-me com a certeza de que a pós-graduação vai continuar a ser única e original no seu formato, e cada vez melhor. Ficam saudades, mas será certamente um "até já” ao CENERTEC.

Mário Santos
Diretor de Manutenção
A. Silva Matos Metalomecânica, SA

A decisão de ingressar na 3ª edição da Pós-Graduação de "Gestão de Operações e Serviços Industriais” era um projecto ambicioso e, ao mesmo tempo, um impulso. Uma necessidade de voltar a estudar e aprofundar algumas áreas de conhecimento, na perspectiva do Saber-Fazer. Até então, na minha busca por um programa de estudos que se enquadrasse com os meus objectivos, e que melhor se enquadraria ás minhas necessidades, foi árdua. A escolha do CENERTEC foi lógica, pelo fato de querer evoluir numa carreira relacionada com a área industrial. Fazer uma Pós-Graduação era um objetivo que queria cumprir quanto antes pelo desejo de aprender, tendo como base a evolução na minha carreira profissional. O meu interesse pela área Industrial, e a importância crescente que esta tem assumido no contexto atual, levou-me a escolher um curso que desenvolvesse essa temática, com um programa único, completo, que reúne todas as minhas necessidades. O CENERTEC surgiu como uma escolha adequada para atingir os objetivos que tracei, permitindo-me obter uma visão mais abrangente e complementar da minha área de formação base, a Engenharia. O facto de este se realizar no CENERTEC reforçou ainda mais a minha escolha, pelo prestígio e competência associados a esta Instituição, pelo seu historial de sucesso, e pelo seu excelente corpo docente baseado na experiencia de cada um, e na especialização que cada Formador possui na sua área profissional. Agora, terminado o curso, o balanço não podia ser mais positivo. A Pós-Graduação permitiu-me desenvolver conhecimentos, aprender novas formas de trabalhar, conhecer pessoas de outras formações e partilhar experiências, tendo, por isso, sido extremamente enriquecedor. Consegui assim obter novas competências, que são uma mais valia na vida profissional.

Rui Duarte
Diretor Comercial
Camarc, Lda - Embalagens de Luxo

A minha decisão de frequentar a Pós- Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do Cenertec teve como base o objetivo de reforçar as competências e renovar conhecimentos na área das Operações. O facto de esta Pós-Graduação ser lecionada por um excelente corpo docente, com uma cuidada seleção curricular e com visitas a empresas World Class, foi o passo decisivo para a iniciar. Foi uma excelente decisão que me deixou um legado importante em termos de "skills” de gestão, de troca de experiências e também de amizades, tive a grata oportunidade e o grande privilégio de privar com um conjunto de pessoas que muito contribuíram para o meu crescimento profissional e o meu enriquecimento pessoal. A Pós- Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do Cenertec faz-me acreditar que será uma boa escolha para todos aqueles que tiverem os mesmos objetivos que eu tinha no início. Tem sido o cumprimento de um objetivo pessoal de investir na minha formação, que tem permitido uma troca de experiências muito interessante.

2ª Edição



Alexandre Osório
Engenheiro Mecânico

Estando a terminar a parte lectiva da Pós Graduação, só tenho a agradecer ao colega Pedro Rompante ter-me desafiado para a fazer. A frequência na PG teve um papel fundamental ao complementar a minha formação, quer no contacto com áreas que não dominava, quer na interacção com os colegas da "Magnifica Equipa", o que permitiu claramente adquirir novos conhecimentos e consolidar e reforçar outros que já tinha. A oportunidade de aprender com um corpo docente altamente qualificado de "Magníficos Formadores" foi uma experiencia muitíssimo gratificante, contribuindo para um forte enriquecimento pessoal e profissional. Um especial agradecimento ao Senhor Professor Doutor Albino Reis e a todos os Formadores por todo trabalho e esforço feito, para que esta Pós graduação fosse um sucesso.

Carmen Durão
Responsável pelo Centro de Transferência de Estarreja
SISAV, SA

A decisão de em Outubro de 2010 avançar no desafio pessoal da frequência da Pós graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais foi, após ter passado um ano, uma aposta ganha (!), pelos conhecimentos e mais valias das experiências partilhadas com Colegas e Formadores, pela "magnífica equipa” e rede de contactos que se solidificou, pelo entusiasmo com que os temas dos módulos foram abordados e o constante enriquecimento e partilha de conhecimentos e temáticas tão pertinentes à gestão nos dias de hoje. O meu agradecimento ao CENERTEC, na pessoa do Prof. Doutor Albino Reis, pelo corpo de Formadores competentes, de excelência, com currículos de topo, que souberam, acima de tudo, passar da teoria sábia dos diferentes temas abordados à aplicabilidade no " feroz mundo profissional ", onde cada vez mais, em meu entendimento, o saber pensar e saber fazer ocupam lugar. A organização do curso em módulos, seminários e visitas de estudo proporcionou o enfoque nas diferentes temáticas abordadas de forma equilibrada e motivadora. Termino a pós graduação com uma maior responsabilidade e um desafio: o de transmitir profissionalmente e por em prática alguns dos conceitos e novas abordagens adquiridos. Espero e desejo os maiores sucessos para a terceira geração de alunos desta Pós-graduação.

Eduardo Conceição
Técnico Comercial
ARSOPI-THERMAL

Quando decidi frequentar uma Pós-Graduação nesta área, procurei em vários locais e até ponderei frequentar uma licenciatura em gestão. No entanto, quando me deparei com os conteúdos e a informação relativa aos formadores, decidi que frequentar a Pós-Graduação dada pelo CENERTEC iria preencher todos os meus requisitos. Independentemente do diploma, levo conhecimentos e saberes importantes, que nunca esquecerei, para a minha vida pessoal e profissional. O meu obrigado a todos os colaboradores do CENERTEC, não só, e em especial, ao Prof. Doutor Albino Reis, pelo excelente profissionalismo demonstrado, mas também a todos os Formadores, pela paciência, dedicação e profissionalismo com que nos transmitiam o seu conhecimento, e a todos os Formandos pelas experiencias trocadas e pela camaradagem demonstrada no decorrer destes meses.

Emanuel Oliveira
Diretor Industrial
Kerion - Indústria de Cerâmica Técnica, Lda.

Quando optei por esta Pós-graduação estava longe de imaginar o que iria acontecer. Cedo percebi que não estava perante uma qualquer formação, onde conceitos são expostos e técnicas são transmitidas. Tive o privilégio de aprender com a experiência de um conjunto de Formadores que foram muito além da exposição dos detalhes associados a cada um dos Módulos e Seminários; tiveram, também, a mestria de nos mostrarem novos horizontes. No grupo de trabalho (Colegas e Formadores) encontrei a camaradagem e amizade que frequentemente são ocultadas no nosso dia-a-dia. O espírito de entreajuda entre nós, revelado até ao último instante, foi notável. O horário pós laboral permitiu conciliar a exigência de uma formação deste nível com a vida profissional. Os Seminários, intercalados pelos diversos Módulos, foram um excelente complemento na formação. Este foi, sem dúvida, um período marcante na minha vida. Com esta Pós-graduação fundei uma nova visão para a minha vida profissional e pessoal.

Hugo Amorim
Técnico Superior de Produção
UNICER Bebidas, SA

Formado em Tecnologias Mecânicas, exerço funções de Técnico Superior de Produção na UNICER Bebidas, SA, desde 1999. O Currículo da Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais apresentava-se como uma abordagem multidisciplinar do sector empresarial, com disciplinas no âmbito da gestão, qualidade, segurança e organização. O meu objectivo com esta formação era aprofundar os conhecimentos de gestão e organização industrial. No decorrer do curso, fui surpreendido com a experiência profissional dos formadores, com a capacidade de cada um, sem excepções, em transmitir quer os conteúdos programáticos leccionados quer os conhecimentos práticos adquiridos no exercício efectivo da vida profissional. E, sendo esta uma formação dirigida a um leque variado de profissionais das engenharias e da gestão, o contacto entre formandos com diferentes experiências profissionais revelou-se uma mais-valia na medida em que possibilitou uma troca constante de experiencias, realidades, visões. De todas as aprendizagens efectuadas destaco a metodologia dos 5´s, um bom exemplo internacional de standardização de processos de gestão e produtividade empresarial. Ressalvo ainda a diversidade de metodologias de aprendizagem que o curso nos proporcionou (Seminários, Visitas de Estudo…) e que permitiu o confronto dos conteúdos teóricos leccionados com a prática profissional efectiva. Em jeito de conclusão, a formação superou positivamente as expectativas iniciais, conseguindo manter longitudinalmente um nível de exigência e de motivação elevado. Com esta formação adquiri noções práticas de gestão de equipas, essenciais para a função que exerço, e competências de implementação, gestão, monitorização, controlo e avaliação de novas metodologias de trabalho e organização industrial conseguindo, desta forma, uma visão holística do funcionamento empresarial.

João Ala de Matos
Licenciado em Gestão

Inicialmente, quero deixar um singelo muito obrigado ao Prof. Doutor Albino Reis e a toda a sua equipa, pois, sem eles, não só eu não poderia ter usufruído desta Pós-graduação, como também não seria possível corresponder ás expectativas criadas á volta da mesma. Após findar a minha Licenciatura, e posterior entrada no mundo do trabalho, verifiquei que me encontrava deficitário ao nível de formação prática, o tão apelidado "chão de fábrica”. E ao verificar os programas dos diversos Módulos a abordar nesta Pós-graduação (e respectivos Formadores), juntamente com os Seminários (abordados por muito reputados profissionais) e Visitas de Estudo (a empresas conceituadas no mercado), constatei que seria o melhor investimento a efectuar para atingir o meu tão desejado objectivo. Algo de louvar é também o grupo fantástico de Formandos, das mais diversas áreas e com uma predisposição para ajudar o próximo fantástica. A eles deixo aqui expresso o meu muito obrigado, pois sinto que, graças ás diversas trocas de experiências, e a respectiva rede de contactos criada, foram a cereja no topo do bolo, no que toca a esta Pós-Graduação. Aconselho vivamente esta Pós-graduação, pois permitiu-me não só consolidar conhecimentos, como também proporcionou desenvolver o meu know-how nas mais diversas áreas empresariais (quer ao nível da Indústria, quer ao nível de Serviços). Em resumo, classifico esta Pós-graduação como MAGNÍFICA. Desde a organização, passando pelos Formadores e Responsáveis pelos Seminários e terminando nos Formandos. A todos eles o meu muito obrigado!

Jorge Roxo
Diretor de Energia e Gestor de Projeto
UNICER Bebidas, SA

Em 1997, antes mesmo de concluir a Licenciatura, fui convidado para Assistente na Universidade. Não aceitei, por considerar que era "contra-natura” e que me faltava o "saber fazer”. Em 2010, chegou o momento e iniciei uma nova etapa de complementaridade da minha experiência profissional. Iniciei uma pesquisa que levou vários meses, vários cursos, vários tipos de graduação, vários estabelecimentos, até que um dia apareceu uma Pós Graduação que, caso correspondesse ao "nome”, cumpriria o que procurava. Digo hoje, que esta Pós-graduação superou as minhas expectativas pessoais! Superou pelo grau de profissionalismo, pela organização e simpatia do CENERTEC, pelo informalismo, pela actualidade dos temas, pelo curriculum, experiência e saber fazer dos Docentes, pela camaradagem, espírito de equipa e entreajuda. A minha decisão, de há uns 10 meses, foi a mais correcta e hoje estou mais preparado, mais competitivo, mais ágil, mais atento, mais …, para o mundo e realidade profissional que vivemos. A todos, à Magnifica Equipa, obrigado!

Luís Angeja
World Class Manufacturing Coordinator
Saint-Gobain Weber Portugal, S.A.

Uma Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais é um investimento importante, uma vez que gastamos um recurso que não poderemos recuperar, o Tempo, e em compensação obtemos um bem valioso, algo que ninguém nos poderá retirar, o conhecimento. A principal característica que me levou a decidir por este curso foi a experiência prática dos docentes das disciplinas, já que procurava o se, o como, o porquê e não apenas explicações teóricas das matérias. Decorridos nove meses (parte escolar), posso afirmar que as minhas expectativas iniciais foram amplamente superadas. Os Docentes formaram com todos os participantes uma equipa na qual se partilharam experiências, multiplicando várias vezes o conhecimento prático disponível no grupo. Com a ajuda de todos os que participaram na segunda edição desta Pós-Graduação, docentes e alunos, adquiri uma nova perspectiva que me permitiu melhorar a minha abordagem aos problemas diários com uma visão a longo prazo.

Luís Reis Neves
Diretor Técnico
Sew-Eurodrive Portugal

Vivemos numa época em que a situação económico-financeira, a globalização e a concorrência tendem a banalizar o conhecimento. Nunca conhecer tanto significou conhecer tão pouco! Como tal, a decisão de avançar para uma Pós-graduação, em particular, teve que ser rigorosamente avaliada. Teria que ser um tiro totalmente certeiro. A Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviço Industriais do CENERTEC mostrou ser o alvo certo. O seu formato modular alia harmoniosamente Disciplinas, Seminários, Visitas de Estudo e um Projecto Final. Os Formadores são referências nas matérias e dotados de conhecimento académico cimentado por ampla experiência. Não só sabem como se faz, como já fizeram e isso faz toda a diferença. A turma era constituída por elementos provenientes de sectores de actividade diferentes, carregados de competências técnicas e humanas, as quais foram saudavelmente partilhadas, constituindo uma verdadeira aliança. A participação de externos trouxe não só caras novas, mas também novas vivências, valorizando ainda mais o curso. A constante preocupação evidenciada por toda a Equipa CENERTEC em acompanhar o desenrolar da Pós-graduação, numa busca incessante de oportunidades de melhoria é de enaltecer. O CENERTEC deu-me a possibilidade de realizar a Pós-graduação em 2 anos, sendo meu objectivo frequentar 6 disciplinas por ano. Dado o teor viciante e o ambiente formalmente familiar em que decorreu, concluí 10 disciplinas no primeiro ano. Valeu muito a pena. Bem-haja ao CENERTEC e uma recomendação a quem tiver o privilégio de poder frequentar a 3ªedição: Não hesitem!

Marco Silva
Diretor de Produção
Decorgel Produtos Alimentares, S.A.

A decisão de ter ingressado na 2ª edição da Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais, revelou-se ser de uma enorme importância para a minha vida profissional e pessoal. Nela vim encontrar um conjunto de módulos interessantes e importantes, sobre os quais a minha formação académica tinha deixado um enorme vazio. A importância das temáticas aliadas a um leque de Formadores excelentes, com conhecimentos teóricos e, acima de tudo, práticos, que nos ajudam de uma forma capaz a compreensão das matérias leccionadas, matérias estas, que, volto a frisar, se têm vindo a revelar importantíssimas na condução do meu trabalho profissional, dando inclusive um grande suporte a novas formas de gerir a vida pessoal. Para além disto fui encontrar uma equipa "in veritas" Magnífica, grande espírito de camaradagem, amizade e ajuda, que vai deixar saudades. Embora estas sejam apaziguadas em pequenas reuniões convívio que, por certo, irão continuar. Não podia deixar de referir todo o trabalho logístico e de secretariado efectuado por parte do CENERTEC, o qual considero excepcional, quer pela forma rápida e expedita com que resolveram as nossas solicitações, quer por toda a simpatia e amizade com que se envolveram com a nossa equipa. Assim, em jeito de balanço, esta Pós-graduação é uma caixa de ferramentas extremamente útil para enfrentarmos os nossos desafios do dia-a-dia, e que recomendo vivamente.

Pedro Freitas
Diretor de Desenvolvimentos e Amostras
Otojal Estamparia Têxtil

Para contextualizar, a minha formação de base na área da saúde, paralela às funções que exerço na Organização da qual faço parte, predispuseram a necessidade de iniciar um novo ciclo no que concerne a formação, que como "target" tinha a Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do CENERTEC. Foi então com muito agrado que recebi a confirmação, da parte do Cenertec, que seria membro do grupo de Formandos da 2ª edição. Todavia, estava longe de imaginar o impacto produzido por esta Pós-graduação no âmbito profissional e pessoal. Gostaria de salientar o profissionalismo/sensibilidade e a organização do CENERTEC em perceber e corresponder as necessidades dos Formandos. Nos diversos Módulos e, a espaços, nos Seminários foi possível adquirir conhecimentos e trocar experiências com o vasto leque de Formadores de altíssimo nível e profissionalismo. De notar a camaradagem e o suporte de todos os meus colegas Formandos que durante os intervalos ajudavam a cimentar as matérias. A eles o meu muito obrigado pela disponibilidade e amizade. Por ultimo gostaria de agradecer solenemente ao Prof. Doutor Albino Reis a oportunidade concedida, mas principalmente a sensibilidade que manifestou no meu caso específico, exacerbando ainda mais a admiração que por ele tenho. Posto isto, aconselho vivamente esta Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do CENERTEC.

Pedro Rompante
Chefe de Exploração - Unidade de Tratamento de Resíduos Hospitalares
SUCH – SERVIÇO DE UTILIZAÇÃO COMUM DOS HOSPITAIS

Recebi o e-mail do CENERTEC, relativo a esta Pós-Graduação, num fim de tarde. Tinha sido um dia agitado, como tantos são. A correr entre telefonemas, e-mails urgentes e solicitações dos meus colegas e colaboradores directos, a mensagem do CENERTEC fez-me parar e pensar. Havia já algum tempo que procurava dar sentido à minha formação contínua e nada do que já tinha visto me agradou particularmente. Li demoradamente o programa proposto pelo CENERTEC, vi os testemunhos dos Formandos da 1.ª edição, ponderei longamente sobre os currículos dos Formadores. Com agrado, encontrei referências a inúmeros assuntos que me interessavam e a outros que me afligiam. Senti que poderia ser útil inscrever-me no Curso, pese embora ter dúvidas sobre o investimento. Passou um ano, e estamos a aproximarmo-nos do final do Curso. O cansaço é muito, mas muito compensador. Preenchi os meus objectivos iniciais mas, à medida que o curso se ia desenrolando, fui percebendo que colhia muito mais do que informação. Fui bebendo da experiência do Formadores e percebendo que existe vida para lá da correria do dia-a-dia; fui compreendendo que o declínio profissional não é uma inevitabilidade, e que aqueles que sempre cultivaram o conhecimento e o estudo vão crescendo como profissionais, sendo capazes de prender a atenção de jovens inquietos (como eu…) a cada palavra sua. Este é talvez o efeito mais profundo e duradouro que senti da frequência nesta Pós-Graduação – uma mudança de atitude, uma compreensão plena que somos nós que moldamos o nosso futuro, com as nossas escolhas, com as nossas leituras e com a nossa atitude perante a vida. E este efeito, ultrapassa em muito qualquer sebenta ou equação. E agora uma nota pessoal: um agradecimento à Equipa do CENERTEC, pelo cuidado e dedicação. Enumerar é esquecer, mas tenho de dar especial destaque à Cláudia, sempre inexcedível, de um cuidado extremo, e muito profissional. E ao Sr. Prof. Doutor Albino Reis o meu muito obrigado por esta oportunidade, pela confiança e atenção que me dispensou, pelo seu envolvimento cuidadoso e atento. Foi uma experiência muito rica, pelas pessoas que conheci, pelo que aprendi e por aquilo que pude viver. Faço votos para que a 3.ª edição seja um sucesso, tanto ou maior do que a 2.ª edição.

Ricardo Fernandes
Gestão da Produção
Otojal - Estamparia Têxtil, Lda.

Já há algum tempo que pretendia frequentar uma Pós-Graduação nesta área, e quando surgiu o magnífico email do Cenertec a informar da realização da mesma, analisei o conteúdo programático e… é isto! As expectativas que à partida estavam criadas foram correspondidas. O elenco que envolve o Cenertec é excelente. Ficam desde já os meus parabéns pela organização, em particular ao Sr. Prof. Doutor Albino Reis pela amabilidade demonstrada e pela preocupação que teve para que tudo corresse bem. O espaço escolhido para a realização desta Pós-Graduação foi também uma agradável surpresa, pelo facto de ser realizada num Hotel, onde tivemos todas as condições necessárias. A equipa de Formandos foi de facto especial, de uma camaradagem e entreajuda absolutamente fabulosa. Como esta equipa era constituída por pessoas de diferentes áreas, permitiu uma enriquecedora troca de experiências fazendo com que olhasse-mos para a realidade de uma forma diferente, com outra forma de abordagem das situações que vamos vivendo no dia-a-dia. De salientar ainda o grupo de Formadores escolhidos, individualidades com uma vasta experiência na Indústria e que não se limitavam à teoria, mas apresentando casos práticos dos temas abordados em cada um dos Módulo e Seminários. No cômputo geral a Pós-Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais foi muito proveitosa na medida em que enriqueceu, tanto pessoal como profissionalmente, todos os que nela participaram. Obrigado pela oportunidade!

Vitor Oliveira
Diretor Manutenção
Adalberto Estampados

Já há algum tempo que vinha a ter a necessidade de ampliar os meus conhecimentos em temáticas distintas das de Manutenção Industrial e vocacionadas para Gestão e Logística Industrial, onde temas como organização de Layouts, Logística de Materiais, Lean, Gestão de Fluxos estivessem incluídos. Assim fui-me convencendo de que a inscrição num Mestrado, onde o tema anterior fosse o ícone da decisão, seria uma boa meta. Ora determinado dia, em leitura oblíqua numa das páginas da revista Ingenium, apercebi-me que a típica Gestão Industrial, com o passar dos tempos, foi-se mutando para Gestão de Operações.
Quando em Julho de 2010, apareceu num envelope remetido pelo CENERTEC e dirigido à minha Mulher, Eng. Química, mas cuja actividade profissional é Professora, um dos prospectos era sobre uma Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Li, e aquela informação ficou-me interiorizada. Com o passar do tempo, a ideia tida de que Pós-Graduações e/ou Mestrados eram somente administrados em escolas superiores, foi caducando-se.
Assim a motivação crescente pela inscrição na Pós Graduação, envolveu-me na pesquisa sobre os módulos incluídos e Currículo dos Formadores, pelo que, reconheci que a entidade formadora CENERTEC era idónea, levando-me à inscrição definitiva.

Assim, após conclusão dos Módulos, Seminários e Visitas de Estudo, reconheço que foi extremamente correcta a atitude de frequentar esta PG bem como realçar as demais valias que surgiram durante a mesma:
1. Não foi do tipo académica, mas sim mais focalizada na experiência industrial.
2. Os Monitores, para além dos seus reconhecidos palmarés tiveram uma postura orientada para a compreensão plena do seu conteúdo por parte dos formandos.
3. O cartaz de Formandos, parece que foi escolhido ao pormenor, ao ponto de salutar que, as amizades que se foram desencadeando foram perfeitamente saudáveis, construtivas e enriquecedoras ao ponto de parecer que já nos conhecíamos há longa data.
4. O fim de tarde das 6ªs Feiras e Sábados de Manhã tornaram-se um novo paradigma, cujo ritual novo, em geral, se tornara um novo despertar.

Por último, quero agradecer:
- Ao CENERTEC, pela elevada qualidade administrada nesta PG e em concreto ao seu Director Geral, Prof. Doutor Albino Reis, também devido ao excelente Módulo, Comportamento Organizacional, com que me presenteou, em que, uma das suas mensagens mais proferidas é agora transportada diariamente por mim…”Não há nada mais inútil do que fazer algo na perfeição algo que não precisa ser feito”-Peter Drucker, fazendo com que os meus sentidos de orientação tenham um enfoque mais no ser eficaz.
-Aos meus Colegas, pois foram um bom contributo no partilhar de experiências e demonstramos como podemos construir algo superior quando se trabalha em equipa.

Assim, reforço a tese de que esta Pós-graduação foi de excelente qualidade e que, com a sua eficácia, me tornou eficaz.

1ª Edição



António Guimarães
Diretor de Manutenção
Simoldes Plásticos

Em primeiro lugar quero salientar e dar os parabéns ao Cenertec - Centro de Energia e Tecnologia e ao Exmo. Sr. Prof. Albino Reis, pela organização da Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais, a forma como decorreu, com o respeito absoluto pelo calendário dos módulos, seminários e visitas de estudo, as condições do local onde foi realizada a Pós Graduação, a logística associada (documentação, meios audiovisuais, comunicações, classificações, secretariado, deslocações às visitas de estudo e outros). Outro ponto a realçar foi a selecção dos formandos, com pessoas de diferentes áreas quer da indústria quer dos serviços, o que permitiu uma troca de experiências benéfica e enriquecedora. Com o tempo formamos aquilo que é designado por "Magnífica Equipa”, cortesia do Eng. Jorge Oliveira (Módulo de Gestão de Projectos). Também o facto de cada módulo / seminário ser aberto a inscrições só para esse módulo / seminário fora da Pós Graduação, permitiu ao longo do ano conhecer diferentes pessoas, realidades e experiências profissionais, nos mais variados quadrantes e empresas do nosso país. No que respeita aos módulos seminários e visitas de estudo da Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais, considero que a distribuição dos temas pelas diferentes áreas que interessam á Gestão de Operações foi equilibrada, os seminários entre os módulos é uma excelente solução, para consolidar conhecimentos adquiridos, e o mais importante é que todos os formadores são pessoas com provas dadas quer académicas quer profissionais, com experiência na indústria, o que permitiu uma maior interligação entre a teoria dada e a prática de cada um dos formandos, permitindo uma mais-valia na partilha de experiências o que me parece fundamental numa Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais, vocacionada para profissionais que trabalhem nessa área. A minha apreciação global é muito positiva, sinto-me honrado por ter feito parte da 1ª edição da Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais do Cenertec e da magnífica equipa, e um bem-haja ao Exmo. Sr. Prof. Albino Reis e à sua equipa pelo magnífico trabalho.

Eduarda Pina
Responsável de Logística Interna
Sonae Indústria de Revestimentos

A decisão de escolher o Cenertec – Centro de Energia e Tecnologia como entidade formadora em detrimento de tantas outras, não foi de todo pacífica mas foi sem dúvida o excelente currículo dos formadores e o vasto leque de áreas de conhecimento abordadas que tornou a minha decisão mais simplificada e acima de tudo acertada. Para além do enriquecimento de conhecimentos em algumas das áreas já abordadas nos tempos académicos tive a possibilidade de passar a conhecer melhor tantas outras sobre as quais tinha muito pouco ou quase nenhum conhecimento. Paralelamente, o vastíssimo e altamente profissional grupo de formadores tornou esta experiência muito enriquecedora e viciante. As Sextas feiras à noite e os Sábados de manhã tornaram-se então momentos imperdíveis e onde a palavra Networking, tantas vezes abordada pelos nossos formadores, ganhou um sentido completamente diferente e novo. A partilha de conhecimentos e de experiencias foi sem dúvida muito marcante. Recomendo e aconselho vivamente a frequência na Pós-Gradução tão subtilmente dirigida pelo nosso Dinamizador Professor Albino Reis e tão bem coordenada pela sua excelente equipa de trabalho do Cenertec.

Emanuela Duarte
Responsável Gestão Ambiental
Petrotec – SGPS

O formato modular possibilitou uma maior disciplina de estudo e aprendizagem, promovendo um ritmo de formação exigente. A rede de contactos constituída e a possibilidade de intercâmbio de experiências entre formandos dos Pós Graduação mas também participantes em diferentes seminários, tornou ainda mais interessante o percurso. O meu obrigada aos colegas e à organização do CENERTEC.

Márcia Borges
Responsável de Fábrica
Ibero-Itália Cortiças

Desde que terminei a licenciatura, que sempre tive interesse em fazer algo do género e apesar de alguma pesquisa, tenho a dizer que parecia haver sempre algum inconveniente que não me fizesse avançar. Quando vi os conteúdos programáticos e quem integrava o corpo docente da Pós-Graduação pensei "é isto!!!”. Para além do binómio qualidade/preço ser muito bom, esta Pós-Graduação teve a vantagem de incluir uma série de visitas de estudo a empresas conceituadas, o que nos permitiu consolidar o que nos foi transmitido nas aulas teóricas e trocar experiências profissionais. Se já tinha enormes expectativas em relação a uma Pós-Graduação nestes módulos, posso dizer que esta as superou. A CENERTEC é uma instituição de imenso valor, com uma equipa administrativa fantástica, sempre muito dedicada e atenta em atender aos nossos pedidos. Tenho que felicitar o Prof. Albino Reis, pela Magnífica Equipa que criou. Em resumo, recomendo a Pós-Gradução em Gestão de Operação e Serviços Industriais a todos os profissionais que pretendam aumentar o seu know-how, e enriquecer com a partilha de experiências de vida/profissionais.

Pedro Vaz Silva
Engenheiro Logístico
Gestamp Portugal

Através da informação recebida via e-mail tomei conhecimento sobre a mesma, sendo que se tratava apenas da primeira edição. Após a consulta do programa, vi logo que se tratava de algo diferente daquilo que estava habituado. Mesmo sendo Engenheiro de formação, com algum conhecimento sobre os conteúdos apresentados vi que o contexto académico é bastante diferente do convencional, leccionado por outras entidades. Nessa perspectiva não perdi tempo e resolvi inscrever-me, e foi claramente uma decisão vencedora. A partir daí, Módulo atrás de Módulo, fui aprofundando os conhecimentos nas diferentes matérias leccionadas, sempre com um olhar crítico e real, uma vez que para mim o facto de todos os Formadores terem experiência profissional tornou os Módulos muito mais interessantes e úteis, sempre complementados com casos reais em ambiente industrial. Outro aspecto que me marcou bastante foi o facto de criarmos, eu e os meus colegas, uma rede importante de troca de experiências, que me permitiu apreender outras realidades industriais, partilhando problemas comuns e alcançando novas soluções. Sem dúvida que estes facto, aliado ao trabalho final em Empresa, onde, sempre apoiado pelo Orientador consegui implementar algo novo na Empresa onde trabalhava, aplicando eu próprio a teoria á prática criando valor para mim e para a organização que representava. Penso que a PG vale acima de tudo pela experiência da equipa que a constituiu, que consegue passar um conhecimento muito além do conhecimento académico convencional, porque, para mim, não existe teoria sem prática. Nesse sentido não posso deixar de afirmar que o facto de frequentar a PG mudou em parte o meu caminho profissional, abrindo-me novos horizontes e criando em mim a necessidade de todos os dias apreender mais e mais. Gostaria de agradecer ao Cenertec a excelente formação que me proporcionou. A PG foi, sem dúvida, uma mais valia para o meu futuro.