Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Pós-Graduação 9ª Edição
close

Docentes dos Seminários

BAPTISTA DA COSTA
Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004, Arruamentos e Tuneis, Conjuntos habitacionais, Museus, Pavilhões gimnodesportivos, infraestruturas e Integração paisagística.
É administrador dos Transportes Urbanos de Braga e Professor Universitário.

EDUARDO MARTINS
Director da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.
É docente no ISEP no mestrado em Engenharia Industrial.
É docente na pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG.
Consultor e Formador desde 1994, possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

LUÍS PIMENTA
Licenciatura em Eng.ª Mecânica (UC) e Pós graduação em Gestão Industrial (UP).
Auditor certificado ISO 9001; ISO 14001; OHSAS 18001.
Exerceu funções de Direção de Qualidade e Industrial.
Consultor, formador e auditor de acordo com vários referenciais normativos.

LURDES VIANA
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projectos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando mais de 60.000 horas de treino inter e intra organizacional.
Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

MICHEL DOMINGUES
Director da fábrica Grandvision Supply Chain Portugal, S.A., que faz parte do grupo Grandvision, multinacional dedicada à produção de óculos. Está a liderar o arranque das novas instalações em Portugal na implementação de um processo inovador do corte das lentes à entrega do óculo acabado no cliente final. O objectivo é fazer a fábrica crescer até cerca de 200 colaboradores e servir cerca de 1800 lojas em Portugal, Espanha, França, Suécia e Dinamarca. Gestor em Supply Chain e Finanças Internacionais, Pós Graduação em Gestão industrial no Institut Superieur de Logistique Industrielle (ISLI) em Bordéus, MBA pela EGP/UPBS do Porto e várias formações em Lean Management.
Trabalhou como consultor na Europa na Gopal International, principalmente no ramo automóvel, e acabou por criar e liderar a empresa em Portugal onde implementou em várias fábricas as metodologias Lean. Após desenhar toda a Supply Chain da nova fábrica de soldadura de estruturas metálicas na Sunviauto, tornou-se Director de Operações da fábrica de montagem de assentos. Escolhido para liderar uma nova UAP (Unidade Autónoma de Produção) na Faurecia, após 4 anos, foi nomeado FES Senior Specialist para implementar as metodologias de melhoria da organização nas fábricas da Divisão Acessórios de Europa do Sul. Em Vila Real, na Kathrein Automotive Portugal, multinacional líder mundial da produção de antenas, foi Director Geral de uma equipa multidisciplinar com cerca de 180 colaboradores e introduziu duas novas linhas de SMD, inserção de componentes electrónicos, para gerir toda a cadeia da supply chain da produção de antenas, desde os fornecedores dos componentes às antenas para o cliente final. Convidado para a liderança da nova fábrica da Grandvision está agora em Vila Nova de Gaia.
Com uma carreira de cerca de 18 anos partilhada entre a consultoria e funções de liderança empresarial, possui vasta experiência no ramo automóvel, na gestão de equipas, na organização industrial e na implementação das metodologias de Lean Management nos serviços e na Indústria.

NELSON SILVEIRA
Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Minho, iniciou aí seu percurso profissional na área da Investigação de processos de fundição com recurso á prototipagem rápida. Passou da Investigação para a Indústria e rapidamente encontrou na metalúrgica e metalomecânica pesada um caminho de sucesso. Trabalhou em várias empresas do sector, onde desempenhou vários cargos, nomeadamente direção de produção, responsável de pós venda, supervisor de manutenção e reparação, design engineer e gestor de projetos. Paralelamente formador e consultor de várias organizações, como centros de formação e associações comerciais e industriais. Atualmente colabora na ARCEN Engenharia S.A. onde desempenha funções de Direção técnica, acumulando a gestão de projetos com a gestão de produtos.

PEDRO SOUSA
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial (pré-Bolonha). Ampla experiência em melhoria contínua, angariada desde o início da carreira na indústria de componentes para automóveis. Six Sigma Black Belt, pela Six Sigma Academy; liderou vários projetos de implementação da metodologia na Lear Corporation, com um volume de poupanças superior a € 300.000. Desde 2010, é líder de melhoria contínua na fábrica BoF da IKEA Industry em Paços de Ferreira. Em 2015, a fábrica BoF, através de avaliação realizada pela casa-mãe (Lean Assessment), posicionou-se no 1º lugar na implementação de práticas Lean no Grupo IKEA Industry, para um total de 44 fábricas. Em 2017, a fábrica BoF volta a ver reconhecido o seu trabalho na criação de cultura Lean, posicionando-se novamente no 1º lugar no Grupo IKEA Industry, para um total de 41 fábricas. É conduzido por uma paixão pela melhoria contínua e por compartilhar o conhecimento e a experiência angariados ao longo do seu percurso profissional. Palestrante em eventos subordinados às temáticas da melhoria contínua. Formador certificado pelo IEFP.

VICTOR SÁ CARNEIRO
Engenheiro Electrotécnico. Curso Avançado em Gestão – CEDEP – INSEAD, Curso Avançado em Gestão – CIFAG, Mestre e Doutor em Gestão. Como Gestor Profissional tem uma experiência de 30 anos e mais de 10 anos como Consultor Internacional e Formador. Especialista em Assessoria, Gestão e Profissionalização de Empresas, Recuperação e Reestruturação de Empresas, Criação de Empresas e Revitalização de Empresas existentes, Marketing, Técnicas Vendas e de Negociação, Atendimento, Empreendedorismo e Inovação, Estratégias Empresariais e Internacionalização. Foi Director Comercial EFACEC - Maquinas Hidráulicas; Director Geral Rabor – Grupo EFACEC; Director Geral EFACEC – Motores Eléctricos; Director Geral Acta-Isolux (Ex. Banco Santander); Director Geral Oficina da Inovação – BIC Minho; Presidente da Associação BIC’s Portugueses; Vice Presidente dos BIC’s Europeus -EBN; Professor Ensino Superior (Gestão Empresas, Marketing, Empreendedorismo, Liderança e Inovação, Internacionalização, Recuperação e Revitalização de Empresas, Estratégias Empresariais); Presidente da PTBAN – Associação Business Angels Network Portugal.
Gerente Maxrentatur, Lda., Sócio Fundador – Vitália Saúde Consulting, Lda.