Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Pós-Graduação 9ª Edição
close

Docentes

CARLA SILVA
Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Higiene e Segurança no Trabalho. Atualmente, é Consultora nas áreas de Ambiente e HST e Formadora nas áreas de: Ambiente, HST e Qualidade. Possui 16 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) - Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental e análise/verificação da conformidade legal, quer de ambiental, quer de HST. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros - Colégio de Ambiente.

EDUARDO MARTINS
Director da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos.
Engenheiro Mecânico pela FEUP, pós-graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris.
Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados.
É docente no ISEP no mestrado em Engenharia Industrial.
É docente na pós-graduação em Eng. da Qualidade do IPVC.
Foi docente no ISAG.
Consultor e Formador desde 1994, possui experiência na indústria metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

HENRIQUE BARROS
Administrador da ARCH S.A. (ex-Cerâmica de Valadares). Licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior de Engenharia do Porto (pré-Bolonha) , CES em Gestão de Energia , Auditor Energético , Sócio-gerente de empresa de Consultoria. Da experiência profissional destacam-se as funções desempenhadas na Direcção de Produção e de Operações em empresas Industriais das áreas Metalomecânica e Cerâmica. Experiência de 20 anos como Consultor em Gestão empresarial nas componentes de Estratégia, Comercial, Produção, Logística, Recursos humanos, Controlo de Gestão, Sistemas de informação, Energia, Manutenção e processos de Concepção. O percurso profissional permitiu a colaboração e prestação de serviços em sectores distintos como Metalomecânico, Alimentar, Cerâmica, Química, Transportes, Construção, Têxtil, Madeiras, Papel, Software, Rochas ornamentais, Projecto e arquitectura, Tipografia, Cablagens eléctricas, Moldes, Plásticos, além de colaboração próxima com instituições como ISQ, AIMMAP, Cenfim, AEBA , Cinfu ,AEP,IDT . São relevantes os trabalhos efectuados na reestruturação e racionalização de organizações, implementação de processos de controlo de Gestão, desenvolvimento de software específico, planeamento e monitorização da produção, adopção de metodologias de incentivos por desempenho, concepção de modelos de Custeio e Orçamentação evoluídos, implementação de Aplicações de monitorização da gestão e apoio á decisão.

JOÃO LEIGO
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 - Environmental Management Systems; ISO 9001 - Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).

JOAQUIM ALMEIDA
Joaquim Almeida é Diretor de Operações da Grohe Portugal, multinacional líder mundial da produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, liderando uma equipa multidisciplinar com cerca de 600 colaboradores. Engenheiro Químico pelo ISEP, Pós Graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais pelo Cenertec (1ª Edição) e inúmeras formações/especializações em pensamento Lean e Gestão de equipas de alto desempenho. Trabalhou como Engenheiro de Processo na Eumel - empresa de componentes metálicos (início de carreira), como Diretor de Produção na Grohe Portugal, função da qual foi promovido às funções que desde 2008 desempenha nesta multinacional (Diretor de Operações). Possui vasta experiência nas indústrias metalúrgica e metalomecânica, gestão de equipas de alto desempenho, implementação do pensamento Lean (magro), manutenção industrial, gestão de projetos em ambiente industrial e sistemas de informação como suporte à gestão de operações.

JORGE OLIVEIRA
Consultor, Coach, Docente e Formador: para que as pessoas e as organizações sejam cada vez mais eficientes. Prática e estudo de gestão, desde 1979, em empresas industriais e de serviços. Exercício de funções de administração e de direcção. Elaboração de Planos de Negócio e apoio na criação de pequenas e médias empresas. Ensino e formação de gestão, desde 1995, em universidades, institutos e empresas: gestão global e gestão industrial; gestão de si e dos outros. Orientação de 144 projectos de fim de curso de engenharia e gestão industrial e de engenharia, realizados em empresas. Certified Professional Coach, desde 2010: business e team coaching. Licenciado em Engenharia Mecânica. Doutorando em Administração de Empresas. Formação complementar em alta direcção e direcção de empresas. Leitmotif: Resultados passados não garantem resultados futuros – A construção do sucesso recomeça todos os dias.

LEONEL SILVA
Licenciado em Engenharia Mecânica, na variante de Gestão Industrial e Produção, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 1996.
É atualmente Responsável pelo Departamento de Planeamento e Controlo de Produção na Grohe Portugal, multinacional especializada em produção e comercialização de torneiras e componentes sanitários, pertencente à multinacional japonesa Lixil.
Desde o início dos 20 anos de carreira profissional, tem desempenhado funções de gestão nas áreas de Logística e em particular na Gestão de Inventário e Armazéns, Planeamento e Controlo de Produção, Aprovisionamento e Compras, Gestão de clientes e Produção.
Iniciou a sua carreira profissional na Industria Automóvel, primeiro na Sunviauto Gaia, empresa nacional de componentes automóveis dedicada à produção de assentos automóveis e, posteriormente, na multinacional americana Lear Corporation (Valongo), especializada em Portugal na produção de cablagens automóveis para as marcas PSA e Jaguar.
Key user do sistema informático SAP, na Grohe Portugal. Implementou ao longo do seu percurso profissional, diversos sistemas automáticos de controlo de produção, reduções de níveis de inventário, e implementação de diversos KPIs.
Além de formação Pedagógica de Formadores, possui uma vasta formação extra-curricular nas áreas de Supply Chain, das quais se destacam o Curso Integrado de Logística da AEP e Logística Industrial da CENERTEC, bem como diversos cursos de Liderança, Gestão, Qualidade. Foi no entanto em ambiente industrial, no desemprenho das suas funções e no chão de fábrica que adquiriu a maior parte dos seus conhecimentos.

LUCINDA SANTOS
Formadora, consultora, técnica oficial de contas e revisora oficial de contas. Possui experiência como formadora desde 2001 em áreas como contabilidade e fiscalidade, sistema de custeio, controlo de gestão, gestão financeira, balanced score card , plano de negócios e empreendedorismo. Consultora desde 2004 em empresas de diversos setores (industria têxtil e vestuário, industria metalomecânica, industria de madeiras, industria de panificação, hotelaria e restauração, comércio, gestão de resíduos, serviços de transitários, tecnologias e sistemas de informação, entre outros). Coordenadora, consultora e formadora em programas de formação PME desde 2002. Consultora Nacional de Benchmarking desde 2009. Técnica Oficial de Contas desde 1998 e Revisora Oficial de Contas desde 2014.
Possui Curso Técnico de Gestão Industrial Nível III (1995), Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto (1998) e pós-graduada em Finanças Empresariais pela Faculdade de Economia do Porto (2000). No âmbito da profissionalização para Revisora Oficial de Contas realizou o curso integral de preparação para o acesso à profissão na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

LUÍS BRAGA
Mestre em Engenharia Mecânica (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Licenciado em Engenharia Química (ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto), Gestor de Manutenção e Energia da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A., Responsável pela manutenção, gestão da central de cogeração e responsável pelas Auditorias Energéticas e Planos de Racionalização de Energia, assim como por novos investimentos de diversas especialidades. Reconhecido pela DGEG como auditor energético: Indústria SGCIE, Frotas, Instalações de Cogeração, CMVP – Certified Measurement and Verification Professional. Coordenador Técnico da Pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Ramo Indústria) no ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Norte), tendo a seu cargo os módulos de Auditorias Energéticas na Indústria, Instrumentação e Medição, Sistemas de Recuperação de Calor, Sistemas de Gestão de Energia e Geradores de Vapor. Formador de diversas ações relacionadas com energia. Auditor energético independente com auditorias energéticas realizadas em vários setores de atividade.

PEDRO ROMPANTE
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). 10 anos de experiência em Manutenção Industrial. Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva e corretiva. Liderou projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção. Implementou a metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção preventiva. Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua ocorrência. Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção. Experiência na Gestão de Operações. Seleção, formação e orientação de equipas de operadores. Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas. Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento. Licenciamento da atividade industrial e dos equipamentos produtivos associados. Ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos. Membro efetivo da OE (Ordem dos Engenheiros), membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial), formador em Manutenção Industrial.

PEDRO SOUSA
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial (pré-Bolonha). Ampla experiência em melhoria contínua, angariada desde o início da carreira na indústria de componentes para automóveis. Six Sigma Black Belt, pela Six Sigma Academy; liderou vários projetos de implementação da metodologia na Lear Corporation, com um volume de poupanças superior a € 300.000. Desde 2010, é líder de melhoria contínua na fábrica BoF da IKEA Industry em Paços de Ferreira. Em 2015, a fábrica BoF, através de avaliação realizada pela casa-mãe (Lean Assessment), posicionou-se no 1º lugar na implementação de práticas Lean no Grupo IKEA Industry, para um total de 44 fábricas. Em 2017, a fábrica BoF volta a ver reconhecido o seu trabalho na criação de cultura Lean, posicionando-se novamente no 1º lugar no Grupo IKEA Industry, para um total de 41 fábricas. É conduzido por uma paixão pela melhoria contínua e por compartilhar o conhecimento e a experiência angariados ao longo do seu percurso profissional. Palestrante em eventos subordinados às temáticas da melhoria contínua. Formador certificado pelo IEFP.