PÓS-GRADUAÇÃO EM
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
3ª Edição

Alguns Testemunhos

2ª Edição



 

Jaime Jerónimo
Prio Biocombustíveis
Coordenador de Produção - Utilidades

Em primeiro lugar não posso deixar de agradecer à Prio, a oportunidade que me deu em participar na 2ª edição da PG-MI. Os constantes desafios da nossa Unidade Produtiva, vão com certeza permitir a minha retribuição, em trabalho, com um leque de conhecimentos muito mais alargado no âmbito da Manutenção.
A PG2 - MI foi uma experiência muito enriquecedora a todos os níveis, estando eu mais ligado à Operação - embora com uma forte interação com a Manutenção -, permite-me agora olhar para as duas áreas de uma forma muito mais corporativa.
O CENERTEC aposta bastante na componente prática dos seus conteúdos formativos e, esta Pós-Graduação foi o espelho disso mesmo, mesmo a aplicabilidade mais teórica das matérias, teve a sua componente prática muito vincada. A heterogeneidade das disciplinas dá uma consistência muito grande à PG - MI, tocando em todas as áreas do interesse e âmbito da manutenção. As visitas às empresas são sem dúvida uma mais valia, sendo que nos mostram várias formas de fazer e manter (bem). Foi evidente o rigor criterioso na escolha das empresas a visitar e, julgo que com muito sucesso.
Foi um orgulho enorme ter feito parte da equipa da 2ª edição da Pós-Graduação em Manutenção Industrial, não podendo terminar sem agradecer a todos os meus colegas, ao Leonardo; Jorge; José; Luis; Vanessa; Carlos; Joana e ao Sérgio, que com as suas experiências profissionais enriqueceram também esta Pós-Graduação.

Um agradecimento final ao Professor Albino Reis, ao Eng.º Pedro Rompante e à Claudia Salgado, pelo profissionalismo e simpatia.

Joana Loureiro
Qualidade / Segurança / Manutenção
SPC - Serviço Português Contentores (Logística Multimodal)

A ingressão na PG-MI no Cenertec foi sem dúvida uma aposta ganha.
A Manutenção fo encarada com toda a seriedade e relevância que merece e deve ter no processo produtivo e evolutivo de cada empresa.
Apesar de ainda novata na área, foi com toda a certeza uma mais valia, pelos conceitos, pelas soluções apresentadas aos problemas que todos enfrentamos no dia a dia, mas principalmente pelas experiências partilhadas com os colegas e formadores.
Entrei no espírito prático da aplicação do tema e a Manutenção é hoje encarada com outro "olhar", mais crítico, mais capaz...
Obrigada ao Cenertec!

Jorge Nunes
Responsável da Frota e Manutenção
TRANSDEV MOBILIDADE, SA

A participação nesta pós graduação revelou-se uma mais valia sobre vários aspetos.
A maior vantagem, foi a oportunidade de conviver com diferentes realidades o que enriquece o nosso capital de conhecimento global e acrescenta ao nosso portefólio, várias perspetivas/ ângulos de Manutenção.
Por outro lado, houve o privilégio de ouvir experts sobre as principais áreas da Manutenção, que contribuiu positivamente para consolidar ideias e pensar estratégias melhor orientadas para o futuro das nossas equipas.
A equipa da Cenertec revelou-se disponível e a logística, de uma forma geral, foi bem organizada.
Esta experiencia de formação foi um bom catalisador para o improvement pessoal com repercussão nossa empresa.
Acredito que o que realmente importa das nossas experiencias, é saber se as voltaríamos a repetir… eu voltaria a participar nesta Pós Graduação!
Até breve

 

José Armando Pais
Responsável de Manutenção
Lactogal Produtos Alimentares S.A. - Oliveira de Azeméis

A 2ª Edição da PGMI permitiu consolidar os meus conhecimentos, levar para o terreno novas ideias e novos métodos de trabalho, olhar para o dia-a-dia de trabalho de uma forma completamente diferente do habitual.
Esta foi uma oportunidade única que todas as pessoas ligadas ao mundo da manutenção deviam experienciar.
A riqueza dos temas abordados ao longo de todo o curso, aliada ao saber e experiência de terreno dos professores, fizeram com que cada aula fosse uma fonte de motivação e descoberta de novas abordagens e saberes.
Uma palavra de agradecimento à CENERTEC pelo apoio que dá ao mundo do trabalho e às empresas, fornecendo formações com temas muito presentes e direcionados a quem realmente precisa e ao corpo docente pelo seu profissionalismo e competência.
Uma palavra de reconhecimento ao Sr. Eng.º Pedro Rompante, pela forma como transmite o seu pensamento, conseguindo mostrar que a manutenção pode ser uma fonte geradora de riqueza para uma empresa e não um custo desnecessário.

 

Leonardo Varela
Engenheiro Automação / Tec. Automação / Automação e Robótica

A Pós-Graduação em Manutenção Industrial está muito bem elaborada, o conteúdo programático segue uma lógica crescente ao longo Curso. O meu objectivo era mais a base do Software, conseguir aprofundar o máximo para poder criar sistemas simples e prático de supervisão, usando o conhecimento prático e toda abordagem directa ou indirecta, na manutenção no seu contexto global. As especulativas foram de longe alcançadas, é de realçar que houve sempre uma simplicidade global de trocas de informações no nosso núcleo,  relação - Cenertec/Docentes/Formandos, a partilha de conhecimentos dos Docentes, associada à experiência dos formandos aumentou o ritmo de aprendizagem. Isso é mais do que ter um Certificado é ter realização pessoal e profissional.

 

Sérgio Boavida
Mecatrónico - Técnico principal de manutenção
YAZAKI SALTANO

Excelente oportunidade e uma mais-valia curricular.
Superaram todas as minhas espectativas! Os temas abordados são excelentes e transversais para toda a indústria, o que nos deu um vasto conhecimento em todas as áreas.
Um grupo de formadores com um grande conhecimento dos temas, e o mais importante, são profissionais, Como diz o Eng.º Pedro Rompante “de chão de fábrica”.
Quero agradecer a oportunidade que me foi proporcionada pela “CENERTEC” de poder frequentar este curso! Posso afirmar, que obtive um vasto leque de conhecimentos, mesmo em alguns temas que não estão relacionados directamente com a minha área.
Oportunidade de trocar conhecimentos com colegas de turma e formadores, recomendo vivamente a todos os profissionais da área a frequentar este curso, garanto que no fim se sentirão mais capazes para responder as necessidades do dia-a-dia.




1ª Edição



António Moreira Gomes
Responsável Manutenção & Gestor Operacional
Fábrica Tecidos do Carvalho, LDA.

“Todas as expetativas foram superadas!! As razões que me fizeram escolher frequentar esta 1ª pós-graduação em manutenção industrial, foram a definição de um programa que me pareceu muito equilibrado em que abordava todas as temáticas que envolvem o dia-a-dia das equipas de manutenção, além disso a escola Cenertec já é uma referência que não deixa dúvidas na qualidade dos seus formadores que são referências nas suas áreas de especialização a nível nacional.
A conjugação dos vários módulos, juntamente com as visitas proporcionadas a diferentes contextos industriais, bem como o networking ao longo do curso valorizou ainda mais esta experiência, que para mim foi uma mais-valia significativa. Este conjunto de experiências permitiu suprimir lacunas de conhecimento em áreas da manutenção, que devido a meu background académico e experiência profissional anterior nunca tive a oportunidade de desenvolver.
Aconselho vivamente a todos os profissionais da área a frequência deste curso, porque tenho a certeza que no fim se sentirão muito mais capazes para enfrentar os constantes desafios do dia-a-dia.

Um grande abraço para toda a equipa do Cenertec em especial ao Eng.º Pedro Rompante e à Cláudia Salgado, que foram sempre de uma dedicação e apoio excecionais, bem como aos meus colegas que durante estes 10 meses formaram um grupo de amigos. “

Bruno Miguel Moura Coelho
Diretor de Obra
Sisint, Lda.

Recebi a informação deste curso por email e fiquei logo interessado, uma vez que é uma área de elevada importância e à qual não tem sido dado o seu devido valor.
Durante a formação reparei que estava tudo muito bem organizado, com formadores de elevada qualidade (respondendo integralmente às minhas expetativas).
Uma vez que não estava diretamente ligado a esta área, tinha inicialmente alguma incerteza se me enquadrava na formação, no entanto tudo deixou de ser uma dúvida para passar a ser uma certeza pois estava bem entregue para poder absorver toda a informação que nos estavam a transmitir.
Foi uma experiência muito enriquecedora pois tanto os coordenadores do curso como os formadores sempre estiveram disponíveis, sem deixar de falar dos meus colegas da PG-MI que ao partilharam o seu testemunho, conhecimento e experiência que se revelou uma mais valia na construção do nosso saber.

O meu obrigado a todos, estarei atento para outras oportunidades de grande enriquecimento que a CENERTEC tem disponível para todos nós.

Carla Pereira
Direção Fabril
Ceragni, Lda.

Nos últimos anos  fui sendo desafiada para ajudar a Ceragni a crescer na gestão operacional e na melhoria de desempenho da produção e manutenção. Sendo a minha formação base em química Industrial, vi nesta pós graduação uma oportunidade para me familiarizar com os principais temas da manutenção industrial. Depois de rolamentos, autómatos e motores elétricos, no final dos nove meses,  fica essencialmente a visão mais profunda e técnica de temas mais específicos, a capacidade de diálogo e compreensão perante as situações que vão necessitando de resolução e decisão no  terreno e a rede criada com os colegas e formadores.

Sendo eu “repetente”, pois já havia realizado a PG-GOSI, voltei a sentir a forma como a “família” Cenertec se dedica aos seus projetos, de salientar o  empenho do Engº Pedro Rompante, a partilha de experiências  do Prof. Albino Reis e a organização da Cláudia Salgado.

Luís Braga
Gestor de Energia
RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas SA

A PG MI surgiu como uma oportunidade de consolidação de conhecimentos e de agregação de conceitos necessários para desempenhar com sucesso a minha nova atribuição profissional. Os meus objetivos foram atingidos e ultrapassados pela força de três vetores: a Qualidade do conhecimento transmitido, a competência dos formadores e não menos importante o inter-relacionamento no grupo de formandos da PG. Este foi portanto um tempo bem utilizado com várias aplicações práticas no meu dia-a-dia, e sublinho práticas uma vez que esta PG apresenta a particularidade de estar muito vocacionada para a realidade empresarial atual.
Recomendo vivamente a experiência a quem procure um incremento de conhecimentos e valorização na área.

Luís Miguel Barros
Responsável Adjunto de Manutenção
Port’Ambiente/Veolia

Em jeito de balanço final, a minha participação nesta Pós-Graduação em Manutenção Industrial, só pode ser considerada como positiva.
Os temas abordados foram, de uma maneira geral, transversais a quase todo o tipo de atividades industriais, sendo que os formadores escolhidos para cada um dos módulos demonstraram conhecimentos elevados, e souberam transmiti-los de uma forma prática.
Importante foi a partilha de experiências entre formandos, não só dos meus colegas que fizeram a Pós-Graduação, mas também dos externos que realizavam apenas determinados módulos, sem dúvida uma das mais valias desta forma de lecionar, bem como as frequentes visitas de estudo a diferentes tipos de indústrias, que nos proporcionaram um acréscimo de conhecimento inegável.
Estou certo que durante o decorrer da minha atividade profissional, serão inúmeras as vezes em que as vivências tidas durante esta Pós-Graduação , ser-me-ão bastante úteis na resolução de problemas, ou na abordagem e planeamento de novos trabalhos.
Uma palavra final para a organização do Cenertec, em especial para a Cláudia Salgado, que esteve sempre irrepreensível.

Rafael Lourenço
Engenheiro de Manutenção
ENEOP3 - Desenvolvimento de Projecto Industrial S.A.

A Pós-graduação em Manutenção Industrial é uma excelente oportunidade para quem já trabalha em manutenção pois permite aprofundar os conhecimentos técnicos de manutenção num ambiente industrial.

Este curso permitiu-me conhecer e conviver com excelentes colegas de profissão onde foram trocadas muitas experiências profissionais. Gostaria de dar os parabéns à CENERTEC em especial ao Professor Albino Reis e ao Eng Pedro Rompante por terem tomado a iniciativa de organizarem com rigor e excelentes docentes um curso em que o tema é a manutenção.

Rui Garcia Simões
Gestor de Projetos
DPM - Tratamento de Águas, Ar, Ambiente e Exploração de ETAR

A PG-MI deu-me um conjunto de conhecimentos que permitiram dotar uma empresa como a DPM de um departamento de manutenção, adequado às necessidades de uma empresa prestadora de serviços na área do tratamento de águas, sendo este um factor diferenciador para as demais no mercado.
A diversidade de temas nesta pós-graduação torna-a muito abrangente, sendo que os módulos são leccionados por formadores com vasto conhecimento das temáticas e das necessidades de conhecimento para o desenvolvimento de cada acção de manutenção.
A partilha de informação durante as aulas é bastante enriquecedora, envolvendo pessoas de diferentes áreas,  e permite solucionar problemas comuns e conhecer outras realidades.

Sérgio Rodrigues
Eletromecânico
Prio Biocombustíveis, S.A.

A Pós-Graduação em manutenção industrial no CENERTEC foi uma das experiências profissionais mais enriquecedoras da minha carreira. Tive o privilégio de aprender com um conjunto de Formadores detentores de uma vasta experiência profissional, permitindo-me adquirir novos conhecimentos e novos “horizontes”. Destaco também a grande camaradagem que existiu entre alunos e professores. O meu obrigado a todos os colaboradores do CENERTEC, pelo excelente profissionalismo demonstrado, mas também a todos os Formadores, pela dedicação e profissionalismo com que nos transmitiam o seu conhecimento. Boa sorte para a próxima edição.