PÓS-GRADUAÇÃO EM
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
3ª Edição

Docentes

BAPTISTA DA COSTA, PROF.
Doutor em Gestão de Empresas pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004, Arruamentos e Tuneis, Conjuntos habitacionais, Museus, Pavilhões gimnodesportivos, infraestruturas e Integração paisagística.
É administrador dos Transportes Urbanos de Braga e Professor Universitário.

BERNARDINO GOMES, ENG.
É licenciado em Engª Mecânica, com vasta experiência no licenciamento de equipamentos sob pressão e cisternas para o transporte de matérias perigosas. Membro das comissões técnicas de equipamentos sob pressão, garrafas e de cisternas, e Vice-Presidente da comissão nacional para o transporte de matérias perigosas. Integrou vários grupos de trabalho responsáveis pela criação e alteração da actual regulamentação aplicável aos ESP e cisternas. Foi auditor técnico do IPQ e IPAC na área de recipientes sob pressão e cisternas, e é formador (com CAP) nessas áreas. Foi durante 6 anos, representante Português na reunião comum RID-ADR-ADN das Nações Unidas. Atualmente coordena o licenciamento de ESP a nível nacional, e o acompanhamento de diversas diretivas europeias tais como PED, SPVD, EPI, aparelhos a gás e baixa tensão.

CARLA SILVA, ENG.ª
Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Higiene e Segurança no Trabalho. Atualmente, é Consultora nas áreas de Ambiente e HST e Formadora nas áreas de: Ambiente, HST e Qualidade. Possui 16 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) - Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental e análise/verificação da conformidade legal, quer de ambiental, quer de HST. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros - Colégio de Ambiente.

CARLOS BRAGA, ENG.
Diretor Técnico da filial portuguesa de uma empresa alemã de Lubrificantes que é o produtor Nº1 a nível mundial entre as companhias independentes (as que não possuem combustíveis). Larga experiência na área dos lubrificantes tanto Industriais como Automotive, suportada em mais de 20 anos de prática na área e desde há mais de 10 anos como responsável técnico da empresa e da Engenharia de Aplicação dos lubrificantes. Tendo iniciado o percurso relacionado com os lubrificantes na área técnico-comercial há mais de 20 anos, rapidamente sobressaiu na vertente técnica e passou a chefiar o Gabinete Técnico, decorria o ano de 1993. Evoluindo na sua função foi ministrando cursos de formação ou informação sobre lubrificantes Industria e Auto, e acompanhava os clientes em termos de Assistência Técnica e monitorização dos lubrificantes. Em 2001 assumiu a Direcção Técnica da empresa adicionando a vertente tecnológica à prática: supervisionamento do Departamento I+D, formulações e planos de produção passaram a ser áreas do seu pelouro. Em 2005 fruto de uma remodelação interna passou a também assumir a Gestão de Produto dos Lubrificantes Industriais ministrando Acções de Formação em clientes e acompanhando ensaios ou desenvolvimentos de novas aplicações de produtos. Estando presente nas reuniões anuais “Know-How Meeting” do Grupo, e nas diferentes reuniões intercalares europeias das famílias dos produtos Industriais, mantém o contacto com os mais recentes desenvolvimentos de produtos e aplicações. Formado em Engenharia Química pelo ISEP no ano de 1991, é casado e tem dois filhos (de 19 e 16 anos).

CARLOS SESTELO, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST com Pós-graduação em Marketing pelo ISEG. Com 15 anos de experiência em Ar Comprimido, tendo iniciado a sua actividade como Gestor de Produto na Comingersoll, Internal Engineer na Ingersoll Rand França, Director Comercial Comingersoll e presentemente Gestor de Clientes na Kaeser Compressores.
Deste percurso profissional constam dezenas de projectos de implantação/remodelação de centrais e redes de ar comprimido bem como auditorias energéticas nos mais variados sectores de actividade industrial.
Constam igualmente vários Seminários Técnicos no âmbito de campanhas de comunicação levadas a cabo pelas marcas e uma apresentação deste tema no VI Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros.

DINIZ GONÇALVES, ENG.
Eng. Mecânico pelo IST e Eng. Civil, pelo ISEL, Eng. de Máquinas pelo Instituto Militar Pupilos do Exército. Perito Qualificado do Sistema de Certificação Energética Nacional e Presidente do Concelho Fiscal da Associação Nacional de Peritos Qualificados. Auditor do SGCIE - Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia. Técnico Responsável pela Exploração das instalações Eléctricas. Técnico de Instalação e Manutenção - nível 3.
Coordena o Dep. Manutenção do Grupo Quinta da Marinha SGPS, SA. Trabalhou na Sonae Sierra - Gestão Técnica dos Centros Comerciais. Trabalhou na Ecogás, na instalação de redes de gás natural. Trabalhou na Ford Motor Company na produção de compressores de ar condicionado. Realizou mais de 60 obras na área da reabilitação urbana. Projetista de AVAC, térmica, acústica, gás, águas, esgotos e eletricidade.

EDUARDO MARTINS, ENG.
Diretor da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos. Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Pós Graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris. Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados. Foi Docente no ISAG e na Pós-Graduação em Gestão de Operações para a Industria do Mobiliário no ISFEP (Faculdade de Economia do Porto). Consultor e Formador desde 1994, possui experiência nas industrias metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

FERNANDO PITA, ENG.
Formado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica. 8 anos na Engenharia de Manutenção da Industria Eletrónica - Texas Instruments. 18 Anos na Supervisão de Serviços Técnicos de Manutenção. 23 Anos na Formação Profissional. Consultor de Engenharia Eletrotécnica da Empresa Bifase Material Elétrico e Eletrónico Lda. Responsável Técnico pelo Alvará da Empresa Circuitos de Inovação, Lda. Responsável pelo Departamento de Energias Renováveis da Circuitos de Inovação, Lda. Autor do livro “Riscos Elétricos”, publicado pela Verlag Dashöfer, em 2011.

FILIPE CARRACINHA, ENG.
Mestre em Engª Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Engª Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É responsável pelo departamento de manutenção eléctrica e de instrumentação da Renova S.A desde 1992, onde a sua área de actuação vai desde a exploração e manutenção dos Postos de Transformação da empresa, à realização de projectos de automação com o recurso de autómatos programáveis até ao estudo, projecto, instalação e comissionamento de variadores de velocidade, instrumentos industriais, visando melhorias no processo fabril.
Foi formador de diversos cursos de autómatos programáveis e Instrumentação e Medidas em CET´s no Cenfim, em Santarém.
Foi formador externo das disciplinas no CET de "Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas" e de "Máquinas Eléctricas" no IPT – Instituto Politécnico de Tomar.
Foi formador de cursos de "Instrumentação Industrial – Controlo de Processos Industriais" e de um seminário de "Variação de velocidade vs bombas centrífugas na redução do consumo de energia eléctrica", para a Cenertec.
Foi formador do curso "Automatismos Industriais, redes de comunicação", para a Cenertec.
Foi assistente convidado, na escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, para leccionar as disciplinas "Sensores e Transdutores", "Instrumentação e Medidas" e "Organização e Gestão da Manutenção".

JOÃO LEIGO, DR.
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 - Environmental Management Systems; ISO 9001 - Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).

JORGE ROXO, ENG.
Engenheiro Electromecânico, Pós-graduado em Gestão de Operações e Serviços Industrias, com 16 anos de experiência Industrial, em áreas como: Gestão da Manutenção, Gestão Fabril, Direcção Industrial, Gestão de Projetos e Gestão de Energia. Actualmente responsável pela área da manutenção industrial e de edificios, utilidades, projetos, SST & Ambiente e Logistica Interna, em Leça do Balio do GRUPO UNICER. Durante o período de quatro anos "Utilities Expert" do GRUPO CARLSBERG tendo realizados trabalhos como “Expert” na China, Suécia, Estónia, Indochina e Alemanha. Na Unicer, na área da eficiencia, desde 2009, responsável pelo projeto "Ensave" na área das Utilidades (eletricidade, energia térmica, ar comprimido, frio industrial, dioxido de carbono, água, etc) da área industrial e de edificios.
A "caça" à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos "best-in-classe". O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.

LUIS BRAGA, ENG.
Mestre em Engenharia Mecânica (FEUP – Pré Bolonha), Licenciado em Engenharia Química (ISEP), Gestor de Manutenção e Energia da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A., Responsável pela manutenção da unidade fabril e da central de cogeração, gestor operacional da central de cogeração e gestão energética da empresa. Responsável pelas Auditorias Energéticas e Planos de Racionalização de Energia, assim como por novos investimentos de diversas especialidades. Reconhecido pela DGEG como auditor energético: Indústria SGCIE, Frotas, Instalações de Cogeração, CMVP – Certified Measurement and Verification Professional. Coordenador Técnico da Pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Ramo Indústria) no ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Norte), tendo a seu cargo vários módulos.Auditor energético independente com auditorias energéticas realizadas em vários setores de atividade. Autor e co-autor de artigos técnicos na área da energia. Formador de diversas ações relacionadas com energia e cogeração em Portugal e no estrangeiro.Trabalhou na Ecogás, na instalação de redes de gás natural Trabalhou na Ford Motor Company na produção de compressores de ar condicionado. Realizou mais de 60 obras na área da reabilitação urbana. Projetista de AVAC, térmica, acústica, gás, águas, esgotos e eletricidade

LURDES VIANA, DR.ª
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projectos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando mais de 60.000 horas de treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e Africa com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação com a pós-graduação em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

PAULO COSTA, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e é atualmente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Ao longo destes 23 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intra-empresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido (e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa "aproveite o dia!".

PEDRO ROMPANTE, ENG.
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). 10 anos de experiência em Manutenção Industrial. Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva e corretiva. Liderou projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção. Implementou a metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção preventiva. Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua ocorrência. Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção. Experiência na Gestão de Operações. Seleção, formação e orientação de equipas de operadores. Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas. Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento. Licenciamento da atividade industrial e dos equipamentos produtivos associados. Ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos. Membro efetivo da OE (Ordem dos Engenheiros), membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial), formador em Manutenção Industrial.

SANTIAGO MONTEIRO, ENG.
Habilitações académica: Agosto 1983 Licenciatura em Engenharia Mecânica, Universidade do Porto
Julho 2002 Formação Pedagógica de Formadores com certificado nº943.
Experiência profissional: Início actividade profissional em 1983; Agosto 1983 a Dezembro de 1986 Técnico-Comercial e Direcção Técnica na empresa Automa- Sociedade de Engenharia Industrial; Janeiro 1987 a Agosto de 1990 Consultor e Direcção Técnica na empresa Torgal, Gestão e Engenharia; Setembro 1990 a Janeiro 1993 Director de Produção na empresa Fundimetal / Perfimetal; Fevereiro 1993 a Abril 1995 Direcção Técnica / Responsável de filial na empresa Automa, Sociedade de Engenharia Industrial; Maio 1995 a Março 2002 Direcção Técnica / Direcção de Importação na empresa Samhidraulica, Sociedade de Aplicações Mecânicas e Hidráulicas.
Desde abril 2002 Consultor Técnico de Parker Hannifin Portugal.