PÓS-GRADUAÇÃO EM
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
3ª Edição

Apresentação

A Manutenção assume-se hoje como uma atividade chave dentro das Empresas Industriais. As equipas de Manutenção possuem conhecimento-chave sobre o funcionamento de cada equipamento, são capazes de garantir a sua operacionalidade, sem a qual as operações não se podem desenvolver. Mas, para a aplicar, longe vai o tempo do empirismo. Já não basta “ir aprendendo”. O impacto financeiro sobre uma Empresa da aplicação de más opções de Manutenção pode ditar o seu encerramento e pode levar a gravíssimas consequências de Segurança e Ambiente, que têm associadas uma moldura legal exigente.

Após o sucesso das primeiras duas Edições, vem agora o CENERTEC promover a  3.ª Edição da Pós-Graduação em Manutenção Industrial (PG-MI), procurando continuar a dar resposta à necessidade da qualificação do pessoal da Manutenção, ministrando conteúdos capazes de conferir suporte teórico e prático à atividade da Manutenção. Os Formadores são oriundos do meio profissional, trazendo à PG-MI o seu saber prático, ensinando o que praticam e praticando o que ensinam. São Formadores que são confrontados todos os dias com os desafios que a Manutenção acarreta, e que trazem essa experiência para os Formandos.

Com Coordenação Pedagógica do Prof. Doutor Albino Reis, e com Coordenação Técnica do Eng. Pedro Rompante, a PG-MI desenvolve-se em Módulos formativos de curta duração, destinados a dar aos Formandos uma visão de conjunto de cada tema mas, ao mesmo tempo, dar bases sólidas para poderem dialogar com os Especialistas de cada área específica. A avaliação final será por realização de um trabalho, incidindo sobre um dos Módulos da PG. Pretende-se que os Formandos possam logo aplicar os conhecimentos obtidos, orientados pelo Formador do módulo escolhido.

Para aqueles que fazem da Manutenção a sua Profissão, existem muitas horas de interrogações solitárias, correndo riscos mal avaliados, e com a enorme pressão de voltar a colocar os equipamentos a produzir. Esta PG foi criada a pensar nestes Profissionais, para os dotar dos conhecimentos necessários para que possam, indiscutivelmente, ser Especialistas na sua área.