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Manutenção Industrial Pós-graduação 5ª Edição

Seminários

Manutenção de Frotas Automóveis

Eng. Pedro Rompante (Clique para ver CV)

Introdução:

A Manutenção de Frotas Automóveis é uma área tradicional da Manutenção. O sector dos transportes há muito que compreendeu a necessidade de manter os seu ativos de forma coerente e organizada.

Embora tradicional, a Manutenção de Frotas Automóveis surge com importância crescente, furto da importância que a Logística tem na Economia actual. A evolução tecnológica trouxe inovação que tornam a actividade da AMnutenção mais complexa, rquerendo respostas técnicas e organizacionais novas.

Este seminário é composto por uma visita a uma unidade industrial, com a duração de 4 horas.

Manutenção: Líderes do Futuro e Rendimento Organizacional

Prof. Baptista da Costa (Clique para ver CV)

Introdução:

Podemos, definir Manutenção como o conjunto de procedimentos técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente das máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Estes procedimentos envolvem ações planeadas que permitam a conservação, adequação, restauro e prevenção contra falhas repentinas ou desgaste prematuro dos equipamentos. De modo geral, a Manutenção numa empresa tem como objetivo manter os equipamentos e máquinas em condições nominais de funcionamento, garantindo, assim, a produção planeada, a qualidade dos produtos e o prazo de entrega como acordado com os clientes.

Dentro do Mercado de prestação de serviços de manutenção incluem-se as seguintes áreas: Manutenção Industrial; manutenção de sinalização; serviços de manutenção geral; Outsourcing de Mão-de-Obra qualificada; Projeto, Planeamento e Logística de Intervenções de manutenção; Manutenção automóvel; Manutenção de equipamentos e gestão de instalações. Só a indústria global de gestão de instalações, uma das áreas da Manutenção, deve chegar a quase 395 biliões dólares em 2017, de acordo com uma pesquisa da Global Industry Analysts. Embora com um impacto negativo da recessão económica, prevê-se que o mercado de gestão de instalações vá recuperar devido ao maior foco na modernização da área de escritórios e da recuperação prevista para o mercado imobiliário e da construção. Por outro lado, a Europa, com 36% do mercado mundial, é o maior produtor e exportador mundial de máquinas. A competitividade da indústria baseia-se, nomeadamente, em produtos inovadores excelentes, em conhecimentos e competências e na capacidade de corresponder às necessidades dos clientes. Este posicionamento, abre espaço ao mercado dos serviços de manutenção para a conservação do estado de uso dos equipamentos.

A manutenção é uma atividade transversal, importante que, em Portugal, representa mais de 6,5 % do PIB, estimando-se que represente, um volume de negócios da ordem dos 6.000 milhões de euros.
O recurso a prestadores especializados em serviços de manutenção nas PME’s torna-se imprescindível, em virtude de estas não terem dimensão que permita a ocupação plena de um quadro próprio de pessoal de manutenção atualizado, técnica e tecnologicamente; meios de intervenção e stock de sobresselentes.
Do conhecimento prático existente, poderá ainda estimar-se que os trabalhos de manutenção colocados em outsourcing, significam cerca de 40% dos custos totais, ou seja um valor da ordem dos 2.400 milhões de euros, o que poderá de alguma forma traduzir o valor deste mercado.
A competitividade de uma PME, depende da disponibilidade dos seus equipamentos produtivos, e esta por sua vez só pode ser garantida através da fiabilidade e manutibilidade, adequada que exige um apoio de um serviço de manutenção bem organizado, gerido e executado a custos de mercado.

Ao longo do seminário, vamos abordar os seguintes temas:

  • Quais as características do ambiente tecnológico atual e futuro?
  • Qual o seu impacto nas pessoas e nas organizações?
  • Qual o papel da manutenção na sociedade da avaria?
  • Como tratar as avarias? (técnico, organizacional e social)
  • Onde começa a manutenção e quando acaba? (do projeto ao abate)
  • As avarias podem ser previstas? (RAMS – Fiabilidade, disponibilidade, manutibilidade e segurança)
  • A liderança tem impacto do rendimento das organizações?
  • Que tipo de liderança nos anuncia o futuro, muito marcado pelas tecnologias?

Objetivos:

Compreender a importância da Liderança, no âmbito da Manutenção e como a tornar efetiva.

Programa:

  1. Introdução;
  2. Conceito de Rendimento;
  3. Modelos de Qualidade e de Liderança;
  4. Líderes;
  5. Líderes do Futuro.

O Futuro da Manutenção

Eng. Pedro Rompante (Clique para ver CV)

Introdução:

A acelerada digitalização do Mundo actual trás desafios a todas as áreas da vida humana. A Manutenção não escapa a estas alterações. Mas o efeito da digitalização na Manutenção não é evidente e acarreta muitas interrogações.

Para o Futuro da Manutenção, também concorrem outros movimentos, menos visíveis, mas igualmente relevantes, como a Economia Circular. O enfoque da Economia Circular esteve, até há bem pouco tempo, centrado na reciclagem. Agora, as atenções estão a centrar-se na reutilização de bens. Neste cenário, o papel da Manutenção, como garante das funções dos equipamentos, assume papel central.

Neste seminário, pretende-se discutir as várias possibilidades de evolução da Manutenção e dotar os formandos de sensibilidade para poderem fazer escolhas esclarecidas para o futuro.

Objetivos

No final do curso, os formandos serão capazes de:

  • Sensibilizar os formandos para os conceitos da Manutenção 4.0 e da Economia Circular e como vão impactar a Manutenção;
  • Promover a discussão entre formandos sobre estas temáticas.

Discussão dos Casos dos Formandos - Gestão da Manutenção

Eng. Pedro Rompante (Clique para ver CV)

Introdução:

A Formação tem, como objetivo final, dotar os Formandos de ferramentas e conhecimentos que os tornem aptos para resolver problemas, ou de introduzir melhorias operacionais nos seus processos. Mas, muitas vezes, os Formandos não conseguem tirar partido dos conceitos aprendidos, mesmo que estes tenham sido percebidos.
O filósofo chinês Confúcio, que viveu 500 anos antes de Cristo, dizia que a essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. De facto, nada substitui o pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Todos nós já nos apercebemos que, fazendo, nunca mais esquecemos e voltaremos a fazer o mesmo, se for necessário.
Este módulo destina-se a dar a possibilidade aos Formandos de discutirem aspetos práticos que os preocupem, relacionados com a Gestão da Manutenção. Esta reflexão vai permitir aos Formandos enquadrar todos módulos do Curso, permitindo uma abordagem crítica aos problemas que os preocupam. Para que a passagem por este módulo seja eficaz, é imprescindível a frequência dos módulos "Organização e Gestão da Manutenção" e o "Reliability Centred Maintenance".
Convida-se os Formandos a trazerem exemplos práticos, para serem discutidos com os restantes Formandos. A partilha de conhecimentos e troca de experiencias é um dos métodos mais eficazes na formação.

Objetivos:

  • Desenvolver o sentido crítico dos Formandos para os conceitos e formas de gerir a Manutenção;
  • Dar pistas para a abordagem de problemas específicos dos Formandos.

Programa:

  1. Caracterização dos Casos trazidos por cada Formando
  2. Análise dos Casos e Discussão no Grupo
  3. Conclusões e Pistas para abordagem a cada Caso


NOTA - O tempo disponível para discutir cada Caso depende do número de formandos e da complexidade de cada Caso. Cada Formando deve trazer apenas um Caso. Pretende-se que os Formandos fiquem com pistas para lidar com o Caso que trazem à discussão com os colegas. Dúvidas adicionais, nesta ou noutras questões, serão sempre respondidas, mas mais tarde e de forma mais personalizada.

Gestão da Manutenção - Um Exemplo de Aplicação em Meio Industrial

Eng. Pedro Rompante (Clique para ver CV)

Introdução:

Este módulo encerra a Pós-Graduação e pretende, portanto, ser uma reflexão como deve ser feita a Gestão da Manutenção, para que seja eficiente e eficaz. Veremos como uma empresa industrial moderna organiza a Manutenção e que implicações técnicas e organizacionais acarretam. Pretende-se que os formandos façam uma reflexão sobre este tema, integrando os temas que trataram durante a Pós-Graduação.

Este módulo é composto por uma visita a uma unidade industrial, com a duração de 4 horas.