Menu
Manutenção de Instalações Elétricas Pós-Graduação 4ª Edição

Docentes

ANDRÉ SÁ, ENG.
Licenciado e mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de sistemas de energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pós-graduado em gestão de energia – eficiência energética, pelo ISQ. Título de Especialista em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Aveiro. Professor adjunto convidado da ESTGA - Universidade de Aveiro no curso de Engenharia Eletrotécnica. Docente da Universidade Lusófona do Porto no curso de Engenharia Eletrotécnica de Sistemas de Energia. Técnico responsável de várias instalações elétricas de serviço particular em alta, média e baixa tensão. Auditor, perito e projetista. Tem colaborado ou já colaborou, entre outros, com o Grupo Têxtil Riopele, INESC Porto, Edifícios Saudáveis Consultores, Schneider Electric Portugal, DAPE, GPS, Smartwatt, Pavicentro, Lidergraf, J.O. Agrícola, Aquatlantis e Mar Lusitano.

ANTÓNIO GOMES, ENG.
Bacharel em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Licenciado e Mestre (pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Professor adjunto no Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS - Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Sócio da empresa Neutro à Terra - Gabinete de Engenharia Lda (2002 a 2006). Prestação de serviços de formação e/ou projeto e/ou assessoria e/ou consultoria no âmbito das instalações elétricas, telecomunicações, segurança, gestão de energia, eficiência energética, a diversas entidades, nomeadamente: CERTIEL - Associação Certificadora de Instalações Elétricas; NORVIA - Consultores de Engenharia, S.A.; Schumal - Engenharia e Serviços, Lda; ENERKO - Consultores de Engenharia. Lda; ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade; Quitérios - Fábrica de Quadros Eléctricos, S.A.; IEP - Instituto Eletrotécnico Português; IXUS Formação e Consultadoria, Lda., CENERTEC - Centro de Energia e Tecnologia; ANACOM - Autoridade Nacional das Telecomunicações; IDT - Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico; EDV - Agência de Energia Entre Douro e Vouga.

ARMANDO HERCULANO, ENG.
Curso Complementar de Eletrotecnia pela Escola Industrial Infante D. Henrique; Técnico de Laboratório da divisão de Motores Elétricos da EFACEC; Técnico de Qualidade da divisão de Motores Elétricos da EFACEC; Licenciatura (pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Automação, Produção e Eletrónica Industrial (FEUP); Técnico Superior de Eletrotecnia do ISEP-Instituto Superior de Engenharia do Porto; Formador em pós-graduação do IDT-Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico do ISEP/IPP;

FERNANDO PITA, ENG.
Formado pelo ISEP em Engenharia Eletrotécnica. 8 anos na Engenharia de Manutenção da Industria Eletrónica - Texas Instruments. 18 Anos na Supervisão de Serviços Técnicos de Manutenção. 23 Anos na Formação Profissional. Consultor de Engenharia Eletrotécnica da Empresa Bifase Material Elétrico e Eletrónico Lda. Responsável Técnico pelo Alvará da Empresa Circuitos de Inovação, Lda. Responsável pelo Departamento de Energias Renováveis da Circuitos de Inovação, Lda. Autor do livro "Riscos Elétricos", publicado pela Verlag Dashöfer, em 2011.

PAULO COSTA, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e é actualmente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Ao longo destes 23 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intraempresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido ( e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa “aproveite o dia!”

PAULO MONTEIRO, ENG.
Desenvolve a sua atividade profissional como consultor e formador nas áreas de engenharia eletrotécnica e formação/ensino profissional, possuindo uma vasta experiência formativa em diversos domínios do conhecimento, destacando-se na área de Eletricidade / Energia, para isso conta com mais de 15 anos de formação profissional. Desenvolve a sua atividade profissional de Consultor e Formador, reconhecido pela ANACOM na área das Telecomunicações desde o ano de 2002. O seu profissionalismo na vertente ITED/ITUR é reconhecido por um número variado de Entidades e Técnicos na área da Energia. Desde 2003, ministra ações de formação de caráter técnico na vertente ITED habilitante com a entrada em vigor do Decreto-Lei 123/2009. As atualizações ITED/ITUR ocuparam grande parte das suas formações, tendo preparado para o mercado de trabalho só nos anos 2010 e 2011 cerca de 900 formandos não licenciados e mais de 200 licenciados. Este percurso formativo de atualização e habilitante mantém-se até ao momento, sempre com o mesmo empenho e motivação em esclarecer todos os técnicos e profissionais de acordo com os manuais técnicos e enquadramento legal em vigor, a par duma preocupação constante em apresentar soluções imediatas e disponíveis para os casos práticos. Artigos técnicos sobre ITED e ITUR na revista técnica “o eletricista” (edição publindústria), da qual é membro do conselho editorial. Membro das comissões técnicas Anacom CTE 209 e 215. Consultor desde Julho 2013, no departamento de manutenção do Casino Povoa. Consultor e apoio ao desenvolvimento de produtos na área das telecomunicações na marca TEV desde janeiro 2015.

SÉRGIO QUEIRÓS, ENG.
O Engenheiro Sérgio Cunha de Freitas Queirós é licenciado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia pelo I.S.E.P.1 em 2006. Possui ainda o Curso de Especialização Pós-Graduada em Infra-estruturas de Telecomunicações, Segurança e Domótica, do I.S.E.P. no ano de 2007/2008.
Desenvolve a sua atividade profissional nas áreas de engenharia eletrotécnica e formação/ensino profissional, possuindo vasta experiência formativa em diversos domínios do conhecimento, destacando-se na área de Eletricidade / Energia.
Experiência na área da domótica, tendo realizado vários projetos em moradias e espaços comerciais em diversos pontos do país.
Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros com o nº 056763; Projetista de Redes de Gás com licença nº 05/PRG/08886 do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento; Detentor de CAP de Técnico de Instalador de Sistemas Solares Térmicos com o nº 09/SOL/17000 do Ministério da Economia e da Inovação; Formador homologado pelo ICP-ANACOM para cursos de ITED/ITUR; Formador qualificado pela EDP Distribuição- Energia, S.A.; Integrador oficial KNX – KNX Partner com o nº 43340;

SÉRGIO RAMOS, ENG.
Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pelo Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa.
Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001. Colabora como investigador no centro GECAD – Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento, Unidade de Investigação do ISEP/P.Porto.
Experiência profissional nas áreas da elaboração de projetos Eletrotécnicos, acompanhou e execução de obras de instalações elétricas e, ainda, funções de diretor comercial numa empresa de iluminação. Membro da comissão de consultores da ANACOM na elaboração da 2ª e 3ª Edição do Manual ITED e da 1ª e 2ª Edição do Manual ITUR.
Formador convidado para ministrar cursos na área das instalações elétricas e de telecomunicações para diversas entidades, tais como: Universidade Moderna do Porto, IDT – Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico, da Fundação Instituto Politécnico do Porto, INOVUS, SCHUMAL, IEP – Instituto Eletrotécnico Português e EDV – Agência de Energia de Entre o Douro e Vouga.
Consultadoria e assessoria técnica no âmbito do projeto de instalações elétricas e de telecomunicações para as empresas: Schumal – Engenharia e Serviços, Lda., ENERKO – Consultores de Engenharia. Lda., Ascendi Norte – Autoestradas do Norte, S.A., Quitérios, NORVIA – Consultores de Engenharia, S.A. e Ordem dos Engenheiros – Região Norte."

TIAGO OLIVEIRA, ENG.
Licenciatura em Engenharia Mecânica - Ramo Energia pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO
Participou em Empresas no âmbito de projetos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, energia solar térmica e certificação energética.
Em atividade liberal fez vários levantamentos, monitorização e estudo das soluções AVAC, Iluminação e Potência instaladas nos edifícios para certificação energética.
Consultoria, Assistência Técnica e Formação em Engenharia Mecânica, focada nas áreas de fluidos e calor, refrigeração, energia térmica e aquecimento, ventilação e ar condicionado e auditorias energéticas.
Coordenou equipas de manutenção, assistência técnica no terreno, realizando propostas de manutenção e assistência técnica e conceção de soluções de energia na indústria, edifícios de serviços e habitação.
Formador do curso Projeto e Instalações AVAC, Manuseamento de Gases Fluorados e Termografia
No ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, como professor externo lecionou:
Unidades curriculares: IAVAC - Instalações de AVAC, ICR - Instalações de Climatização e Refrigeração e IF - Instalações Frigoríficas.
Examinador para Técnicos de Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito Estufa e Consultoria. AIPOR, Porto
Sócio-Gerente da INFINIPLUS, Paredes, empresa que se dedica a Manutenção e Instalação AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Projeto AVAC (REVIT MEP). Conceção e Implementação de sistemas GTC (Gestão Técnica Centralizada). Consultoria, certificação e auditoria energética principalmente na indústria e edifícios de serviços, assim como a respetiva implementação e instalação das soluções de melhoria e redução do consumo de energia.

Deseja saber mais informação sobre esta Pós-Graduação?

Política de Privacidade