Menu
Gestão de Operações e
Serviços Industriais
Pós-Graduação 11ª Edição
close

"O que se sabe não tem valor em si mesmo; o valor está no que se faz com o que se sabe!
- Os nossos Formadores ensinam o que praticam e praticam o que ensinam!"

Prof. Doutor Albino Reis





Apresentação

Raquel Reis Maria João Mortágua


Com Coordenação Pedagógica da Doutora Raquel Reis e com Coordenação Técnica da Eng. Maria João Mortágua, o Curso de Pós-graduação em Gestão de Operações e Serviços Industriais (PG-GOSI), destina-se a profissionais ligados à Indústria e aos Serviços que desempenhem funções nas áreas de gestão industrial, engenharia, planeamento e controlo da produção e operações, logística e supply chain management.

A PG-GOSI é ministrada por Formadores ligados ao mundo empresarial, que conseguiram aliar uma sólida formação académica à experiência do saber-fazer, apoiando as suas intervenções em casos práticos e levando os Formandos a descobrir oportunidades de melhoria das suas funções. Os nossos Formadores ensinam o que praticam e praticam o que ensinam. O seu saber não é apenas livresco. É também prático! Têm obra feita!

Com uma duração de 284 horas, distribuídas por 18 Disciplinas e 8 Seminários, a PG-GOSI procura transmitir aos seus Participantes conhecimentos e boas práticas de gestão empresarial em domínios tão actuais como lean management, gestão de operações, logística industrial, gestão de energia, custeio industrial, gestão de projectos, entre outros. Como importante complemento à formação em sala, 14 Empresas serão visitadas, como formação "no terreno", destinadas a dar uma componente muito prática à PG e levando a realidade do mundo industrial aos alunos. Finalmente, o programa da PG-GOSI contempla a realização de um Projeto Final, em ambiente empresarial, cujo objetivo principal é promover a aplicação prática dos temas estudados ao longo da Pós-Graduação.

A Gestão de Operações tem como responsabilidade a gestão dos processos (atividades) que produzem os produtos ou serviços que uma empresa disponibiliza ao mercado. Sem quaisquer dúvidas, que é uma das funções nucleares de qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atividade. Nem todas as empresas dispõem de um departamento chamado operações, mas todas terão operações/atividades/processos, em que as decisões a tomar serão semelhantes e dizem respeito à forma como produzem produtos ou serviços, nomeadamente no que diz respeito ao planeamento das atividades, utilização eficaz dos recursos e à seleção dos indicadores a utilizar na monitorização da performance organizacional.

O Gestor de Operações é um elemento preponderante em qualquer sistema de gestão de qualquer empresa. À sua equipa caberá a responsabilidade última pela criação de valor ou seja a produção dos produtos ou serviços. O campo de atuação de um gestor de operações engloba o planeamento, organização, coordenação, monitorização e controlo, assumindo uma preponderância fundamental no sucesso duradoiro das empresas.