Disciplinas Saber Mais
Discussão dos Casos dos Formandos
Pedro Rompante, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
A Formação tem, como objetivo final, dotar os Formandos de ferramentas e conhecimentos que os tornem aptos para resolver problemas, ou de introduzir melhorias operacionais nos seus processos. Mas, muitas vezes, os Formandos não conseguem tirar partido dos conceitos aprendidos, mesmo que estes tenham sido percebidos.
O filósofo chinês Confúcio, que viveu 500 anos antes de Cristo, dizia que a essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído. De facto, nada substitui o pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Todos nós já nos apercebemos que, fazendo, nunca mais esquecemos e voltaremos a fazer o mesmo, se for necessário.
Este módulo destina-se a dar a possibilidade aos Formandos de discutirem aspetos práticos que os preocupem, relacionados com a Gestão da Manutenção. Esta reflexão vai permitir aos Formandos enquadrar todos módulos do Curso, permitindo uma abordagem crítica aos problemas que os preocupam. Para que a passagem por este módulo seja eficaz, é imprescindível a frequência dos módulos “Organização e Gestão da Manutenção” e o “Reliability Centred Maintenance”.
Convida-se os Formandos a trazerem exemplos práticos, para serem discutidos com os restantes Formandos. A partilha de conhecimentos e troca de experiencias é um dos métodos mais eficazes na formação.
Objetivos
- Desenvolver o sentido crítico dos Formandos para os conceitos e formas de gerir a Manutenção;
- Dar pistas para a abordagem de problemas específicos dos Formandos.
Programa
- Caracterização dos Casos trazidos por cada Formando
- Análise dos Casos e Discussão no Grupo
- Conclusões e Pistas para abordagem a cada Caso
NOTA – O tempo disponível para discutir cada Caso depende do número de formandos e da complexidade de cada Caso. Cada Formando deve trazer apenas um Caso. Pretende-se que os Formandos fiquem com pistas para lidar com o Caso que trazem à discussão com os colegas. Dúvidas adicionais, nesta ou noutras questões, serão sempre respondidas, mas mais tarde e de forma mais personalizada.