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Liderança, Motivação e Gestão de Equipas
Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)Introdução
Para criar uma equipa na sua empresa, no seu papel de gestor você terá de tomar muitas decisões e passos diferentes que iram determinar a eficiência da sua empresa no futuro. É importante que atenda aos princípios de honestidade e credibilidade porque os elementos terão melhor desempenho quando agem por base desses princípios.
A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade.
Certifique-se de que o feedback entre chefia e colaborador seja uma constante na sua empresa, porque isto permite que você tenha mais poder para fazer mudanças rápidas e corretas na senda da melhoria contínua.
Objetivos
No final do curso de formação Liderança e gestão de equipas, os formandos serão capazes de:
- Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz;
- Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
- Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
- Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
Programa
- Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
- Identificar posturas positivas e construtivas
- Praticar a escuta ativa.
- Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
- Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
- Elementos de motivação
- Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
- Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
- Análise de valor e o poder das sugestões.
- Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
- Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
- Liderança de pessoas e trabalho em equipa
- Inspirar o trabalho de equipa motivado
- Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
- Missão, desafios, valores e cultura da organização.
- Liderar pelo exemplo.
- Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
- Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
Métodos de Ensino
- Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
- Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
- Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.