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Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)

Introdução

Para criar uma equipa na sua empresa, no seu papel de gestor você terá de tomar muitas decisões e passos diferentes que iram determinar a eficiência da sua empresa no futuro. É importante que atenda aos princípios de honestidade e credibilidade porque os elementos terão melhor desempenho quando agem por base desses princípios.

A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade.

Certifique-se de que o feedback entre chefia e colaborador seja uma constante na sua empresa, porque isto permite que você tenha mais poder para fazer mudanças rápidas e corretas na senda da melhoria contínua.

Objetivos

No final do curso de formação Liderança e gestão de equipas, os formandos serão capazes de:

  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz;
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.

Programa

  1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
    • Identificar posturas positivas e construtivas
    • Praticar a escuta ativa.
    • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
    • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
  2. Elementos de motivação
    • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
    • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
    • Análise de valor e o poder das sugestões.
    • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
    • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
  3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
    • Inspirar o trabalho de equipa motivado
    • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
    • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
    • Liderar pelo exemplo.
    • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
    • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
    • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.

Métodos de Ensino

  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.

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