Disciplinas Saber Mais
Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrasons
Pedro Rompante, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
Este módulo é uma adaptação prática da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”, quer da 29821-1:2011 “Parte 1: Diretrizes Gerais”, quer da 29821-2:2016 “Parte 2: Procedimentos e Validação”.
O estudo e implementação das Técnicas de Análise de Condição permitem estabelecer as diretrizes para a interpretação dos ultrassons dentro dum programa de monitorização de condição e diagnóstico de máquinas e equipamentos. Os ultrassons propagados pelo ar (UPA) e os ultrassons propagados pelas estruturas (UPE) podem ser utilizados para detetar o funcionamento anormal ou possíveis avarias nas máquinas e equipamentos. As anomalias são detetadas como fenómenos acústicos de alta frequência, causados por fluxos turbulentos, ionizações e fricção. Estes, pela sua vez, têm origem numa operação incorreta dos equipamentos industriais, nas fugas de gases sob pressão ou de vácuo, nos componentes que têm sofrido desgaste e/ou nas descargas elétricas.
A análise da condição através dos UPA e UPE está baseada no processo de deteção das altas frequências que são geradas pelo fluxo turbulento, a fricção ou pela ionização, ocasionados pela sua vez, pelas falhas e funcionamentos anómalos das máquinas e equipamentos. O técnico que realize as inspeções precisa de compreender os fenómenos associados à propagação dos ultrassons através do ar e estruturas, como um pré-requisito para a criação dum programa de análise da condição.
A energia dos ultrassons é inerente ao funcionamento de todas as máquinas e equipamentos. Ela pode aparecer em forma de fricção, fluxo turbulento e/ou ionização, os quais poderiam estar associados intrinsecamente ao processo como uma das suas propriedades, ou produzidos pelo próprio processo em si. Como resultado destes fenómenos, geram-se emissões ultrassónicas, as quais se apresentam como o parâmetro ideal para monitorizar o desempenho das máquinas, as suas condições de funcionamento, assim como também para diagnosticar a presença de falhas e anomalias. Os ultrassons são uma tecnologia ideal para fazer a monitorização da condição das máquinas e equipamentos já que oferecem uma maneira eficiente de localizar falhas e anomalias duma maneira rápida e não invasiva, através dum processo de fácil implementação e num reduzido espaço de tempo.
Objetivos
No final do curso os formandos serão capazes de:
- Conhecer os métodos e os requisitos necessários para efetuar uma monitorização da condição através dos UPA e/ou UPE, incluindo os aspetos relativos à HSS;
- Conhecer as principais áreas da aplicação dos UPA/UPE para a análise da condição;
- Conhecer os critérios de avaliação da gravidade das anomalias identificadas pelos UPA e/ou UPE;
- Compreender os conceitos da aquisição de dados e sua interpretação, dos critérios de avaliação e da criação de relatórios;
Programa
- Introdução;
- Enquadramento pratico da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”.
- Conceitos essenciais dos ultrassons;
- Monitorização da condição através de ultrassons.
- Equipamentos de deteção de ultrassons;
- As Inspeções e a deteção de ultrassons;
- Aquisição de dados e a sua interpretação;
- Critérios de avaliação e estabelecimento de referenciais e linhas de base;
- Diagnóstico precoce de avarias e falhas em equipamentos;
- Criação de relatórios;
- Campos de aplicação.
- Exemplos práticos.
Métodos de Ensino
- Expositivos e interativos, com recurso a meios e técnicas audiovisuais.
- Demonstrativos e ativos, através da simulação e da resolução de casos práticos reais.