Menu Manutenção Industrial Especialização - 6ª Edição

Docentes
Presencial e E-Learning

BERNARDINO GOMES, ENG.
É licenciado em Engª Mecânica, com vasta experiência no licenciamento de equipamentos sob pressão e cisternas para o transporte de matérias perigosas. Membro das comissões técnicas de equipamentos sob pressão, garrafas e de cisternas, e Vice-Presidente da comissão nacional para o transporte de matérias perigosas. Integrou vários grupos de trabalho responsáveis pela criação e alteração da atual regulamentação aplicável aos ESP e cisternas. Foi auditor técnico do IPQ e IPAC na área de recipientes sob pressão e cisternas, e é formador (com CAP) nessas áreas. Foi durante vários anos, representante Português na reunião comum RID-ADR-ADN das Nações Unidas. Foi coordenador do licenciamento de ESP a nível nacional, e o acompanhamento de diversas diretivas europeias tais como PED, SPVD, EPI, aparelhos a gás e baixa tensão.

BAPTISTA DA COSTA, PROF.
Doutor em Gestão de Empresas (summa cum laude) pela Universidade de Sevilha.
MBA pelo Instituto Francês de Gestão.
Engenheiro pela Universidade do Porto.
Foi administrador do Porto de Leixões, a maior infraestrutura portuária do Norte de Portugal.
Foi diretor do Metro do Porto, o maior projeto urbanístico do século XX do Norte de Portugal.
Coordenou obras públicas do município do Porto tendo realizado Acessibilidades ao Euro 2004 e do Programa Polis com intervenções urbanísticas e ambientais.
Foi administrador dos Transportes Urbanos de Braga, a primeira cidade portuguesa a fazer a opção pelo BRT e autocarros elétricos.
É membro do Comité Estratégico da Inter-Risco, Sociedade de Capital de Risco e Professor Universitário.

CARLA SILVA, ENG.
Licenciada em Engenharia do Ambiente (pré-Bolonha), pela Universidade de Aveiro, Mestre em Gestão e Políticas Ambientais (pré-Bolonha), pela Universidade Nova de Lisboa e Técnica Superior em Higiene e Segurança no Trabalho. Atualmente, é Consultora nas áreas de Ambiente e HST e Formadora nas áreas de: Ambiente, HST e Qualidade. Possui 16 anos de experiência profissional nos setores: industrial (metalomecânica, componentes de móveis de madeira e soldadura), ensino superior (universitário e politécnico) e investigação científica. Na Indústria tem experiência em: implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Sistemas da Forest Stewardship Council (FSC) - Cadeia da Responsabilidade, obtenção do Licenciamento Ambiental e análise/verificação da conformidade legal, quer de ambiental, quer de HST. No ensino superior lecionou aulas práticas de tecnologias ambientais ao curso de Licenciatura de Engenharia do Ambiente da Universidade de Aveiro e disciplinas das áreas dos resíduos e licenciamento industrial e ambiental a cursos do Instituto Politécnico de Coimbra. Na investigação científica desenvolveu trabalho na Universidade de Aveiro nas áreas de Avaliação de Impacte Ambiental e Análises Ambientais (águas, sedimentos, solos e biota), associadas a diferentes projetos nacionais e internacionais, com vários trabalhos e artigos publicados. Membro efetivo da Ordem dos Engenheiros - Colégio de Ambiente.

CARLOS BRAGA, ENG.
Diretor Técnico da filial portuguesa de uma empresa alemã de Lubrificantes que é o produtor Nº1 a nível mundial entre as companhias independentes (as que não possuem combustíveis). Larga experiência na área dos lubrificantes tanto Industriais como Automotive, suportada em mais de 20 anos de prática na área e desde há mais de 10 anos como responsável técnico da empresa e da Engenharia de Aplicação dos lubrificantes. Tendo iniciado o percurso relacionado com os lubrificantes na área técnico-comercial há mais de 20 anos, rapidamente sobressaiu na vertente técnica e passou a chefiar o Gabinete Técnico, decorria o ano de 1993. Evoluindo na sua função foi ministrando cursos de formação ou informação sobre lubrificantes Industria e Auto, e acompanhava os clientes em termos de Assistência Técnica e monitorização dos lubrificantes. Em 2001 assumiu a Direcção Técnica da empresa adicionando a vertente tecnológica à prática: supervisionamento do Departamento I+D, formulações e planos de produção passaram a ser áreas do seu pelouro. Em 2005 fruto de uma remodelação interna passou a também assumir a Gestão de Produto dos Lubrificantes Industriais ministrando Acções de Formação em clientes e acompanhando ensaios ou desenvolvimentos de novas aplicações de produtos. Estando presente nas reuniões anuais “Know-How Meeting” do Grupo, e nas diferentes reuniões intercalares europeias das famílias dos produtos Industriais, mantém o contacto com os mais recentes desenvolvimentos de produtos e aplicações. Formado em Engenharia Química pelo ISEP no ano de 1991, é casado e tem dois filhos (de 19 e 16 anos).

CARLOS SESTELO, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST com Pós-graduação em Marketing pelo ISEG. Com 15 anos de experiência em Ar Comprimido, tendo iniciado a sua actividade como Gestor de Produto na Comingersoll, Internal Engineer na Ingersoll Rand França, Director Comercial Comingersoll e presentemente Gestor de Clientes na Kaeser Compressores.
Deste percurso profissional constam dezenas de projectos de implantação/remodelação de centrais e redes de ar comprimido bem como auditorias energéticas nos mais variados sectores de actividade industrial.
Constam igualmente vários Seminários Técnicos no âmbito de campanhas de comunicação levadas a cabo pelas marcas e uma apresentação deste tema no VI Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros.

DINIZ GONÇALVES, ENG.
Eng. Mecânico pelo IST e Eng. Civil, pelo ISEL, Eng. de Máquinas pelo Instituto Militar Pupilos do Exército
Perito Qualificado do Sistema de Certificação Energética Nacional e Vice-Presidente da Associação Nacional de Peritos Qualificados
Auditor do SGCIE - Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia
Técnico Responsável pela Exploração das instalações Eléctricas
Técnico de Instalação e Manutenção - nível 3
Projetista da 3ª e 4ª categoria de Risco de Incêndio
Coordena como Técnico de Instalação e Manutenção – Nível III, o Grupo Quinta da Marinha SGPS, SA em Cascais, o Hotel Ritz em Lisboa, a Quinta da Penha Longa em Sintra, a Herdade de Stª Joana em Vila Verde de Ficalho, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento em Lisboa, entre outros empreendimentos.
Trabalhou na Sonae Sierra - Gestão Técnica dos Centros Comerciais
Trabalhou na Ecogás, na instalação de redes de gás natural
Trabalhou na Ford Motor Company (atual Visteon) na produção de compressores de ar condicionado.
Realizou mais de 100 obras na área da reabilitação urbana.
Projetista de AVAC, térmica, acústica, gás, águas, esgotos e eletricidade

EDUARDO MARTINS, ENG.
Diretor da Value Stream Consultores, empresa especializada na introdução do pensamento Lean nas Organizações, na Melhoria Contínua e na Reengenharia dos Processos. Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Pós Graduação em Gestão pela Universidade Católica e MBA pelo HEC / Institut Superieur des Affaires de Paris. Trabalhou como Engenheiro de Processo na Texas Instruments, como Director de Produção na Jotocar, como Consultor na CF&A Associados. Foi Docente no ISAG e na Pós-Graduação em Gestão de Operações para a Industria do Mobiliário no ISFEP (Faculdade de Economia do Porto). Consultor e Formador desde 1994, possui experiência nas industrias metalomecânica, de aglomerados, artes gráficas, papel e cartão, têxteis, confecções, calçado, mobiliário metálico e em madeira, injecção de plástico, cerâmica e na prestação de serviços de manutenção.

FERNANDO PITA, ENG.
Formado pelo ISEP em Engenharia Electrotécnica
8 anos na Engenharia de Manutenção da Industria Electrónica – Texas Instruments
18 anos na Supervisão de Serviços Técnicos de Manutenção
- Supervisor de assistência técnica da M. Simões Jr
- Supervisor de assistência técnica da Superex – Maquinas e Sistemas, Lda.
- Diretor Técnico da MCI – Maquinas de Costura Industriais S.A.
31 anos na Formação, desenvolvendo, coordenando e apoiando tecnicamente diversos projetos de formação, em Centros de Formação e Empresas de Formação Profissional.
Em 2003-2011 Consultor e colaborador no domínio da Engenharia Eletrotécnica, na Empresa Bifase Material Elétrico e Eletrónico Lda.
2008-2010 Responsável pelo Alvará e Departamento de Energias Renováveis da empresa Circuitos de Inovação, Lda.
2013- 2014 Perito de Riscos Elétricos e Sistemas Solares colaborando com a empresa de peritagens Peritel – Peritagens Técnicas, Lda.
Autor da publicação: RISCOS ELECTRICOS da editora Verlag Dashofer
Autor da publicação: TRABALHOS EM TENSÃO EM INSTALAÇÕES ELETRICAS da editora Publindustria Edições Técnicas.
IDT em hardware para testes psicotécnicos em parceria com a empresa de psicologia Edípico desde 2013.
Coordenador Técnico da Pós Graduação em Manutenção de Instalações Elétricas - Cenertec
Profissional liberal, consultor de várias empresas no âmbito da Engenharia Eletrotécnica e Técnico Responsável.
Responsável pelo Alvará da empresa Hidma – Hidráulica e Automação SA

FILIPE CARRACINHA, ENG.
Mestre em Engª Industrial pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Licenciado em Engª Electrotécnica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É responsável pelo departamento de manutenção eléctrica e de instrumentação da Renova S.A desde 1992, onde a sua área de actuação vai desde a exploração e manutenção dos Postos de Transformação da empresa, à realização de projectos de automação com o recurso de autómatos programáveis até ao estudo, projecto, instalação e comissionamento de variadores de velocidade, instrumentos industriais, visando melhorias no processo fabril.
Foi formador de diversos cursos de autómatos programáveis e Instrumentação e Medidas em CET´s no Cenfim, em Santarém.
Foi formador externo das disciplinas no CET de "Instrumentação Industrial e Medidas Eléctricas" e de "Máquinas Eléctricas" no IPT - Instituto Politécnico de Tomar.
Foi formador de cursos de "Instrumentação Industrial - Controlo de Processos Industriais" e de um seminário de "Variação de velocidade vs bombas centrífugas na redução do consumo de energia eléctrica", para a Cenertec.
Foi formador do curso "Automatismos Industriais, redes de comunicação", para a Cenertec.
Foi assistente convidado, na escola Superior de Tecnologia de Abrantes do Instituto Politécnico de Tomar, para leccionar as disciplinas "Sensores e Transdutores", "Instrumentação e Medidas" e "Organização e Gestão da Manutenção".

JOÃO LEIGO, DR.
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI - Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 - Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 - Environmental Management Systems; ISO 9001 - Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).

JORGE ROXO, ENG.
Engenheiro Electromecânico, Pós-graduado em Gestão de Operações e Serviços Industrias, com 16 anos de experiência Industrial, em áreas como: Gestão da Manutenção, Gestão Fabril, Direcção Industrial, Gestão de Projetos e Gestão de Energia. Actualmente responsável pela área da manutenção industrial e de edificios, utilidades, projetos, SST & Ambiente e Logistica Interna, em Leça do Balio do GRUPO UNICER. Durante o período de quatro anos "Utilities Expert" do GRUPO CARLSBERG tendo realizados trabalhos como “Expert” na China, Suécia, Estónia, Indochina e Alemanha. Na Unicer, na área da eficiencia, desde 2009, responsável pelo projeto "Ensave" na área das Utilidades (eletricidade, energia térmica, ar comprimido, frio industrial, dioxido de carbono, água, etc) da área industrial e de edificios.
A "caça" à fuga e o desafio da reutilização é um desafio constante para toda a equipa. Esta nova forma de estar permitiu alcançar resultados ao nível dos "best-in-classe". O desafio da poupança está ao alcance de todas, nas mais variadas atividades.

JUAN CARLOS DE ASCENÇÃO, ENG.
Mestre em engenharia automóvel pela Universidade Técnica Nacional de Zaporizhzhya (1989, Ucrânia, a extinta URSS na altura). Conclusão da parte teórica do doutoramento na mesma universidade na área de dinâmica e solidez das máquinas, mecanismos e dispositivos (1992). Licenciado em engenharia mecânica pela FEUP (1993), instituição onde concluiu a parte pratica do doutoramento na área da soldadura por difusão, sem ter apresentado a tese. Atualmente desempenha as funções de diretor técnico-comercial para a Europa da empresa norte-americana CTRL Systems, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de ultrassons para a industria.
Ao longo de mais de 28 anos tem desempenhado funções como engenheiro automóvel em empresas como a FORD Motor Company e AVTOZAZ (Fábrica de Automóveis de Zaporizhzhya), investigador na área da fadiga dos materiais no INEGI e na área da soldadura no IDMEC. Também trabalhou como assistente convidado durante mais de 7 anos, tanto na FEUP, como na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo lecionado as cadeiras de “Tecnologia Mecânica”, “Processos de Ligação de Metais”, “Termodinâmica”, “Estrutura e Propriedades dos Materiais”, “Ciência e Tecnologia dos Materiais”, “Materiais de Engenharia”, “Comportamento Mecânico dos Materiais” e “Seleção de Materiais”.
Trabalhou como crítico de projetos europeus de investigação na área automóvel através da Comissão Europeia. Foi igualmente durante mais de 7 anos, diretor técnico e gerente de vendas para a península ibérica da NTN-SNR, um dos maiores fabricantes de rolamentos a nível mundial; tendo proferido palestras sobre rolamentos na FEUP, no ISEP, na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro. Trabalhou como técnico comercial no fabricante espanhol de equipamentos de testes e ensaios para automóveis RYME. Imediatamente antes de entrar na CTRL Systems, desempenho as funções de gerente de vendas para a península ibérica na EU Systems, outro dos principais fabricantes de equipamentos de ultrassons para a industria. Ao longo da sua carreira tem participado em diversos congressos e publicado artigos científicos de diversa índole. Fala fluentemente 4 idiomas.

LUIS BRAGA, ENG.
Mestre em Engenharia Mecânica (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Licenciado em Engenharia Química (ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto), Diretor de Energia e Projeto da RAR - Refinarias de Açúcar Reunidas S.A., Gerente da RAR - Cogeração Unipessoal Lda. Responsável pela manutenção e gestão da central de cogeração e responsável pela gestão energética da Refinaria de Açúcar. Tem a seu cargo o desenvolvimento dos novos projetos de investimentos da Refinaria, Embalagem e Cogerção. Reconhecido pela DGEG como auditor energético: Indústria SGCIE, Frotas, Instalações de Cogeração, CMVP – Certified Measurement and Verification Professional. Foi Coordenador Técnico da Pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Ramo Indústria) no ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade (Norte), tendo a seu cargo os módulos de Auditorias Energéticas na Indústria, Instrumentação e Medição, Sistemas de Recuperação de Calor, Sistemas de Gestão de Energia e Geradores de Vapor. Formador de diversas ações relacionadas com energia, eficiencia energética, cogeração em Portugal e no estrangeiro. Auditor energético independente com auditorias energéticas realizadas em vários setores de atividade. Participa em diversas negociações de abastecimento energético e de licenças de emissão de CO2. Autor de publicações no contexto da energia e eficiência energética, orientador de muitas teses de mestrado e licenciatura do ISEP e da FEUP em ambiente industrial.

LURDES VIANA, DR.ª
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projectos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando mais de 60.000 horas de treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente, Ilhas e Africa com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação com a pós-graduação em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME's portuguesas nomeadamente o ROI da formação.

MARIA JOÃO MORTÁGUA, ENG.
Licenciada em Engenharia de Instrumentação e Metrologia, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Pós-graduada pelo CENERTEC em Gestão de Operações e Serviços Industriais. Desenvolvimento de projeto na área de instrumentação (Controlo PID), na Gävle Univerty – Suécia.
Frequenta atualmente o Mestrado em Gestão de Empresas no Instituto Universitário da Maia.
7 anos de experiência profissional na área, com criação e desenvolvimento do laboratório da qualidade da Caetano Aeronautic – empresa do Grupo Salvador Caetano.
Desempenha atualmente as funções de Gestão de equipamentos e calibrações, Garantia da Qualidade, Gestão do sistema de auditorias NADCAP ao processo de produção em compósitos, Auditorias a Fornecedores e Subcontratados e Pivot de Melhoria Contínua no Comité de Inovação do Grupo Salvador Caetano.

PAULO COSTA, ENG.
Licenciado em Engenharia Mecânica, com CESE (Curso de Estudos Superiores Especializados) em manutenção, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em 1998. Ingressou na KSB Portugal, um dos principais fabricantes mundiais de bombas e válvulas (de origem Alemã e com 145 anos de presença no mercado) em 1993 como responsável do departamento de Assistência Técnica e posteriormente responsável pelo departamento de Industria e Energia com funções de consultoria técnica e comercial junto dos clientes destes sectores a nível nacional. Desde Maio de 2019, abraçou um novo projecto ligado ao sector industrial e de energia, na empresa Tecnitema, como responsável pelo desenvolvimento de novos mercados. Ao longo destes 26 anos de carreira profissional, tem protagonizado várias acções de formação intraempresa nas áreas da hidráulica, sistemas de bombagem, válvulas, manutenção e eficiência energética assim como participado, a convite de várias entidades nacionais, em seminários relacionados com esta área de actividade. Além disso tem produzido ( e publicado em revistas da especialidade) diversos artigos técnicos relacionados várias temáticas deste módulo de formação. Tem como lema de vida “carpe diem”, expressão em latim escrita pelo poeta latino Horácio (65 a.c. a 8 a.c) no livro I de “Odes” e que significa “aproveite o dia!”.

PEDRO ARAÚJO, DR.
É jornalista há 22 anos no Jornal de Notícias. Foi redator nas secções de Política Internacional, Nacional, Sociedade e Economia. Ajudou a lançar o primeiro suplemento de Economia do JN, em 2004. É editor na área de Economia do grupo Global Media Group. Tem uma licenciatura em Jornalismo, um Mestrado Relações Internacionais e uma pós-graduação em Marketing, na Faculdade de Economia do Porto, onde, já depois de ter lecionado noutras instituições de ensino superior, foi docente entre 2008 e 2010. Foi moderador de dezenas de conferências ao longo da sua carreira.

PEDRO ROMPANTE, ENG.
Especialista em Manutenção Industrial pela OE (Ordem dos Engenheiros).
Engenheiro Mecânico (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto).
Membro sénior da OE (Ordem dos Engenheiros).
Membro da ATEHP (Associação dos Técnicos de Engenharia Hospitalar Portugueses).
Membro da APMI (Associação Portuguesa de Manutenção Industrial).
Formador certificado pelo IEFP.
Formador nos temas da Manutenção Industrial, com mais de 450 horas de formação efectuadas, para mais de 480 formandos.
Membro de Júri para as Provas de Mestrado, em várias instituições do Ensino Superior
Desde 2014 é Coordenador Técnico da Especialização em Manutenção Industrial do CENERTEC.
Desde 2019, é Diretor de Engenharia e Gestão Industrial no CENERTEC.
Consultor Independente de Manutenção.
Orador em Encontros e Congressos Nacionais e Internacionais.
Contributos regulares para revistas da Especialidade, como a revista “Manutenção”, da APMI.
Experiência de Manutenção e Gestão de Operações nas seguintes áreas: Gestão de frotas automóveis; Gestão e tratamento de resíduos; Equipamentos de Movimentação de Terras e Construção de Estradas; Centrais térmicas; Sistemas de Tratamento de Águas; Sistemas Automáticos de Lavagem; Equipamentos Sob Pressão;
Equipamentos Médicos de Medição e Fiação Têxtil.
Principais tarefas no âmbito da Manutenção Industrial:
- Organização e Gestão da Manutenção, em contexto fabril;
- Análise, planeamento estratégico e operacional das operações de Manutenção preventiva, corretiva e condicionada;
- Definição e implementação de Sistema de Informação para controlo da Manutenção;
- Liderança do projeto de recodificação dos artigos do armazém da Manutenção;
- Implementação da metodologia RCM para elaboração de planos de manutenção;
- Responsável pela análise de avarias e implementação de medidas para prevenir a sua recorrência;
- Afetação, coordenação e utilização de equipamentos no âmbito da Produção;
- Definição e implementação de planos de controlo de condição de equipamentos, em âmbito industrial, incluindo o return-on-investment.
Principais tarefas no âmbito da Gestão de Operações:
- Seleção, formação e orientação de equipas de operadores;
- Organização e afetação de recursos para a execução das tarefas produtivas;
- Análise, planeamento estratégico industrial, definição de planos de ação para investimento;
- Licenciamento da atividade industrial, incluído Licenciamento Ambiental;
- Licenciamento de equipamentos sob pressão e componentes associados;
- Elemento de ligação às entidades oficiais, respondendo a dúvidas e prestando esclarecimentos.

RUI RIBEIRO, ENG.
Licenciado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Politécnico do Porto;
Pós- Graduado em Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) pelo Politécnico do Porto;
Projetista de 3ª e 4ª categoria de risco de incêndio acreditado pelo Autoridade Nacional de Proteção Civil;
Membro efetivo da Ordem do Engenheiros Técnicos;
Desempenhou funções como patrono de 2 estágios para a OET;
Desempenha funções como Responsável de um Gabinete de Engenharia na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios:
- Projetista de Segurança Contra Incêndios em Edifícios;
- Responsável pela elaboração de Medidas de Autoproteção;
- Formador na área de HST e Segurança Contra Incêndios em diversas entidades;
- Responsável pelo planeamento, execução e avaliação de exercícios de simulacro;
- Consultor na área da Segurança Contra Incêndios em Edifícios.

SANTIAGO MONTEIRO, ENG.
Habilitações académicas
Agosto 1983 Licenciatura em Engenharia Mecânica, Universidade do Porto
Julho 2002 Formação Pedagógica de Formadores com certificado nº943.
2005 Manutenção Proactiva Através de Análises de Óleo, Tekniker

Experiência profissional
Início actividade profissional em 1983
- Agosto 1983 a dezembro de 1986 Técnico-Comercial e Direcção Técnica na empresa Automa - Sociedade de Engenharia Industrial.
- Janeiro 1987 a agosto de 1990 Consultor e Direcção Técnica na empresa Torgal, Gestão e Engenharia.
- Setembro 1990 a janeiro 1993 Director de Produção na empresa Fundimetal / Perfimetal.
- Fevereiro 1993 a abril 1995 Direcção Técnica / Responsável de filial na empresa Automa, Sociedade de Engenharia Industrial.
- Maio 1995 a março 2002 Direcção Técnica / Direcção de Importação na empresa Samhidraulica, Sociedade de Aplicações Mecânicas e Hidráulicas.
- Abril 2002 a fevereiro 2017 Consultor Técnico de Parker Hannifin Portugal.
- Fevereiro 2017 a novembro 2018 Responsável Produção e Formação Hansa Flex Portugal.
- Dezembro 2018 Responsável Delegação Norte e Formação da Zanancho Hidráulico.

Experiência de formador
- Formador de tecnologias e produtos Parker em OEM’s e distribuidores.
- Formador de Pós-graduação da Cenertec. Disciplina de óleo-hidráulica e contaminação.
- Formador de óleo-hidráulica e pneumática na Faurecia.
- Formador responsável na empresa Hansa Flex Portugal. Cursos regulares e específicos para clientes.
- Formador responsável na empresa Zanancho Hidráulico. Cursos regulares e específicos para clientes.

 

TATIANA PÓVOAS, ENG.ª
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Mestre em “Tintas e Revestimentos”, pela mesma instituição. Experiência profissional na área de pintura automóvel, onde foi responsável do controlo do processo de pintura numa indústria metalomecânica de montagem de automóveis. Experiência profissional na área de revestimento e decoração de plásticos, onde foi responsável pelos processos de industrialização e processo de pintura, numa industria de componentes automóveis. Experiência em formação presencial e e-learning.

TIAGO OLIVEIRA, ENG.
Licenciatura em Engenharia Mecânica - Ramo Energia pelo INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO
Participou em Empresas no âmbito de projetos de aquecimento, ventilação e ar condicionado, energia solar térmica e certificação energética.
Em atividade liberal fez vários levantamentos, monitorização e estudo das soluções AVAC, Iluminação e Potência instaladas nos edifícios para certificação energética.
Consultoria, Assistência Técnica e Formação em Engenharia Mecânica, focada nas áreas de fluidos e calor, refrigeração, energia térmica e aquecimento, ventilação e ar condicionado e auditorias energéticas.
Coordenou equipas de manutenção, assistência técnica no terreno, realizando propostas de manutenção e assistência técnica e conceção de soluções de energia na indústria, edifícios de serviços e habitação.
Formador do curso Projeto e Instalações AVAC, Manuseamento de Gases Fluorados e Termografia
No ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, como professor externo lecionou:
Unidades curriculares: IAVAC - Instalações de AVAC, ICR - Instalações de Climatização e Refrigeração e IF - Instalações Frigoríficas.
Examinador para Técnicos de Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito Estufa e Consultoria. AIPOR, Porto
Sócio-Gerente da INFINIPLUS, Paredes, empresa que se dedica a Manutenção e Instalação AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), Projeto AVAC (REVIT MEP). Conceção e Implementação de sistemas GTC (Gestão Técnica Centralizada). Consultoria, certificação e auditoria energética principalmente na indústria e edifícios de serviços, assim como a respetiva implementação e instalação das soluções de melhoria e redução do consumo de energia.

Deseja saber mais informação sobre esta Especialização?