Menu
Manutenção de Instalações Elétricas Especialização - 4ª Edição

Apresentação

Ao lançar esta Especialização, damos continuidade ao grande sucesso que as suas pós-graduações em Manutenção de Instalações Elétricas tiveram. Assim, esta formação destina-se a todos aqueles que se pretendem especializar nesta área e ainda a todos aqueles que pretendem desenvolver os seus conhecimentos técnicos no âmbito da manutenção.

A Manutenção de Instalações Elétricas carece cada vez mais de especialização. Abrir ao conhecimento novas técnicas de organização, planificação, diagnóstico de avarias e segurança, será fundamental para os profissionais de manutenção, engenheiros e diretores de departamento.

Importa desenvolver técnicas inovadoras, não só destinadas aos que dirigem mas também a todos aqueles que operam no terreno.

A palavra “Manutenção Elétrica” vem sempre associada á resolução e prevenção de avarias elétricas. A resolução de avarias e a sua prevenção, necessitam de uma aplicação científica com recurso a métodos modernos, desenvolvendo técnicas com ambiciosos objetivos de redução de custos e melhoria da qualidade do serviço de Manutenção Elétrica abrangendo consequentemente todos e outros departamentos e em particular a Produção onde podemos aumentar a competitividade.

Para resolver uma avaria em primeiro lugar é necessário conhecer, para fazer um correto diagnóstico. Estes serão ensinamentos e orientações que ajudarão os profissionais que participam nesta Especialização em Manutenção de Instalações Elétricas (EMIE), a não atuarem ao acaso, reparando por tentativas, mas objetivamente com base em conhecimentos sustentados.

A ausência de Manutenção Elétrica, contribui para a degradação do equipamento e suas proteções, afetando as empresas na competitividade, qualidade e a segurança dos utilizadores.

A Especialização em Manutenção de Instalações Elétricas, promovida pelo Cenertec, pretende qualificar profissionais, que embora já exercendo esta atividade, necessitam de desenvolver conhecimentos no âmbito da aplicação da legislação, apontando para práticas seguras e um aperfeiçoamento profissional no âmbito das boas práticas e certificação de competências.

Com a coordenação pedagógica da Doutora Raquel Reis e com a coordenação técnica do Eng. Fernando Pita, esta formação consiste num conjunto de módulos criteriosamente selecionados, para dar resposta a necessidades gerais de eficiência de instalações e dispositivos acionados pela ação da corrente elétrica.

Formadores experientes e tecnicamente atualizados, especialistas nos módulos para que são propostos, serão um contributo importante no resultado final.

Pretende-se com esta Especialização desenvolver competências de análise de avarias, habilitando os participantes a implementar um plano de manutenção e elaborar um check list e o respetivo relatório final.

Os diversos módulos pretendem abranger as áreas de serviços comércio e indústria, dotando de competências técnicas que se estendem á eficiência energética, programação de sistemas autónomos, sistemas AVAC, electropneumática e hidráulica, etc.

Toda a dinâmica será com base em aplicações práticas, utilizando exemplos e partilhando experiencias ajustadas aos participantes.

Acreditamos que o Diploma Final Cenertec será uma "ferramenta" importante para todos aqueles que ambicionem evoluir na área da Manutenção de Instalações Elétricas.