Disciplinas Saber Mais

Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Lurdes Viana, Dra. (Clique para ver CV)
Introdução

A arte de influenciar grupos, equipas e indivíduos a concretizarem tarefas com empenho e eficiência tem um nome: Liderança. O tema tem sido ao longo de décadas motivo de reflexão dentro das organizações e atualmente com enfâse na melhoria da qualidade, diminuição dos custos e aumento da produtividade. As atitudes orientadas para a valorização e realização das pessoas no posto de trabalho fazem eco em estratégias de motivação a agregação de valor nos produtos e serviços que cada colaborador realiza individualmente ou no seio de uma equipa.

Objetivos

No final do seminário Liderança motivação e gestão de equipas, os formandos serão capazes de:

  • Desenvolver estratégias de comunicação influente eficiente e eficaz.
  • Identificar as competências e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Identificar métodos e técnicas que criem condições que facilitam a motivação;
  • Identificar comportamentos que incrementem a eficiência das equipas e das chefias.
Programa
  1. Comunicar eficazmente em equipa e individualmente
    • Identificar posturas positivas e construtivas
    • Praticar a escuta ativa: diálogo e feedback
    • Utilizar o estilo de comportamento mais influente para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos
    • Praticar a gestão da emoção e prevenir desacordos
  2. Elementos de motivação
    • Identificar elementos de motivação que liguem a motivação ao desempenho e à natureza humana
    • Criar um ambiente de trabalho motivador e promova o divertimento no trabalho
    • Análise de valor e o poder das sugestões.
    • Identificar fatores facilitadores da motivação e ataque os desmotivadores
    • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.
  3. Liderança de pessoas e trabalho em equipa
    • Inspirar o trabalho de equipa motivado
    • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.
    • Missão, desafios, valores e cultura da organização.
    • Liderar pelo exemplo.
    • Diagnosticar o seu estilo pessoal de liderança.
    • Elaborar um “mapa” dos seus pontos fortes e pontos de melhoria.
    • Partilhar boas práticas versus práticas a evitar.
  4. Elaborar um plano de ação das melhorias a pôr em prática
    • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
    • Reforçar a sua influência sobre o contexto envolvente.
    • Elaborar o seu plano de ação.
Métodos de Ensino
  • Metodologia ativa e prática, que combina estudos de caso com exemplos práticos partilhados pelos formandos.
  • Elaboração de um plano de ação das mudanças a pôr em prática nas suas equipas e na sua organização
  • Promoção da melhoria das competências de liderança de equipa através da partilha de boas práticas.

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade