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Análise e Resolução Estruturada de Problemas

Eduardo Martins, Eng. (Clique para ver CV)
Introdução

A resolução estruturada dos problemas, com o envolvimento e participação de todos os colaboradores, é uma das chaves da Melhoria Contínua.

Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:

  1. A formular corretamente os problemas;
  2. A não queimar etapas;
  3. A pesquisar as verdadeiras causas e a não saltar para as conclusões.

Os métodos estruturados de resolução dos problemas permitem uma melhor comunicação do problema entre os colaboradores e os decisores.

Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.

Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.

Objetivos

No final do curso os formandos deverão:

  • Reconhecer a importância do ciclo PDCA.
  • Enumerar os diferentes tipos de problemas.
  • Aplicar as metodologias A3, 8D e a Kata de Melhoria em problemas da empresa.
  • Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas
  • Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões
Programa
  • Tipos de problemas.
  • Observação e experimentação.
  • O ciclo da melhoria, o ciclo PDCA, o método científico.
  • Os passos do QC Story, dos relatórios A3 e do 8D.
  • A Kata de Melhoria.
  • Ferramentas da qualidade.
  • Exercícios práticos de resolução de um problema.

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