Disciplinas Saber Mais
Análise e Resolução Estruturada de Problemas
Eduardo Martins, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
A resolução estruturada dos problemas, com o envolvimento e participação de todos os colaboradores, é uma das chaves da Melhoria Contínua.
Para garantir que o ciclo PDCA é seguido na resolução dos problemas foram criadas metodologias em vários passos que obrigam:
- A formular corretamente os problemas;
- A não queimar etapas;
- A pesquisar as verdadeiras causas e a não saltar para as conclusões.
Os métodos estruturados de resolução dos problemas permitem uma melhor comunicação do problema entre os colaboradores e os decisores.
Com este curso apresentaremos o PDCA e algumas das metodologias de resolução estruturada dos problemas que as empresas podem adotar, por exemplo: o QC Story, os Relatórios A3, a metodologia 8D e a Kata de Melhoria. Exemplificaremos com aplicações práticas e aplicaremos a casos da empresa.
Em paralelo faremos referência às sete ferramentas da qualidade e a ferramentas Lean, indicando onde podem ser úteis e como podem ser utilizadas.
Objetivos
No final do curso os formandos deverão:
- Reconhecer a importância do ciclo PDCA.
- Enumerar os diferentes tipos de problemas.
- Aplicar as metodologias A3, 8D e a Kata de Melhoria em problemas da empresa.
- Identificar as principais ferramentas de análise e resolução de problemas
- Reconhecer o papel da chefia no garantir que o método é seguido e que é executado com disciplina, sem queimar etapas nem saltar para conclusões
Programa
- Tipos de problemas.
- Observação e experimentação.
- O ciclo da melhoria, o ciclo PDCA, o método científico.
- Os passos do QC Story, dos relatórios A3 e do 8D.
- A Kata de Melhoria.
- Ferramentas da qualidade.
- Exercícios práticos de resolução de um problema.