Disciplinas Saber Mais
Gestão da Mudança Organizacional
Mónica Quinta, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
Atualmente somos todos desafiados a mudar mais vezes e mais rapidamente.
As mudanças nas organizações criam novos estados futuros sobre a forma como atuamos. Para terem sucesso, as equipas, os seus líderes e elementos precisam de trabalhar de outra forma.
Ter mais Foco, mais Confiança e saber gerir estas Mudanças para os recursos não se perderem, é umrequisito obrigatório.
Objetivos
Potenciar a mudança da sua equipa e organização através do desenvolvimento do seu foco, de elevados níveis de confiança e da capacidade de gestão do processo de mudança.
Fornecer as ferramentas e técnicas necessárias ao envolvimento das pessoas no processo de mudança, individual e coletivo.
Interessa a
- Supervisores;
- Gestores;
- Agentes da Mudança
- Todos os profissionais envolvidos em processos de mudança
Programa
- Foco
- Definição
- Mitos e obstáculos
- Concentração e Foco: como melhorar
- Confiança
- Definição e princípios
- Autoconfiança e confiança nos outros
- Curva de Desenvolvimento
- Como trabalhar a autoconfiança
- Sou Causa ou Sou Efeito
- Errar é evoluir
- Confiança e Compromisso
- Árvore da Confiança
- Gestão da Mudança
- Definição e tipologias de Mudança
- Desafios da mudança
- Razões para a Gestão da Mudança
- Processo de Gestão da Mudança:
- Fases
- Integração do processo na cultura (associar a equipas de melhoria)
- Objetivos e KPIs
- Comunicação
- O líder da mudança
- Sistema monitorização
- Reconhecimento
Métodos de Ensino
- Expositivo
- Ativo
- Debate e partilha de experiências