Disciplinas Saber Mais
KANBAN – Fluxo Puxado na Produção
Michel Domingues, Eng. (Clique para ver CV) Francisco Santos da Cunha, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
Kanban é traduzido do japonês como “cartão visível”. Na Gestão, trata-se de uma metodologia que gere os fluxos de produção, de transporte de materiais e de informação, com recurso a estes cartões.
Historicamente, programa-se a produção de forma a rentabilizar os meios, com consequências negativas sobre os stocks, os prazos, a flexibilidade e o serviço ao Cliente. Esta gestão é apoiada por sistemas informáticos de planeamento que tentam decifrar o mercado, bem como as ocorrências internas, empurrando os materiais sem ter em conta as reais necessidades do cliente, seja ele interno ou externo.
Ao inverso, o objetivo do Kanban é produzir em pequenas quantidades no momento certo para responder à procura real. Em vez de planear, este sistema puxa a produção ou o transporte em função das necessidades do Cliente. Permite, desta forma, uma forte adaptação à variação da procura e baixa consequentemente os custos de inventário, ao permitir produzir o justo necessário. O seu processo de implementação obriga a um grande rigor e à formação de todos intervenientes no terreno.
Nas empresas onde é usado, o Kanban tornou-se hoje mais do que uma ferramenta, é uma filosofia que abrange todos os fluxos. É por isso primordial entender a complexidade da sua implementação e a simplicidade do seu funcionamento.
Objetivos
Sensibilizar cada participante e melhorar a sua aptidão para os seguintes desafios:
- Distinguir a função Planeamento da produção da função Ordenação da produção;
- Posicionar a empresa em dois vetores de competitividade: Serviço ao Cliente e Produtividade;
- Gerir os fluxos e os stocks.
No final da Formação, cada participante será capaz de calcular os stocks e os cartões Kanban, e de conhecer a sequência e as boas práticas de implementação desta metodologia numa fábrica.
Programa
- Os novos desafios da Cadeia de Abastecimento.
- O Just-In-Time no Lean Manufacturing, Variação e Desperdício.
- Programação em Fluxo Empurrado (MRP) e os seus limites.
- O efeito Bullwhip (jogo).
- Princípios do Fluxo Puxado (Kanban).
- Mapeamento dos Fluxos: Desenho de Diagramas, Linhas e Gamas de fluxo.
- Análise ABC-XYZ.
- Cálculos de etiquetas Kanban e de stocks.
- Processo de implementação da metodologia numa fábrica.
- Apresentação de casos reais (Resultados e Kanban Digital).
MÉTODOS DE ENSINO
- Expositivo, Ativo e Interativo, com recurso a Multimédia;
- Exercícios práticos;
- Apresentação e análise de projetos de implementação.