Disciplinas Saber Mais
KPI – Definição e Gestão de Indicadores de Performance
João Mortágua, Eng. (Clique para ver CV)Introdução
Existe uma velha máxima que se não conseguimos medir, não conseguimos melhorar. Esta é a base que deverá estar na definição e gestão de indicadores de performance. Medir corretamente e os indicadores corretos é vital, e a verdade é que devem ser encarados como sendo mais do que apenas números que se reportam com a regularidade que definimos. Eles permitem que se entenda a saúde e a performance do nosso negócio, e desta forma garantem que decisões estratégicas e tácticas são tomadas mais rapidamente e eficazmente garantindo que se atingem os resultados propostos.
Um KPI (Key performance indicator) deverá ser uma métrica mensurável que demonstra bem o resultado da performance atual e os objetivos propostos.
Objetivos
No final do Seminário os Formandos deverão ser capazes de:
- Apreender o conceito geral de KPI e como o criar
- Diferença entre KPI e métricas de negócio
- Identificar a importância da gestão eficaz de KPI
- Definir e aplicar um set de KPI’s em área estratégicas
- Negócio
- Logística
- Qualidade
- Operações
- Produção
Programa
- Identificação e criação de KPI’s
- Diferença entre KPI’s operacionais e estratégicos
- Como medir e a frequência a escolher
- Ferramentas para tracking de KPI’s
- Exemplos de KPI’s em áreas estratégicas
- Negócio
- Logística
- Qualidade
- Operações
- Produção