Disciplinas Saber Mais

KPI – Definição e Gestão de Indicadores de Performance

João Mortágua, Eng. (Clique para ver CV)
Introdução

Existe uma velha máxima que se não conseguimos medir, não conseguimos melhorar. Esta é a base que deverá estar na definição e gestão de indicadores de performance. Medir corretamente e os indicadores corretos é vital, e a verdade é que devem ser encarados como sendo mais do que apenas números que se reportam com a regularidade que definimos. Eles permitem que se entenda a saúde e a performance do nosso negócio, e desta forma garantem que decisões estratégicas e tácticas são tomadas mais rapidamente e eficazmente garantindo que se atingem os resultados propostos.

Um KPI (Key performance indicator) deverá ser uma métrica mensurável que demonstra bem o resultado da performance atual e os objetivos propostos.

Objetivos

No final do Seminário os Formandos deverão ser capazes de:

  • Apreender o conceito geral de KPI e como o criar
  • Diferença entre KPI e métricas de negócio
  • Identificar a importância da gestão eficaz de KPI
  • Definir e aplicar um set de KPI’s em área estratégicas
    • Negócio
    • Logística
    • Qualidade
    • Operações
    • Produção
Programa
  • Identificação e criação de KPI’s
    • Diferença entre KPI’s operacionais e estratégicos
  • Como medir e a frequência a escolher
  • Ferramentas para tracking de KPI’s
  • Exemplos de KPI’s em áreas estratégicas
    • Negócio
    • Logística
    • Qualidade
    • Operações
    • Produção

Deseja saber mais informação sobre esta especialização?

    Política de Privacidade