Workforce Management nas Operações Logísticas

2ª Edição
Formato Online/Live
Data 1, 2, 8 e 9 de Outubro de 2024
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Introdução

Num mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, a eficiência das operações logísticas desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer organização.
Uma força de trabalho bem dimensionada e gerida é essencial para otimizar processos, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente.
Para isso é essencial explorar os princípios fundamentais do Workforce Management aplicados ao contexto específico das operações logísticas.

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Objetivos

Objetivos Gerais:

  1. Contextualizar a necessidade da gestão eficaz de recursos humanos para otimizar as operações logísticas: uma abordagem estratégica para gerir eficientemente a força de trabalho em operações logísticas;
  2. Adequar os recursos humanos à atividade dos armazéns e funções complementares, através do correto dimensionamento das diversas equipas operacionais;
  3. Acionar as alavancas de flexibilidade e contingência nas situações de flutuação acentuada da atividade;
  4. Gerir a força de trabalho suportados no conhecimento em detalhe da atividade e no adequado desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão;
  5. Desenvolver uma Cultura de Segurança e envolvimento dos colaboradores, através da identificação e mitigação de riscos nas operações logísticas.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Compreender e aplicar os princípios do Workforce Management;
  • Desenvolver habilidades para o planeamento eficiente de recursos humanos;
  • Aprimorar a capacidade de dimensionar equipas de forma estratégica;
  • Desenvolver indicadores de gestão operacionais acionáveis;
  • Implementar práticas de gestão de desempenho e avaliação;
  • Estabelecer um plano de segurança com o objetivo de alcançar “acidentes zero”;
  • Desenvolver o Plano de Comunicação Interna nas operações logísticas.
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Programa

Capítulo I, “Introdução ao Workforce Management”

  • Definição de Workforce Management;
  • Principais objetivos e benefícios.

Capítulo II, “Planeamento de Recursos Humanos na Logística”

  • Métodos de planeamento de recursos humanos:
  • Fatores a considerar ao planear os recursos humanos em logística;
  • Técnicas para prever a procura de mão-de-obra.

Capítulo III, “Dimensionamento das Equipas”

  • Estratégias para dimensionar equipas de forma eficiente;
  • Tecnologias e ferramentas para otimizar o dimensionamento das equipas;
  • A influência da sazonalidade nas operações e no dimensionamento das equipas.

Capítulo IV, “Indicadores de gestão operacionais”

  • Identificação dos indicadores críticos de gestão operacional;
  • Acompanhamento dos indicadores e ciclo de melhoria.

Capítulo V, “Gestão de Desempenho e Avaliação”

  • Importância da avaliação de desempenho nas equipas operacionais;
  • Métricas chave para avaliação de desempenho;
  • Estratégias para feedback construtivo e desenvolvimento contínuo.

Capítulo VI, “Cultura de Segurança”

  • Cultura de Segurança e envolvimento dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de um plano de segurança eficaz – “acidentes zero”;
  • Identificação e mitigação de riscos nas operações logísticas.

Capítulo VI, “Comunicação Interna”

  • Estratégias de comunicação interna eficazes;
  • Ferramentas para facilitar a comunicação dentro da equipa;
  • Importância da comunicação transparente nas operações logísticas.
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Destinatários
  • Profissionais envolvidos em operações logísticas;
  • Gestores de equipa;
  • Responsáveis pelo planeamento de Recursos Humanos;
  • Todos os interessados em melhorar a eficiência e segurança nas operações logísticas.
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Métodos de Ensino
  • Formação on-line com recurso a várias formas de apresentação e com recurso a computador;
  • Expositivo, Ativo, Interrogativo, Interativo e com recurso a Multimédia;
  • Partilha de experiências.
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Workforce Management nas operações logísticas, com profissionais a colaborar e utiizar engrenagens como metáfora para trabalho em equipa.