Ventilação e Qualidade do Ar Interior
NovoOs aspetos relacionados com a Ventilação e a Qualidade do Ar Interior tem vindo a ter um impacte crescente sobre a qualidade de vida humana, estando na origem de muitas doenças, especialmente as do foro alergológico e respiratório, sendo atualmente considerados como determinantes em saúde pública. Para os abordar de forma correta, é necessária uma perspetiva multidisciplinar na qual os conceitos técnicos e científicos das áreas de engenharia são fundamentais. É muito importante que a tomada de decisões, que vão ter um enorme impacto económico e social, seja sustentada numa base sólida de conhecimento sobre as matérias. Pretende-se com esta sessão que os participantes desenvolvam as suas capacidades para analisar os modos de transmissão de doenças infeciosas em diferentes condições , á luz dos conceitos de Qualidade do Ar Interior.
TOPO- Transmitir os Conceitos Fundamentais de Ventilação e Qualidade do Ar
- Desenvolver a Competência para Identificar numa dada situação os Fatores Fundamentais na Transmissão por Via Aérea de Doenças Infeciosas.
- Desenvolver a Competência para Avaliar os Ambientes em Termos de Qualidade do Ar Interior e para Propor Medidas Corretivas.
- Importância da qualidade do ar interior
- Carga global de doença atribuível à poluição do ar ambiente
- Poluentes internos e efeitos na saúde
- Principais contaminantes do ar interior (Alérgenos; Amianto; Benzeno; Compostos Orgânicos Voláteis; Chumbo; Dióxido de Carbono; Dióxido de Azoto; Formaldeído, Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos; Naftaleno; Microrganismos; Monóxido de Carbono; Partículas em suspensão; Pesticidas; Radão; Tetracloroetileno; Tricloroetileno; Efeitos combinados).
- O que são?
- Onde podem ser encontrados?
- Como é que as pessoas podem ser expostas?
- Quais os efeitos da exposição na saúde?
- Conceitos Básicos de Ventilação e QAI
- O Triângulo da QAI
- Exposição
- Valores de Referência
- Estratégias
- Modelação da Evolução da Concentração de Contaminantes
- Valores de Referência e Definição dos Requisitos de Ventilação
- Exercícios de Análise de Casos Reais
Gestores, Responsáveis pela Segurança e Saúde Laboral, Manutenção, Gestão Técnica de Edifícios, Responsáveis Técnicos, Técnicos Operacionais e Todos aqueles que desempenhem ou pretendam vir a desempenhar funções no âmbito da prevenção do risco biológico.
Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO- Expositivo, Activo e Interactivo com recurso a Multimédia
- Debate e partilha de experiências
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Manuel Gameiro, Prof. e Margarida Valente, Dra.
Prof. Manuel Gameiro
Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Professor Convidado na ENTPE – Universidade de Lyon, França. Professor convidado na Université Politéchnique Mohamed VI, Benguerir, Marrocos. Professor convidado no KTH, Instituto Real de Tecnologia, Estocolmo, Suécia.
Coordenador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra (www.uc.pt/efs)
Coordenador da Linha Temática de Energia Sustentável do LAETA. LAETA significa Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. É um laboratório de I&D com mais de 250 investigadores seniores das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Beira Interior, classificado como Excelente pela fundação para a Ciência e Tecnologia).
Vice-Presidente da ADAI, uma associação de pesquisa sem fins lucrativos ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra. Lançou em 1994 o Laboratório de Medição e Testes da ADAI, acreditado pelo Instituto Português de Acreditação desde 1996.
Vice-Presidente da REHVA e Coordenador do Comité de Educação e Formação da REHVA (www.rehva.eu)
Investiga nas áreas de qualidade ambiental interior, eficiência energética e sustentabilidade, aerodinâmica e sistemas de medição. Investigador principal e coordenador de mais de 30 projetos de investigação patrocinados por organizações internacionais, nacionais e privadas.
Autor e co-autor de mais de 300 publicações, incluindo livros, artigos científicos, capítulos de livros, artigos em conferências e relatórios técnicos. Orador convidado em eventos científicos no Brasil, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Suécia, Espanha, EUA e Turquia.
Revisor de propostas de projetos (H2020 e FP7 para a União Europeia, Agência Portuguesa de Inovação, Agência de Ciência da Flandres, Ministério da Ciência da Itália, Agência de Ciência da Holanda, Agência de Ciência da Polónia, Agência de Ciência da Roménia) e de trabalhos científicos submetidos para publicação em revistas internacionais e conferências.
Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Embaixador nomeado pela Aliança para o Desenvolvimento Sustentável, Portugal, para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Nações Unidas (Energia Acessível e Limpa). REHVA Fellow
Dra. Margarida Valente
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós-graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo Planeamento e Amostragem no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Foi Coordenadora Técnica das 1ª e 2ª edições da Especialização em Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios e controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
O valor da inscrição é de 310.00 € (+ 23% IVA), valor total de 381.30 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO