Six Sigma – sua Aplicação nas Empresas
16ª EdiçãoO que atualmente se denomina de Six Sigma surgiu no início de 1987, quando profissionais da empresa Motorola iniciaram uma série de estudos sobre os conceitos estabelecidos por Deming sobre a variabilidade dos processos de produção, tendo como objetivo melhorar o desempenho por meio da análise de tais variações. Essas iniciativas foram reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e estimulou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava a sua implementação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua.
A proposta da Motorola buscava resolver o crescente aumento de reclamações relativas à ocorrência de falhas nos produtos eletrónicos manufaturados, dentro do período da garantia. Tal fato motivou a empresa a adotar o desafio de alcançar um desempenho de produtos livres de defeitos e tinha como alvos principais o aumento da confiabilidade do produto final e a redução de perdas. Em 1988, a Motorola recebeu o Prémio Malcolm Baldrige de Qualidade e a introdução do programa Six Sigma passou a ser reconhecida como responsável pelo sucesso alcançado pela organização. Após a divulgação dos ganhos obtidos pela Motorola, outras empresas adotaram o Six Sigma, tais como Texas Instruments (em 1988), IBM (em 1990), ABB – Asea Brown Boveri (em 1993), Allied Signal e Kodak (em 1994) e a General Electric (em 1996).
O princípio fundamental do programa Six Sigma é o de reduzir continuamente a variação nos processos, e desta maneira eliminar os defeitos ou falhas nos produtos e serviços. Atualmente, o Six Sigma é compreendido como uma prática de gestão, que busca melhorar a competitividade de empresas de qualquer setor de atividade, sejam produtos ou serviços, ou de qualquer dimensão – pequena, média ou grande empresa – com a finalidade de aumentar a quota de mercado, reduzir custos e otimizar as operações.
TOPONo final do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Compreender a importância da metodologia Six Sigma e o seu impacto ao nível dos objetivos estratégicos das organizações;
- Dominar a abordagem de gestão de projetos aplicada ao Six Sigma – o DMAIC;
- Identificar as ferramentas previstas em cada fase do DMAIC;
- Compreender a dinâmica de uma equipa e o papel da liderança e do coaching no cumprimento dos objetivos do projeto;
- Conhecer e aplicar os conceitos Six Sigma nas suas organizações.
- Introdução à metodologia Six Sigma;
- Six Sigma e os objetivos estratégicos da empresa;
- Elementos de um programa Six Sigma;
- Funções e responsabilidades: Champion, Black Belt, Green Belt, Yellow Belt;
- Impacto na estrutura organizacional da empresa;
- Alinhamento do Six Sigma com os objectivos estratégicos da empresa;
- A metodologia DMAIC: Define, Measure, Analyze, Improve, Control;
- A seleção de projetos;
- Implementação e acompanhamento do projeto.
- Profissionais ligados à indústria e aos serviços, e que desempenhem funções nas áreas da melhoria contínua, gestão industrial, produção, qualidade, manutenção e engenharia de processos;
- Quadros com responsabilidades na formação de equipas e a todos os profissionais com interesse na melhoria contínua;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Metodologia de ensino expositiva, interrogativa, participativa.
Esta Formação constitui uma Disciplina da 16ª edição da nossa especialização em “Gestão de Operações e Serviços Industriais”. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações.
TOPOPedro Sousa, Eng.
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial (pré-Bolonha). Ampla experiência em melhoria contínua, angariada desde o início da carreira na indústria de componentes para automóveis. Six Sigma Black Belt, pela Six Sigma Academy; liderou vários projetos de implementação da metodologia na Lear Corporation, com um volume de poupanças superior a € 300.000. Desde 2010, é líder de melhoria contínua na fábrica BoF da IKEA Industry em Paços de Ferreira. Em 2015, a fábrica BoF, através de avaliação realizada pela casa-mãe (Lean Assessment), posicionou-se no 1º lugar na implementação de práticas Lean no Grupo IKEA Industry, para um total de 44 fábricas. Em 2017, a fábrica BoF volta a ver reconhecido o seu trabalho na criação de cultura Lean, posicionando-se novamente no 1º lugar no Grupo IKEA Industry, para um total de 41 fábricas. É conduzido por uma paixão pela melhoria contínua e por compartilhar o conhecimento e a experiência angariados ao longo do seu percurso profissional. Palestrante em eventos subordinados às temáticas da melhoria contínua. Formador certificado pelo IEFP.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 16 horas, funcionará nos seguintes dias:
28 de Janeiro, 1, 4, 6 de Fevereiro de 2025
3ª Feira e 5ª Feira (18:30 – 22:30)
Sábado (09:00 – 13:00)
TOPOO valor da inscrição é de 390.00 € + IVA (23%), valor total de 479.70 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO