Segurança na Manutenção

11ª Edição
Formato Online/Live
Data 23 e 27 de Março de 2024
220
Introdução

De acordo com a EN 13306, a manutenção é a combinação de todas as medidas técnicas e organizacionais que permitem manter a funcionalidade de um equipamento ou instalação durante o seu ciclo de vida ou a sua restauração após falha ou dano.

A manutenção industrial tem um impacto importante quer na segurança e saúde dos trabalhadores quer no ambiente envolvente das respetivas unidades e deve ser entendida e assumida, por si só, como uma atividade de risco por todos os responsáveis e intervenientes. Estudos revelam que cerca de 15% dos acidentes fatais e cerca de 20% dos restantes acidentes com danos à saúde dos trabalhadores resultam de atividades de manutenção. O historial de investigação de acidentes tem evidenciado uma significativa relação causal de falhas no planeamento da manutenção com a ocorrência de acidentes industriais, como são exemplo alguns dos acidentes industriais graves conhecidos.

A realização de operações de manutenção, em especial as não programadas, pela sua natureza não rotineira e potencial impacto no funcionamento paralelo de outras operações, exige a elaboração de uma cuidada análise dos riscos envolvidos que permita a integração, no seu planeamento, as técnicas e medidas preventivas adequadas à garantia da sua realização e controlo em condições de segurança e qualidade e desse modo evitar a ocorrência de acidentes.

TOPO
Objetivos

No final do curso, os Participantes serão capazes de aplicar e Integrar na coordenação da atividade de manutenção:

  • O planeamento da segurança operativa na manutenção;
  • A identificação e avaliação dos riscos;
  • Os requisitos e ferramentas de controlo operacional, formação e coordenação de atividades dos agentes envolvidos;
  • Os requisitos de verificação de conformidade de equipamentos de trabalho e equipamentos de proteção individual;
  • Os princípios e práticas de consignação de operações de risco em contexto industrial;
  • Planear e programar a prevenção de emergência das operações de manutenção.
TOPO
Programa

Introdução – A manutenção como atividade de risco e importância da integração da segurança no planeamento e coordenação das operações de manutenção. Enquadramento legal.

1. Planeamento e supervisão de operações de manutenção.

  • Plano e programa de intervenção; inventariação de equipamentos e tecnologias adequadas;
  • Seleção de equipas – qualificação de equipas técnicas e recursos humanos;
  • Análise de riscos – Identificação e avaliação dos riscos;
  • Informação e formação dos intervenientes;
  • Técnicas e ferramentas de coordenação e controlo de equipas e operações. Controlo de atividades incompatíveis;
  • Planeamento da emergência;

2. Segurança de máquinas e equipamentos de trabalho. Proteção coletiva; Proteção individual (EPI’s).

3. Técnicas e boas práticas em trabalhos com risco agravado (Mecânicos, elétricos, em altura, espaços confinados, em zonas ATEX, ambientes/substancias perigosas). Tagout/Lockout. 

TOPO
Destinatários
  • Diretores e Responsáveis de Manutenção; Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Expositivo e dialogado (recurso a audiovisuais);
  • Demonstrativo e ativo: Simulação e resolução de casos práticos em grupo;
Esta Formação faz parte da nossa 10ª edição da Especialização em “Manutenção Industrial“. Assim, se decidir frequentá-la, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Para mais informações sobre esta Especialização, por favor, veja AQUI.
TOPO
Monitoria

João Leigo, Dr.

Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 – Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 – Environmental Management Systems; ISO 9001 – Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).

TOPO
Data e Horário

Esta formação teve a duração de 8 horas.

TOPO
Preço

O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 

  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio
  • Certificado SIGO
TOPO