Segurança na Manutenção
11ª EdiçãoDe acordo com a EN 13306, a manutenção é a combinação de todas as medidas técnicas e organizacionais que permitem manter a funcionalidade de um equipamento ou instalação durante o seu ciclo de vida ou a sua restauração após falha ou dano.
A manutenção industrial tem um impacto importante quer na segurança e saúde dos trabalhadores quer no ambiente envolvente das respetivas unidades e deve ser entendida e assumida, por si só, como uma atividade de risco por todos os responsáveis e intervenientes. Estudos revelam que cerca de 15% dos acidentes fatais e cerca de 20% dos restantes acidentes com danos à saúde dos trabalhadores resultam de atividades de manutenção. O historial de investigação de acidentes tem evidenciado uma significativa relação causal de falhas no planeamento da manutenção com a ocorrência de acidentes industriais, como são exemplo alguns dos acidentes industriais graves conhecidos.
A realização de operações de manutenção, em especial as não programadas, pela sua natureza não rotineira e potencial impacto no funcionamento paralelo de outras operações, exige a elaboração de uma cuidada análise dos riscos envolvidos que permita a integração, no seu planeamento, as técnicas e medidas preventivas adequadas à garantia da sua realização e controlo em condições de segurança e qualidade e desse modo evitar a ocorrência de acidentes.
TOPONo final do curso, os Participantes serão capazes de aplicar e Integrar na coordenação da atividade de manutenção:
- O planeamento da segurança operativa na manutenção;
- A identificação e avaliação dos riscos;
- Os requisitos e ferramentas de controlo operacional, formação e coordenação de atividades dos agentes envolvidos;
- Os requisitos de verificação de conformidade de equipamentos de trabalho e equipamentos de proteção individual;
- Os princípios e práticas de consignação de operações de risco em contexto industrial;
- Planear e programar a prevenção de emergência das operações de manutenção.
Introdução – A manutenção como atividade de risco e importância da integração da segurança no planeamento e coordenação das operações de manutenção. Enquadramento legal.
1. Planeamento e supervisão de operações de manutenção.
- Plano e programa de intervenção; inventariação de equipamentos e tecnologias adequadas;
- Seleção de equipas – qualificação de equipas técnicas e recursos humanos;
- Análise de riscos – Identificação e avaliação dos riscos;
- Informação e formação dos intervenientes;
- Técnicas e ferramentas de coordenação e controlo de equipas e operações. Controlo de atividades incompatíveis;
- Planeamento da emergência;
2. Segurança de máquinas e equipamentos de trabalho. Proteção coletiva; Proteção individual (EPI’s).
3. Técnicas e boas práticas em trabalhos com risco agravado (Mecânicos, elétricos, em altura, espaços confinados, em zonas ATEX, ambientes/substancias perigosas). Tagout/Lockout.
TOPO- Diretores e Responsáveis de Manutenção; Engenheiros e outros profissionais ligados à Manutenção de edificios e equipamentos. Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivo e dialogado (recurso a audiovisuais);
- Demonstrativo e ativo: Simulação e resolução de casos práticos em grupo;
João Leigo, Dr.
Licenciado em Segurança no Trabalho (ISMAI – Instituto Superior da Maia) Desempenha funções de coordenação Higiene e Segurança no Trabalho e Segurança Industrial na CEPSA PORTUGUESA PETRÓLEOS SA desde 1991. Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, Conselheiro de Segurança Transportes de Mercadorias Perigosas. Auditor de “OHSAS 18001 – Occupational Health and Safety Management Systems, ISO 14001 – Environmental Management Systems; ISO 9001 – Quality Management systems. Consultor formador especialista do programa formação PME. Docente, Formador e Conferencista em domínios da Higiene e Segurança Industrial (Instituto Superior da Maia como docente da disciplina de Segurança e Higiene do trabalho da Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos, Universidade Lusíada de Famalicão como docente das disciplinas de Higiene e Segurança no trabalho e Gestão da Emergência do Curso de Técnicos Superiores de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho; no CENERTEC como docente do módulo de Segurança de Higiene e Segurança Industrial da Pós Graduação de Gestão de Operações e serviços Industriais).
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO