Programação de Módulos Lógicos – Relés Inteligentes
4ª EdiçãoAmplamente utilizado em aplicações de pequenas dimensões como sistemas de rega, abastecimento de reservatórios, sistemas de iluminação e automação residencial (domótica) entre outros, os módulos lógicos, também conhecidos como relés inteligentes, apresentam uma solução fiável e de baixo custo comparativamente aos autómatos em automação e supervisão de sistemas.
TOPONo final desta ação, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer o princípio de funcionamento, arquitetura interna e capacidade dos módulos lógicos disponíveis no mercado;
- Conhecer as ferramentas de desenvolvimento (programação) bem como requisitos de software e de hardware para a programação;
- Compreender as linguagens de programação disponíveis e aplicáveis neste tipo de equipamento;
- Desenvolver programas para automação de sistemas em linguagem ladder;
- Desenvolver programas para automação de sistemas em linguagem de blocos lógicos (FBD);
- Desenvolver programas de interface com o usuário (HMI) utilizando o ecrã integrado nos módulos;
- Simular e diagnosticar os programas desenvolvidos, bem como, ser capaz de identificar avarias em sistemas automatizados por módulos lógicos;
- Desenvolver a capacidade da integração destes equipamentos em sistemas de automação (integração com variadores de velocidade, contactores, válvulas e sensores).
1. Técnicas de arranque de motores de indução
2. Variador de frequência e softstarter
3. Eletrónica Digital: Portas lógicas e tabela verdade
4. Introdução aos módulos lógicos Zélio (Schneider): Características construtivas, princípio de funcionamento, capacidades de processamento e I/O´S
5. Linguagens de programação suportadas por relés inteligentes
6. Exercícios de aplicação em linguagem Ladder:
- Comando sequencial de motores;
- Recursos de contadores e temporizadores;
- Utilização de recursos de relógio interno e horário de verão;
- Mensagens de texto e interface-homem-máquina (IHM).
7. Exercícios de aplicação em linguagem FBD:
- Comando sequencial de motores (função CAN);
- Recursos de contadores e temporizadores;
- Programação por blocos lógicos (lógica booleana);
- Mensagens de texto e interface-homem-máquina (IHM).
8. Interligação com sensores e atuadores
TOPO- Esta formação está direcionada para um público-alvo específico, de profissionais do ramo da eletrotecnia, sejam técnicos, técnicos superiores ou Engenheiros, que atuem diretamente no sector de eletricidade, automação e domótica, ou que sejam prestadores de serviço, dedicados a ampliarem o conhecimento sobre o tema, bem como, conhecer mais sobre linguagem de programação e relés inteligentes.
- A ação de formação, por possuir um caráter de grande aplicabilidade prática no meio industrial, e especialmente, por ter um público-alvo que em sua grande maioria, já atua com esses conceitos práticos em seu ambiente de trabalho, tem como característica a utilização de várias técnicas pedagógicas em simultâneo.
- Para os conteúdos teóricos, está prevista a utilização do método expositivo, combinada com o desenvolvimento de exercícios por parte dos formandos, e posterior correção e entrega dos resultados de avaliação.
Leonardo Lipinski, Eng.
Atua nas áreas inerentes ao Setor Elétrico desde 2005, tendo experiência na Certificação de Sistemas de Terra, Projetos Elétricos e de Automação, Análise de Tarifação de Energia e Eficiência Energética, Ensaios Elétricos e Redes de Comunicação dedicadas à Supervisão e Automação de Subestações. Paralelamente, atua como formador em Cursos Técnicos e de Qualificação Profissional há 15 anos, nas áreas de Eletrotécnica e de Automação Industrial. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brasil e Pós-Graduado em Automação Industrial. Mestrado em curso em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto – ISEP – Portugal. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP no Colégio de Eletrotécnica desde 2018. Atualmente é coordenador do departamento de Engenharia Elétrica da CJR Renewables desenvolvendo projetos executivos (EPC) de Sistemas de Armazenamento de Energia por Baterias (BESS) de grande dimensão para o mercado de energia da América do Sul e Europa, além de projetos Eólicos e Solares para os mesmos mercados.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 12 horas, funcionará nos seguintes dias:
2, 4 e 6 de Junho de 2025
19:00 – 23:00
O valor da inscrição é de 310.00 € + IVA (23%), valor total de 381.30 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO