Prevenção e Controlo da Legionella em Sistemas de Água – Manutenção e Monitorização (DL 69/2023, Lei 52/2018, Portaria 25/2021 e Despacho 1547/2022)
NovoDe acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Legionella é atualmente, ao nível da União Europeia o agente patogénico aquático com maior impacto na saúde.
Em Portugal a Lei 52/2018 estabelece o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários, definindo procedimentos relativos à utilização e à manutenção de redes, sistemas e equipamentos propícios à proliferação e disseminação da Legionella. A recente regulamentação pela Portaria 25/2021 e pelo Despacho 1547/2022 identifica a necessidade de implementação de uma abordagem de avaliação e gestão do risco e classifica o risco e as medidas mínimas a serem adotadas pelos responsáveis de equipamentos, sistemas e redes previstos no artigo 2.º da referida Lei, bem como de um Programa de Monitorização e Tratamento da Qualidade da Água.
- Alertar para a problemática da contaminação de sistemas de água por Legionella, dando a conhecer os requisitos normativos e legais;
- Dotar os participantes com conhecimentos para identificação dos principais riscos associados à presença de Legionella em sistemas de água, fontes de contaminação e métodos de controlo, nomeadamente através da implementação de procedimentos de manutenção e monitorização para controlar o risco.
- Bactérias do género Legionella
- Meio ambiente e fatores de amplificação e disseminação
- Riscos para a Saúde Pública
- Requisitos legais:
– DL 69/2023 – Regime da qualidade da água para consumo humano;
– Lei 52/2018 – Regime de prevenção e controlo da doença dos legionários, e regulamentação pela Portaria 25/2021 e Despacho 1547/2022. - Tratamento e desinfeção da água:
– Limpeza e desinfeção preventiva e de choque;
– Processos químicos de desinfeção;
– Processos físicos de desinfeção - Manutenção, limpeza e desinfeção de sistemas e equipamentos:
– Redes prediais de água quente e fria;
– Sistemas de água para uso recreativo: piscinas e banheiras;
– Sistemas de arrefecimento coletivo: torres de arrefecimento, condensadores evaporativos, humidificadores e sistemas de ar condicionado;
– Sistemas de arrefecimento individual: ar condicionado/split e de arrefecimento por evaporação de pequena dimensão;
– Outros sistemas: sistemas de combate a incêndios, chuveiros e lava-olhos, sistemas de rega por aspersão, fontes ornamentais, lavagem de veículos, navios, unidades dentárias, sistemas que utilizem água para uso terapêutico, etc. - Monitorização microbiológica de circuitos de água:
– Tipos de amostras;
– Colheita;
– Análises - Análise de gestão do risco:
– Avaliação do risco;
– Gestão do risco;
– Planos de prevenção e controlo.
- Diretores de manutenção;
- Supervisores de equipas de produção;
- Supervisores de equipas de manutenção;
- Responsáveis de qualidade;
- Auditores da qualidade;
- Técnicos de manutenção;
- Planeadores de manutenção;
- Responsáveis de compras;
- Profissionais com responsabilidades na gestão de equipamentos;
- Profissionais ligados a equipamentos de medição;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Método expositivo, ativo e interativo com recurso a multimédia;
- Literatura de Apoio com exemplos de casos práticos.
Este curso está inserido na 1ª edição do Programa Avançado Conformidade Legal e Normativa em Equipamentos e Sistemas Industriais, em que a maioria dos módulos estão abertos a outros participantes que tenham interesse em frequentar. Para mais informações sobre este Programa, por favor, veja aqui.
TOPOMargarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella, bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO