Planos de contingência para lidar com SARS-CoV-2
2ª EdiçãoPerante ao situação da atual pandemia provocada por um novo Coronavírus, designado por SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19, a existência de um Plano de Contingência é fundamental para garantir uma resposta eficaz na minimização do impacto de potenciais riscos para a saúde dos colaboradores, bem como para a continuidade das atividades desenvolvidas pelas diversas entidades.
As empresas devem assegurar aos seus trabalhadores condições de segurança e saúde adequadas relacionadas com os riscos a que estão expostos, em especial na exposição a agentes biológicos, considerando a situação de pandemia.
Os Planos de Contingência têm como princípios subjacentes a proteção da saúde dos trabalhadores através da limitação do risco de contaminação nos locais de trabalho, garantir a continuidade das funções nucleares das empresas, assegurando a manutenção dos serviços considerados essenciais e o envolvimento dos prestadores de serviços, fornecedores e clientes.
- Identificar quais os potenciais efeitos que a infeção nos colaboradores pode causar na empresa.
- Dar a conhecer medidas de minimização da transmissão e do potencial impacto na atividade.
- Elencar medidas relativas a boas práticas e à proteção dos trabalhadores, nomeadamente no que diz respeito a medidas de higiene individual, distanciamento social, utilização de EPI, utilização de instalações sanitárias, vestiários e refeitórios, escritórios e outras instalações incluindo transportes e trabalhos no exterior.
- A nova normalidade
- Enquadramento legal
- Lei n.º 102/2009
- DL n.º 84/97
- DL n.º 273/2003
- Enquadramento normativo
- ISO/PAS 45005 – Gestão da saúde e segurança no trabalho – Diretrizes gerais para um trabalho seguro durante a pandemia da COVID-19
- Saúde e trabalho
- Medidas de prevenção nas empresas
- Adaptação dos locais de trabalho / proteção dos trabalhadores
- Planos de Contingência
- Procedimentos perante um caso
- Transportes
- Procedimentos nos transportes públicos coletivos
- Procedimentos nos transportes públicos individuais
- Análise de casos – surtos
- Escritório
- Restaurante
- Autocarro
- O PDCA dos Planos de Contingência
- Da perceção do risco até à mudança de comportamento
- Planos de Contingência – particularidades setoriais
- Guia de Recomendações
- Hotéis
- Estabelecimentos termais
- Restaurantes
- Selo “Clean & Safe”
- Lazer, atividade física e desporto
- Atividades culturais e eventos em massa
- Atividades de culto e religião
- Serviços de atendimento ao público
- Escritórios e edifícios de serviços
- Estabelecimentos de ensino
- Estruturas residenciais para idosos, unidades de cuidados continuados e instituições de acolhimento
- Industria
- Construção civil
Este curso é destinado a todos os profissionais que tenham de proceder à elaboração e implementação de Planos de Contingência na Indústria, Construção Civil, Serviços de Atendimento ao Público, Escolas, Escritórios e Edifícios de Serviços, Turismo e em Estruturas Residenciais para Idosos, nomeadamente Gestores, Responsáveis pelos Recursos Humanos, Responsáveis pela Segurança, Responsáveis Técnicos e Técnicos Operacionais.
TOPO- Expositivo apoiado em apresentações PowerPoint e visualização de vídeos.
- Debate e partilha de experiências.
- Será utilizada uma plataforma e a formação será dada em formato online/live (em direto).
- Fazer inscrição nesta página
- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Margarida Valente, Dra.
Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Pós- Graduada em Saúde Ocupacional pela mesma Universidade, Licenciada em Bioquímica e Pós- graduada em Qualidade da Água e Controlo da Poluição pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Atualmente exerce funções de Responsável pelo planeamento, amostragem, gestão de equipamento e controlo metrológico no Laboratório na Águas do Douro e Paiva, S.A., Grupo Águas de Portugal. Foi Supervisora de Laboratório na empresa Águas do Norte, S.A., Responsável de Área de Laboratório, Responsável Técnica de Microbiologia, Biologia e Amostragem na Águas do Douro e Paiva S.A. e Técnica Superior de Laboratório de Microbiologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde desenvolveu diversos trabalhos de investigação na área da qualidade da água. Formadora Certificada pelo IEFP ministra cursos subordinados aos temas: Acreditação de Laboratórios, Segurança e Saúde Ocupacional em Laboratórios, Amostragem, Qualidade da Água, Prevenção e Controlo de Legionella em Sistemas de Água, Controlo de Infeção Associada aos Cuidados de Saúde, Ambiente e Gestão de Resíduos. Coordenadora Técnica da Especialização Prevenção e Controlo de Agentes Biológicos Nocivos em Espaços Públicos e Unidades Industriais (EPCAB), e da Especialização Água – Qualidade, Sustentabilidade e Gestão de Operações – (EÁGUA) do CENERTEC. Colabora periodicamente com instituições de ensino superior através da apresentação de palestras. Participa regularmente como oradora em seminários, conferências e congressos. É ainda tutora de estágios de licenciatura e orientadora de dissertações de mestrado em múltiplos temas relacionados com a qualidade da água. Em paralelo, desenvolve a atividade de auditora e consultora na área da acreditação e gestão de laboratórios, saúde ocupacional em laboratórios, elaboração e implementação de Planos de Prevenção e Controlo de Legionella, bem como no controlo de qualidade da água, tanto na sua vertente laboratorial como operacional.
O valor da inscrição é de 140.00 € (+ 23% IVA) valor total de 172.20 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO