Plano Avançado de Desenvolvimento de Soft Skills: Comunicação | Liderança | Inteligência Emocional | Gestão do Tempo e de Conflitos | Resiliência

5ª Edição
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 29 de Novembro, 2, 3, 9 e 10 de Dezembro de 2024
470.00
Introdução
Sente-se satisfeito com as suas habilidades e competências de relacionamento com os seus pares?
Este plano avançado de desenvolvimento em Soft skills pretende combinar as principais temáticas que o ajudam a desenvolver e a potenciar as suas habilidades de relacionamento e a tornar-se mais competente na sua esfera profissional e pessoal.
As pessoas possuem diversos backgrounds assentes em modelos e processos de trabalho e vida distintos pelo que a comunicação, a liderança e a resiliência são importantes para prevenir conflitos, promover o comprometimento e garantir a harmonia da sua equipa.
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Objetivos

Objetivos Gerais:

Os participantes terão como objetivo principal a melhoria no processo produtivo e organizativo através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos na área da gestão de pessoas, de modo a promover uma liderança estratégica alinhada ao seu perfil pessoal e cooperativo bem como das novas tendências do mercado.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Identificar competências e capacidades de comunicação que potenciam relações e estimulam a cooperação;
  • Reconhecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza;
  • Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções;
  • Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos;
  • Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional e fatores que promovem a capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
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Programa

Módulo 1 – Comunicação (Dra. Lurdes Bastida Viana)

Objetivos:

  • Compreender a importância da comunicação na interação de indivíduos e equipas.
  • Identificar fatores que destroem ou clarificam a mensagem.
  • Desenvolver a assertividade e a empatia.
  • Aplicar habilidades de comunicação que incrementam relações e estimulam a cooperação.

Conteúdos:

  • Comunicação eficaz e modelo mental.
  • Identificar posturas positivas e construtivas.
  • Praticar os níveis da escuta empática: ouvir, escutar e empatizar.
  • Comunicação assertiva: Técnicas para planear e transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.

Módulo 2 – Liderança Mobilizadora (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender os desafios atuais da liderança de pessoas e equipas.
  • Identificar ferramentas de motivação e satisfação.
  • Estabelecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza.

Conteúdos:

  • Competências-chave do líder em tempos de mudanças aceleradas.
  • Autodiagnóstico de estilos e aferição da capacidade e motivação para a mudança.
  • Gestão de situações e níveis de maturidade profissional.
  • Modelo DAC: Diagnosticar, adaptar e comunicar.

Módulo 3 – Inteligência Emocional (Dra. Lurdes Bastida Viana)

Objetivos:

  • Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
  • Identificar as emoções básicas da linguagem.
  • Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
  • Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções.

Conteúdos:

  • Variáveis do construto da inteligência emocional.
  • Autoconhecimento e gestão de emoções.
  • 5 componentes de uma pessoa emocionalmente inteligente.
  • Técnicas para desenvolver a controlar as emoções.
  • Separar as ações das emoções.
  • A inteligência emocional grupal – dicas e boas praticas.
  • A importância do Timing.

Módulo 4 – Gestão do Tempo e de Conflitos (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender os desafios da gestão do tempo e da organização do trabalho que regem o dia a dia das organizações.
  • Identificar situações geradoras de desperdício de tempo e com potencial de conflituosidade.
  • Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos.

Conteúdos:

  • Princípios da gestão do tempo.
  • Principais métodos de gestão do tempo.
  • Desperdiçadores de tempo e sugestões de melhoria.
  • Estratégias de resolução de conflitos e recomendações de uso em contexto laboral.

Módulo 5 – Resiliência (Dr. Jorge Teixeira Pinto)

Objetivos:

  • Compreender a importância da capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
  • Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional.
  • Plano de autodesenvolvimento.

Conteúdos:

  • Capacidade de resiliência no trabalho.
  • Estratégias cognitivas e emocionais para lidar com a adversidade.
  • Características das pessoas resilientes.
  • Autoestima, autoconfiança e elevado autoconceito.
  • Identificar fatores indutores de stress.
  • Técnicas de autoproteção e Medidas preventivas.
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Destinatários
  • Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills Comunicação, Liderança, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo e de Conflitos e Resiliência com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
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Métodos de Ensino
  • Métodos predominantemente ativos, exercícios práticos e de aplicação com recurso ao trabalho individual e colaborativo.
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