Plano Avançado de Desenvolvimento de Soft Skills: Comunicação | Liderança | Inteligência Emocional | Gestão do Tempo e de Conflitos | Resiliência
5ª EdiçãoEste plano avançado de desenvolvimento em Soft skills pretende combinar as principais temáticas que o ajudam a desenvolver e a potenciar as suas habilidades de relacionamento e a tornar-se mais competente na sua esfera profissional e pessoal.
As pessoas possuem diversos backgrounds assentes em modelos e processos de trabalho e vida distintos pelo que a comunicação, a liderança e a resiliência são importantes para prevenir conflitos, promover o comprometimento e garantir a harmonia da sua equipa.
Objetivos Gerais:
Os participantes terão como objetivo principal a melhoria no processo produtivo e organizativo através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos na área da gestão de pessoas, de modo a promover uma liderança estratégica alinhada ao seu perfil pessoal e cooperativo bem como das novas tendências do mercado.
Objetivos Específicos:
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Identificar competências e capacidades de comunicação que potenciam relações e estimulam a cooperação;
- Reconhecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza;
- Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções;
- Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos;
- Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional e fatores que promovem a capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
Módulo 1 – Comunicação (Dra. Lurdes Bastida Viana)
Objetivos:
- Compreender a importância da comunicação na interação de indivíduos e equipas.
- Identificar fatores que destroem ou clarificam a mensagem.
- Desenvolver a assertividade e a empatia.
- Aplicar habilidades de comunicação que incrementam relações e estimulam a cooperação.
Conteúdos:
- Comunicação eficaz e modelo mental.
- Identificar posturas positivas e construtivas.
- Praticar os níveis da escuta empática: ouvir, escutar e empatizar.
- Comunicação assertiva: Técnicas para planear e transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.
Módulo 2 – Liderança Mobilizadora (Dr. Jorge Teixeira Pinto)
Objetivos:
- Compreender os desafios atuais da liderança de pessoas e equipas.
- Identificar ferramentas de motivação e satisfação.
- Estabelecer estratégias de envolvimento das equipas em contextos de incerteza.
Conteúdos:
- Competências-chave do líder em tempos de mudanças aceleradas.
- Autodiagnóstico de estilos e aferição da capacidade e motivação para a mudança.
- Gestão de situações e níveis de maturidade profissional.
- Modelo DAC: Diagnosticar, adaptar e comunicar.
Módulo 3 – Inteligência Emocional (Dra. Lurdes Bastida Viana)
Objetivos:
- Compreender a natureza neurobiológica da emoção.
- Identificar as emoções básicas da linguagem.
- Compreender a influencia das emoções nos processos cognitivos.
- Desenvolver o pensamento critico para gerir as emoções.
Conteúdos:
- Variáveis do construto da inteligência emocional.
- Autoconhecimento e gestão de emoções.
- 5 componentes de uma pessoa emocionalmente inteligente.
- Técnicas para desenvolver a controlar as emoções.
- Separar as ações das emoções.
- A inteligência emocional grupal – dicas e boas praticas.
- A importância do Timing.
Módulo 4 – Gestão do Tempo e de Conflitos (Dr. Jorge Teixeira Pinto)
Objetivos:
- Compreender os desafios da gestão do tempo e da organização do trabalho que regem o dia a dia das organizações.
- Identificar situações geradoras de desperdício de tempo e com potencial de conflituosidade.
- Contemplar ações e técnicas de melhoria de gestão do tempo e de conflitos.
Conteúdos:
- Princípios da gestão do tempo.
- Principais métodos de gestão do tempo.
- Desperdiçadores de tempo e sugestões de melhoria.
- Estratégias de resolução de conflitos e recomendações de uso em contexto laboral.
Módulo 5 – Resiliência (Dr. Jorge Teixeira Pinto)
Objetivos:
- Compreender a importância da capacidade de resiliência do individuo em âmbito cooperativo.
- Identificar fatores indutores de desequilíbrio emocional.
- Plano de autodesenvolvimento.
Conteúdos:
- Capacidade de resiliência no trabalho.
- Estratégias cognitivas e emocionais para lidar com a adversidade.
- Características das pessoas resilientes.
- Autoestima, autoconfiança e elevado autoconceito.
- Identificar fatores indutores de stress.
- Técnicas de autoproteção e Medidas preventivas.
- Todas as pessoas envolvidas que necessitem de melhorar as suas soft skills Comunicação, Liderança, Inteligência Emocional, Gestão do Tempo e de Conflitos e Resiliência com clientes internos e externos potenciando a sua capacidade de influência e consecução de interesses pessoais e resultados organizacionais.
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Métodos predominantemente ativos, exercícios práticos e de aplicação com recurso ao trabalho individual e colaborativo.
Jorge Teixeira Pinto, Dr.
- Formador, desde 1994, nas áreas: Liderança e Gestão de Pessoas e Equipas | Estratégia Organizacional | Marketing e Comercial | Empreendedorismo | Inovação e Criatividade | Comportamental e Coaching em múltiplos sectores de atividade.
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Consultor, desde 1996, em vários projetos e programas de desenvolvimento pessoal e organizacional, com recurso a metodologias participativas.
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Coach, desde 2010, orientado para a liderança, em prol da promoção de estratégias de capacitação e inspiração para o alcance de resultados individuais e coletivos.
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Licenciado em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e Mestre Erasmus Mundus – Mundusfor: Formação de Profissionais da Formação – Especialização em Formação e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Granada (Espanha), Akershus College University (Noruega), Universidade do Porto, Universidade de Reims (França) e pela Universitat Rovira i Virgili (Espanha).
Lurdes Viana, Dra.
Desde 1992 que exerce atividade no âmbito de projetos de consultoria e formação profissional no desenvolvimento de soft skills de atendimento, motivação de equipas e técnicas comerciais registando treino inter e intra organizacional. Durante 15 anos exerceu paralelamente atividade comercial nas multinacionais Rhône Poulenc, Dyrup e Cecil. Colabora como freelancer a nível do continente e Ilhas com as mais prestigiadas entidades de formação profissional nas áreas de serviços, restauração e hotelaria. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, em 2000 iniciou o percurso na investigação pós-graduando-se em Comportamento Organizacional aferindo fatores indutores de stress térmico e o impacto no comportamento não produtivo do trabalhador no tecido industrial português. É doutoranda em Psicologia Social (na Universidade de Santiago de Compostela) exercendo investigação sobre o impacto da formação profissional nas PME’s portuguesas nomeadamente o ROI da formação. Em 2019 passou a ser formadora certificada na metodologia LEGO Serious Play pela Rasmussen Consulting – Dinamarca.
ONLINE / LIVE
Como Funciona esta Formação Online/Live em Direto?
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- Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.
- A formação será dada em formato Online/Live, à hora marcada, em Direto.
- Esta plataforma é muito simples de utilizar e permite que haja interactividade. Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.
Esta formação, com a duração de 20 horas, funcionará nos seguintes dias:
29 de Novembro, 2, 3, 9 e 10 de Dezembro de 2024
09:00 – 13:00 | Pausa: 11:00 – 11:30
O valor da inscrição é de 470.00 € + IVA (23%), valor total de 578.10 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO
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