Outsourcing da Manutenção

11ª Edição
Formato Online/Live
Data 4 e 7 de Setembro de 2024
220
Introdução

Os objectivos do Departamento de Manutenção são estes: redução do custo operacional da Manutenção, aumento da fiabilidade da instalação, equipamentos e processo, enquanto diminuem os inventários relacionados com a Manutenção, incluindo o armazém de peças de reserva. A Manutenção além disso apoia os esforços de Engenharia e da Produção em aumentar os resultados e diminuir os custos operacionais.

Foco – Orientadores de valor na Manutenção e risco associado.

Para utilizarmos os bens imobilizados de uma maneira competitiva, devemos:
 

  1. Medir o estado (utilizar indicadores)
  2. Estabelecer comparações.
  3. Diagnosticar (análise de pontos fortes e fracos).
  4. Identificar objectivos e definir metas a alcançar
  5. Planear acções de melhoria
  6. Medir continuamente os resultados das modificações ao longo do tempo.
  7. Decidir estratégicamente e analisar o risco do outsourcing : Porquê? Para Quem ? Para Quê ? Com Quem ? Como ?
  8. Utilização de indicadores de desempenho (de acordo com Norma Europeia EN 15241:2007 (E), e NP EN 13306 Terminologia de Manutenção).
TOPO
Objetivos

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Medir o desempenho da manutenção, sob a influência de diversos factores, tais como económicos, técnicos e organizacionais. Estes indicadores servem para avaliação e melhoria da eficiência e eficácia de forma a se atingir a excelência da manutenção dos bens imobilizados, decidindo por várias decisões estratégicas, nomeadamente o outsourcing da Manutenção.
TOPO
Programa
  1. Revisão das Práticas de Manutenção.
  2. Introdução e Objectivos de Indicadores de Manutenção.
  3. Indicador OEE – Cálculo e sua importância na melhoria continua.
  4. Rácios e Indicadores de Manutenção & Produtividade.
  5. Aumento da eficiência do custo de Manutenção.
  6. Fiabilidade & Activos.Contratos de Manutenção.
  7. Sistemas de Manutenção, Monitorização, Auditorias, Análise de Risco
  8. Outsourcing – que caminho e estratégia a seguir
TOPO
Destinatários
  • Todos os Responsáveis que de algum modo se relacionem com a área da Gestão de Activos de Manutenção e procurem adquirir conhecimentos necessários à realização da Certificação e Excelência da Manutenção;
  • Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
TOPO
Métodos de Ensino
  • Expositivo, Ativo e Interativo com recurso a Multimédia;
  • Apresentação de casos práticos.

Esta Formação faz parte da nossa 10ª edição da Especialização em Manutenção Industrial. Assim, se decidir frequentá-lo, juntar-se-á aos Formandos da mesma, num cruzamento de experiências que tem sido muito enriquecedor nas várias edições das nossas Especializações. Pode consultar mais informações, aqui. TOPO
Monitoria

Nelson Mendonça, Eng.

Delegado Comercial da Empresa de Exportação/Importação BASKEXPORT – ENGENHARIA    (1981-82);
Inspector de Equipamento Estático e Dinâmico da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Responsável por Métodos de Manutenção Preventiva da Empresa PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Responsável por Laboratório de Ensaios não Destrutivos PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Responsável por Planeamento de Inspecções Periódicas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Responsável por Supervisão de Empreitadas de Manutenção PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Responsável por Planeamento de Paragens Programadas PETROGAL – Fábrica de Aromáticos (1983-90);
Colaboração nas Empresas Policlima e Francisco Mourão em Projectos e instalação de ar condicionado, aquecimento e ventilação (1990-91);
Chefe de Serviços de Aprovisionamentos e Planeamento da Divisão de Máquinas Eléctricas da Empresa SEPSA (1990-93);
Responsável pelo Departamento de Planeamento Central, Aprovisionamentos / Subcontratos / Armazéns e Responsável pelo Projecto “Supply Management” na Asea Brown Boveri, S.A. (1993-2000);
Site Manager Contrato Outsourcing de Manutenção na Portucel – Centro Fabril de Cacia (2000-2001);
Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na Petrogal – Refinaria do Porto (2001-2002);
Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção na DanCake– Povoa de S. Iria (2006-2007);
Site Manager Contrato de Outsourcing de Manutenção de Motores na Continental Mabor, Lousado  (2010-2016);
Responsável pelo Departamento de Alternadores e Motores da ABB (Asea Brown Boveri), S.A. – Unidade Central de Manutenção ( desde 2002 a 2016 );
Responsável pelo Departamento de Engenharia “Full Service Back Office” e “Field Service” e “ Auditorias  e Consultoria de Manutenção  ( projectos elaborados em Clientes de Portugal, Espanha, Polónia , Estónia, França, Finlândia (desde Jan. 2004).
Especialista em Auditorias e Contratos de Manutenção e director de serviços de Contratos de Manutenção e Máquinas Rotativas da Empresa ABB (Asea Brown Boveri, S.A.) 2010 – 2016.
Grupo 4 Eng. SACAZ ,  2017/8, como responsável de Direcção de Operações de Serviços e Contratos de Manutenção.
Actualmente – Grupo MAINTPHI, como responsável da Direcção de Vendas, Consultoria  e Contratos de Manutenção.
Membro da Comissão Técnica da A.P.M.I.- Participante da elaboração de Normas Europeias de Manutenção.
Participante no Congresso Anual  de Manutenção da A.P.M.I.
Colaborador de CENERTEC ( 2009, 2011, 2012, 2016, 2017, 2018 )

TOPO
Data e Horário TOPO
Preço O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui: 
  • Acesso à Plataforma E-Learning
  • Acesso à Documentação de Apoio 
  • Certificado SIGO
TOPO