Novas Estratégias no Desenvolvimento do Mercado – Boas Práticas
NovoNo domínio da gestão estratégica, o atual ambiente internacional de negócios é dinâmico, mas também imprevisível. E as organizações que operam no cenário internacional, precisam de ser proactivas para permanecer competitivas e bem-sucedidas. A questão de manter ou de ganhar vantagem competitiva das empresas e o que a impulsiona nos mercados internacionais, é uma problemática muito comum no contexto dos negócios e deve contemplar o desempenho no longo prazo. Sobre esta imprevisibilidade internacional, sublinhe-se que, por exemplo, o contributo dos seguintes modelos estratégicos no domínio da gestão empresarial:
- Estratégia do Oceano Azul;
- Teoria Baseada nos Recursos;
- O modelo das capacidades dinâmicas;
- Estratégias com regras simples;
- contributo da Inovação Aberta (Open Innovation).
Esta formação e reflexão servirá, em suma, para consubstanciar e aprofundar os pressupostos, fundamentos e propósitos, que estão na origem dos problemas e soluções práticas para as organizações empresariais.
TOPOObjectivos Gerais: Enquadrar o público-alvo com as linhas/visões orientadoras estratégicas no âmbito do estado da arte, com a necessidade de inovação neste contexto da gestão, adequadas às realidades empresariais nos contextos dos negócios globais da nova economia.
Objectivos Específicos: Conhecer e aplicar as várias doutrinas estratégicas que emergem do estado da arte, os seus pressupostos e as suas boas práticas, bem como preparar as empresas e os negócios para um perspetiva sustentável de crescimento e sucesso.
No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:
- Perceber as exigências da gestão empresarial ao nível estratégico;
- Projetar a necessidade de inovação estratégica dentro da prática da gestão empresarial no contexto do crescimento e sustentabilidade dos negócios;
- Identificar e distinguir as diferentes doutrinas estratégicas que emergiram nas últimas décadas, de onde sobressaem as mais vanguardistas e adequadas opções estratégicas ao novo paradigma do contexto dos negócios;
- Enunciar boas práticas e perceber como planear a estratégia a um nível de gestão focado em inovação e crescimento acelerado sustentado.
1. O contexto estratégico na nova economia, do novo paradigma global e da digitalização.
2. A importância da inovação da gestão na liderança de topo para projeção das empresas para outro nível de competitividade e crescimento acelerado.
3. A sustentabilidade estratégica e a visão de longo prazo.
4. O modelo das 5 forças na doutrina da Vantagem Competitiva.
5. A mudança de paradigma e as 4 doutrinas estratégicas que emergiram nos últimos 20-30 anos:
- Escola dos Recursos
- Estretégia do Oceano Azul
- Capacidades Dinâmicas
- Estratégia com Regras Simples
6. Open Innovation.
7. Boas práticas estratégicas no âmbito dos itens 5 e 6.
TOPOGestores/Executivos de topo ou Intermédios e/ou com funções de liderança no âmbito da gestão empresarial e do desenvolvimento de negócios.
TOPO- Exposição dos vários conteúdos programáticos;
- Discussão sobre o enquadramento no contexto das empresas, com interação/discussão de ideias e casos e análise de casos práticos.
