Novas Estratégias no Desenvolvimento do Mercado – Boas Práticas

Novo
Formato Online/Live
Área Gestão
Data 3 e 4 de Outubro de 2023
220
Introdução

No domínio da gestão estratégica, o atual ambiente internacional de negócios é dinâmico, mas também imprevisível. E as organizações que operam no cenário internacional, precisam de ser proactivas para permanecer competitivas e bem-sucedidas. A questão de manter ou de ganhar vantagem competitiva das empresas e o que a impulsiona nos mercados internacionais, é uma problemática muito comum no contexto dos negócios e deve contemplar o desempenho no longo prazo. Sobre esta imprevisibilidade internacional, sublinhe-se que, por exemplo, o contributo dos seguintes modelos estratégicos no domínio da gestão empresarial:

  • Estratégia do Oceano Azul;
  • Teoria Baseada nos Recursos;
  • O modelo das capacidades dinâmicas;
  • Estratégias com regras simples;
  • contributo da Inovação Aberta (Open Innovation).

Esta formação e reflexão servirá, em suma, para consubstanciar e aprofundar os pressupostos, fundamentos e propósitos, que estão na origem dos problemas e soluções práticas para as organizações empresariais.

TOPO
Objetivos

Objectivos Gerais: Enquadrar o público-alvo com as linhas/visões orientadoras estratégicas no âmbito do estado da arte, com a necessidade de inovação neste contexto da gestão, adequadas às realidades empresariais nos contextos dos negócios globais da nova economia.

Objectivos Específicos: Conhecer e aplicar as várias doutrinas estratégicas que emergem do estado da arte, os seus pressupostos e as suas boas práticas, bem como preparar as empresas e os negócios para um perspetiva sustentável de crescimento e sucesso.

No fim do Curso, os Participantes serão capazes de:

  • Perceber as exigências da gestão empresarial ao nível estratégico;
  • Projetar a necessidade de inovação estratégica dentro da prática da gestão empresarial no contexto do crescimento e sustentabilidade dos negócios;
  • Identificar e distinguir as diferentes doutrinas estratégicas que emergiram nas últimas décadas, de onde sobressaem as mais vanguardistas e adequadas opções estratégicas ao novo paradigma do contexto dos negócios;
  • Enunciar boas práticas e perceber como planear a estratégia a um nível de gestão focado em inovação e crescimento acelerado sustentado.
TOPO
Programa

1. O contexto estratégico na nova economia, do novo paradigma global e da digitalização.

2. A importância da inovação da gestão na liderança de topo para projeção das empresas para outro nível de competitividade e crescimento acelerado.

3. A sustentabilidade estratégica e a visão de longo prazo.

4. O modelo das 5 forças na doutrina da Vantagem Competitiva.

5. A mudança de paradigma e as 4 doutrinas estratégicas que emergiram nos últimos 20-30 anos:

  • Escola dos Recursos
  • Estretégia do Oceano Azul
  • Capacidades Dinâmicas
  • Estratégia com Regras Simples

6. Open Innovation.

7. Boas práticas estratégicas no âmbito dos itens 5 e 6.

TOPO
Destinatários

Gestores/Executivos de topo ou Intermédios e/ou com funções de liderança no âmbito da gestão empresarial e do desenvolvimento de negócios.

TOPO
Métodos de Ensino
  • Exposição dos vários conteúdos programáticos;
  • Discussão sobre o enquadramento no contexto das empresas, com interação/discussão de ideias e casos e análise de casos práticos.
TOPO
Novas Estratégias no Desenvolvimento do Mercado – Boas Práticas Thumbnail