Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrasons
7ª EdiçãoEste Curso é uma adaptação pratica da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”, quer da 29821-1:2011 “Parte 1: Diretrizes Gerais”, quer da 29821-2:2016 “Parte 2: Procedimentos e Validação”.
O estudo e implementação das Técnicas de Análise de Condição permitem estabelecer as diretrizes para a interpretação dos ultrassons dentro dum programa de monitorização de condição e diagnóstico de máquinas e equipamentos. Os ultrassons propagados pelo ar (UPA) e os ultrassons propagados pelas estruturas (UPE) podem ser utilizados para detetar o funcionamento anormal ou possíveis avarias nas máquinas e equipamentos. As anomalias são detetadas como fenómenos acústicos de alta frequência, causados por fluxos turbulentos, ionizações e fricção. Estes, pela sua vez, têm origem numa operação incorreta dos equipamentos industriais, nas fugas de gases sob pressão ou de vácuo, nos componentes que têm sofrido desgaste e/ou nas descargas elétricas.
A análise da condição através dos UPA e UPE está baseada no processo de deteção das altas frequências que são geradas pelo fluxo turbulento, a fricção ou pela ionização, ocasionados pela sua vez, pelas falhas e funcionamentos anómalos das máquinas e equipamentos. O técnico que realize as inspeções precisa de compreender os fenómenos associados à propagação dos ultrassons através do ar e estruturas, como um pré-requisito para a criação dum programa de análise da condição.
A energia dos ultrassons é inerente ao funcionamento de todas as máquinas e equipamentos. Ela pode aparecer em forma de fricção, fluxo turbulento e/ou ionização, os quais poderiam estar associados intrinsecamente ao processo como uma das suas propriedades, ou produzidos pelo próprio processo em si. Como resultado destes fenómenos, geram-se emissões ultrassónicas, as quais se apresentam como o parâmetro ideal para monitorizar o desempenho das máquinas, as suas condições de funcionamento, assim como também para diagnosticar a presença de falhas e anomalias. Os ultrassons são uma tecnologia ideal para fazer a monitorização da condição das maquinas e equipamentos já que oferecem uma maneira eficiente de localizar falhas e anomalias duma maneira rápida e não invasiva, através dum processo de fácil implementação e num reduzido espaço de tempo.
TOPONo final do Curso os Participantes serão capazes de:
- Conhecer os métodos e os requisitos necessários para efetuar uma monitorização da condição através dos UPA e/ou UPE, incluindo os aspetos relativos à HSS;
- Conhecer as principais áreas da aplicação dos UPA/UPE para a análise da condição;
- Conhecer os critérios de avaliação da gravidade das anomalias identificadas pelos UPA e/ou UPE;
- Compreender os conceitos da aquisição de dados e sua interpretação, dos critérios de avaliação e da criação de relatórios.
- Introdução;
- Enquadramento pratico da norma ISO 29821 “Monitorização da Condição e Diagnóstico de Máquinas por Ultrassons”.
- Conceitos essenciais dos ultrassons;
- Monitorização da condição através de ultrassons.
- Equipamentos de deteção de ultrassons;
- As Inspeções e a deteção de ultrassons;
- Aquisição de dados e a sua interpretação;
- Critérios de avaliação e estabelecimento de referenciais e linhas de base;
- Diagnóstico precoce de avarias e falhas em equipamentos;
- Criação de relatórios;
- Campos de aplicação.
- Exemplos práticos.
- Licenciados;
- Bacharéis;
- Quadros Técnicos que desempenhem ou tenham interesse em desenvolver funções na área da Manutenção e Gestão de Ativos e/ou Gestão de Operações industriais;
- Todos os interessados em aprofundar o seu conhecimento neste tema.
- Expositivos e interativos, com recurso a meios e técnicas audiovisuais;
- Demonstrativos e ativos, através da simulação e da resolução de casos práticos reais.
Juan Carlos de Ascenção, Eng.
Mestre em engenharia automóvel pela Universidade Técnica Nacional de Zaporizhzhya (1989, Ucrânia, a extinta URSS na altura). Conclusão da parte teórica do doutoramento na mesma universidade na área de dinâmica e solidez das máquinas, mecanismos e dispositivos (1992). Licenciado em engenharia mecânica pela FEUP (1993), instituição onde concluiu a parte pratica do doutoramento na área da soldadura por difusão, sem ter apresentado a tese. Atualmente desempenha as funções de diretor técnico-comercial para a Europa da empresa norte-americana CTRL Systems, um dos principais fabricantes mundiais de equipamentos de ultrassons para a industria.
Ao longo de mais de 28 anos tem desempenhado funções como engenheiro automóvel em empresas como a FORD Motor Company e AVTOZAZ (Fábrica de Automóveis de Zaporizhzhya), investigador na área da fadiga dos materiais no INEGI e na área da soldadura no IDMEC. Também trabalhou como assistente convidado durante mais de 7 anos, tanto na FEUP, como na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, tendo lecionado as cadeiras de “Tecnologia Mecânica”, “Processos de Ligação de Metais”, “Termodinâmica”, “Estrutura e Propriedades dos Materiais”, “Ciência e Tecnologia dos Materiais”, “Materiais de Engenharia”, “Comportamento Mecânico dos Materiais” e “Seleção de Materiais”.
Trabalhou como crítico de projetos europeus de investigação na área automóvel através da Comissão Europeia. Foi igualmente durante mais de 7 anos, diretor técnico e gerente de vendas para a península ibérica da NTN-SNR, um dos maiores fabricantes de rolamentos a nível mundial; tendo proferido palestras sobre rolamentos na FEUP, no ISEP, na Universidade do Minho e na Universidade de Aveiro. Trabalhou como técnico comercial no fabricante espanhol de equipamentos de testes e ensaios para automóveis RYME. Imediatamente antes de entrar na CTRL Systems, desempenho as funções de gerente de vendas para a península ibérica na EU Systems, outro dos principais fabricantes de equipamentos de ultrassons para a industria. Ao longo da sua carreira tem participado em diversos congressos e publicado artigos científicos de diversa índole. Fala fluentemente 4 idiomas.
O valor da inscrição é de 220.00 € + IVA (23%), valor total de 270.60 € pagável ao CENERTEC até à data de realização do Curso e inclui:
- Acesso à Plataforma E-Learning
- Acesso à Documentação de Apoio
- Certificado SIGO